quinta-feira, 8 de maio de 2014

Salmão com camarão, alacaparras e alho poró



Dia das Mães está chegando. Que tal preparar um prato bem gostoso para ela? Como é uma data especial, a dica para quem não se atreve tanto nas panelas é fazer algo que seja simples de fazer, mas que surpreenda. É o caso da receita gostosa de hoje, feita pela minha sogrinha. Uma coisa que nós duas temos em comum é a vontade de servir pratos sempre com boa apresentação. Olhem esse prato que coisa mais linda? Com certeza fez toda a diferença e parece que o peixe foi feito na medida certa para ele, não é? Lindo. Adoro pensar na forma como as comidas são servidas e acho que influencia muito na experiência gastronômica vivenciada.

Ingredientes:
- 1 filé de salmão (1kg)
- 1/2kg de camarão
- 2 dente de alho
- 1 limão siliano
- 1 cebola
- 1 alho poró
- Alcaparras
- Azeite de oliva
- Sal
- Pimenta do reino
- Salsinha

Modo de preparo:
1. Lave o salmão, seque com papel toalha e tempere com sal, limão, 1 dente de alho amassado e pimenta do reino.
2. Unte uma forma/refratário com azeite e faça uma cama com metade da cebola cortada em rodelas. Coloque o salmão por cima, com a pele para baixo, e cubra-o com o restante da cebola. Regue com azeite de oliva, tampe com papel alumínio e deixe marinar por 1 hora.
3. Enquanto isso, tempere os camarões com sal, pimenta e 1 dente de alho e deixe tomar gosto por 30 min.
4. Aqueça o forno a 180º por 10 minutos e coloque o peixe. Depois de 20 min. (depende do forno de cada um), retire o papel alumínio e deixe o salmão até perder a transparência.
5. Aqueça o azeite em uma frigideira e frite rapidamente os camarões aos poucos. Reserve. Frite o alho poró, retorne os camarões, coloque as alcaparras e finalize com salsinha picada.




Caso não gostem de salmão, podem trocar por um côngrio que ficará igualmente saboroso.
Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário