quinta-feira, 28 de junho de 2012

Receita da Semana: King Crab + ostras

Os king crabs estavam há tempos no freezer da casa de praia do Claudio. No início do mês foi a hora de colocá-los na panela.

Os king crabs, também conhecidos como caranguejos gigantes são enormes crustáceos vindos de águas frias, como Alasca, Patagônia, Chile e Brasil. Os caranguejos carnudos podem pesar mais de 12 quilos e custam em torno de 115 reais/kg!


As patas foram colocadas em um panelão pelo Claudio-pai, com pouquíssima água, sal e cebolinha, e cozinhadas a vapor.






Estava muito curiosa, pois nunca tinha comido esse monstro dos mares e acompanhei alguns capítulos do Deadliest Catch, um programa da Discovery sobre pescas mortais, em que mostra a rotina de pescadores no alto mar do Alasca em busca dos caranguejos gigantes. Uma adrenalina só.

Não é a comida mais fácil de se comer, e deixe uma bacia ao lado para colocar as sujeiras. No primeiro pedaço mencionei que me lembrou o gosto de kani, mas já no segundo e terceiro vi que cometi um grande erro ao comparar a carne do king crab com o coitadinho do kani. Muito saboroso, ainda mais acompanhado de manteiga derretida.

É algo diferente, que não se come todo dia. Além da gostosura em si, é uma diversão quebrar as cascas, puxar a carne e tudo mais. Além do caranguejo, ostras foram servidas, preparadas da mesma forma que o astro da noite, ao bafo, e arroz com camarão de entrada preparado pela Carmen, mãe do namorado - panelinhas lindas, preciso comprá-las já!

Jantar harmozinado com vinho rosé, bem leve, para podermos comer até cansar.

Não é tão fácil encontrar o caranguejo. Esse foi comprado no Mercado Público de Itajaí. Alguém sabe me informar onde mais podemos comprá-lo?


Sei que é possível saboreá-lo no Joy Joy Bistrot mediante reserva.

Fica aí uma dica para comer bem e sair da rotina.


 

9 comentários:

  1. Pri...


    Esse aí é um primo BEMMMM distante do nosso siri, né? hahaha

    Me acabo comendo siri... amo de paixão... e gosto junto com cerveja ou caipira!


    Fiquei curiosa para comer este pequeno monstrinho!!!

    Ahh... as panelinhas são um charme mesmo... já tenho algumas... fica lindo!


    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, beeeeem distante mesmo! Não sou a maior fã de comer siri, pois é muita bagunça para pouca comida. Prefiro comprar a carninha pronta, separada, em saquinhos e cozinhar... O king já não, fazemos uma sujeira menor e de recompensa ganhamos uma carne gorda e saborosíssima!! Experimenta. Tenho certeza que vais adorar!

      Ai, ai, ai, essas panelinhas... Dá vontade de cozinhar só para usá-las. Ainda não comprei, mas quero logo. Muito lindas. Tu usas bastante?

      Beijão

      Excluir
  2. Já vi o programa que passa no Discovery e sempre tive curiosidade de comer o bichinho! :D Quem sabe agora eu me empolgue!
    beijoca



    Blog Café das Quatro
    www.cafedasquatro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, esse programa é de sofrer, né? Hahahha. Vale muito a pena tirar um final de semana para preparar o grandão. Gostei muito!!

      Excluir
  3. Que delicioso esse post, Pri! Adorei!



    Beijão,
    Gabi Morateli
    Blog Garfadas

    ResponderExcluir
  4. onde comprar as panelinhas? lindas

    ResponderExcluir