segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Marhaba Lebanese Cuisine - Jurerê

Meu primeiro contato com culinária árabe foi em minha própria cidade, Florianópolis. Desde criança meus pais me levavam para almoçar no único restaurante que servia esse tipo de comida que existia na época. O tal restaurante, apesar de ter mudado de localização, funciona até hoje e ainda é a única opção que muitos acreditam existir em Floripa. Depois dele, continuei experimentando e me apaixonado cada vez mais por esses sabores em outras cidades e países.

Na semana passada o Saboreando foi convidado para conhecer um restaurante de culinária libanesa que abriu suas portas há 2 anos em Jurerê. Apesar de não ser um local relativamente novo, pouco se ouviu falar a seu respeito. Ficamos animados em conhecer o Marhaba Lebanese Cuisine, pois, não apenas apreciamos a culinária, como a descendência de meu namorado Claudio é libanesa (Nagib Zattar não deixa negar). Um retorno às origens.

O ambiente é pequeno, colorido e decorado. Tecidos, tapetes e objetos decorativos garantem a temática do restaurante. Alguns objetos e produtos estão à venda, como bules e souvenirs. Não pensem que apenas o clima foi criado para que os clientes se sintam em um pedacinho do Líbano. Também. O proprietário é verdadeiramente libanês, simpático e sorridente que recebe os clientes com "-Marhaba!" - cumprimento árabe, equivalente ao nosso "Olá".

O restaurante é agradável e familiar. Sextas, sábados e domingos o ambiente ganha mais animação com apresentações de dança e música distribuídas durante a noite. Como fui em uma sexta à noite e não sabia das atrações, levei um susto quando a música começou a subir. É divertido!

Durante o mês de agosto está ocorrendo o "Festival Árabe" no Marhaba no almoço e jantar. São 7 pratos tradicionais da culinária libanesa a R$35,90 por pessoa: hommus, babagannuj, coalhada, quibe cru, quibe assado, fatouch e mjadra.

Durante todo o jantar, bebemos chops que chegaram sempre gelados. Os proprietários escolheram alguns itens do cardápio para nos apresentarem um pouco do que o restaurante tem para oferecer. Juntamente com pães árabes, coalhada seca (R$17,90) e  babagannuj feito com polpa de berinjela grelhada, temperada com tahine, alho e sal (R$18,90). Duas pastinhas cremosas e saborosas.

Adoramos hommus, mas nunca havíamos experimentado o hommus à moda libanesa, pasta de grão de bico coberta com carne moída temperada com especiarias (R$21,70). Combina tanto! Por falar em especiarias, todos os temperos utilizados na produção dos pratos são trazidos do Líbano, um diferencial e tanto.

Foi aqui que me impressionei pela primeira vez por um quibe frito (R$26,90). Acho que eu nunca tinha comido nenhum excepcional, sempre bons, mas nenhum que chamasse a atenção. Esse, porém, foi o melhor quibe frito que já comi. Tinha um sabor diferente, um toque de adocicado, não sei dizer. O sabor era suave, a casquinha seca e crocante e o recheio muito bom, bem molhadinho. É recheado com carne moída, cebola e nozes, e se diferencia do restante da massa, como deve ser.

O tabule (R$26,90) também chamou minha atenção por conter menos trigo do que os tabules que encontramos por aí e leva bastante (mesmo) salsinha. Segundo Claudio, o verdadeiro tabule árabe. Os charutinhos - que esqueci de bater foto - são preparados em folha de parreira, exatamente como gostamos, pequenos e fininhos.

Talvez fora a combinação hommus + carne moída, até então nenhum prato que vocês não tenham provado algum dia, certo? Essas são comidinhas mais tradicionais mesmo, mas o Marhaba tem um cardápio diversificado, com pratos mais diferentes. Experimentamos um deles, escolhido sem titubear pelo namorado, o Fatti de cordeiro (R$119).

A apresentação é apetitosa e a descrição também: pernil de cordeiro cozido com grão de bico, coalhada temperada em especiarias e coberto com amêndoas.

Quem me acompanha há mais tempo aqui pelo blog sabe que Claudio é mega fã de cordeiro e eu fui aos poucos me adaptando ao sabor forte da carne. Quando fomos para Turquia, praticamente todos as refeições incluíam cordeiro e tomei gosto. Devagarinho e sempre.

O sabor do fatti é marcante. Provavelmente não agradará quem não se arrisca muito nessa carne, mas será prato cheio para quem ama cordeiro. Nós adoramos, muito bom. Parece que todos os ingredientes casaram direitinho entre si, sabem? Carne e grão de bico macios, coalhada marcante e tudo isso coberto com fatias fininhas e crocantes de pão árabe. Um prato, para nós, diferente e cheio de sabores. Adoramos conhecê-lo. No cardápio existem várias opções para vegetarianos e muitos dos pratos podem ser pedidos em 1/2 porção.

Para encerrar a noite e ter um jantar completo, arrematei um doce árabe feito com cabelinho de anjo, mel e pistache (R$6,50).

A vontade era a de continuar no restaurante e provar outros pratos. Adoro poder experimentar novos sabores, ainda mais em um lugar bacana em minha própria cidade. Ah! Para quem curte, aluguel de arguile a R$15. Certos que voltaremos, nos despedimos dos simpáticos proprietários e do ambiente acolhedor.

Endereço: Alameda César Nascimento, 322 - Jurerê. Florianópolis/SC.
Telefone: (48) 3266-3161
Horário de funcionamento: Terça a sexta das 18h às 24h, Sábado das 12h às 24h e domingo das 12h às 22:30h.