segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Freguesia e a magia de Santo Antônio de Lisboa

Na minha última visita ao Freguesia, terminei o post dizendo que gostaria de voltar ao restaurante, mas não mais para um jantar iluminado pela lua e, sim, de dia (leia na íntegra).

Em um quinta-feira de julho convidei meu pai para irmos almoçar fora. O problema é que temos um cachorro, o Fred, e quase nunca o deixamos sozinho, no máximo algumas horas ou em hotel para cachorros, se existir alguma viagem. Para evitar mágoas, pensei em algum lugar ao ar livre e aconchegante: Freguesia! Colocamos o dogão no carro, equipado com coleiras, sacolinhas plásticas, água, toalha, brinquedinho e mimimis. Não é fácil ter um bebê gigante e peludo em casa...

Não vou me cansar em dizer que Santo Antônio de Lisboa é lindo. Parece que até o ar de lá é mais puro e as pessoas mais felizes.




Antes de sentarmos no deck, entrei no restaurante para conseguir o alvará para o Fred. Me disseram que se ele ficasse ali fora não teria o menor problema, até porque muitos cães de rua já têm o Freguesia como ponto de encontro.




Sem a menor pressa, nos sentamos e logo pedimos uma cerveja (R$5,50) - que foi repetida três vezes. Apesar de já ter almoçado, o Fred também quis nos acompanhar na bebida e suplicou pela sua água geladinha.

Não consegui pensar em outra coisa como aperitivo a não ser o espetinho de camarão com queijo à milanesa (R$10) que tanto amei na última visita. Lindo, cheiroso, gostoso, esse espetinho é nota mil.

Meu pai fez bonito também optando pelos bolinhos de bacalhau. Não morri de amores, mas não tem como negar que estavam bons.




O cardápio não apresenta grande variedade e os peixes que o ilustram são o espada, linguado, anchova e tainha quando é época, e a preparação também é simples: à milanesa, à dorê ou grelhado. Nosso pedido foi genuinamente manezinho: anchova grelhada, acompanhada de arroz, fritas e pirão.




Para dois, o prato é bem servido. 

Ficamos horas por ali comedo e batendo papo. Concluímos que o simples pode ser o melhor. De repente se tivesse algum molho sobre o prato, poderia estragar todo o sabor do peixe. Do jeito que estava não teve erro. Um almoço delicioso e sem pressa.

Pedimos a última cerveja e pagamos a conta de 93 reais.

Era hora do Fred também apreciar o lugar em que estava. Fomos para a areia e cada passo que dávamos era o registro de um dia muito feliz para todos nós, principalmente para ele. Nenhum cantinho ficou sem ser cheirado e, quando menos esperávamos, o danado correu para o mar e se deliciou na água de Santo Antônio. Foi a atração da rua! As pessoas paravam para ver a cena, acenavam e sorriam.






Lembram que falei que parece que por lá as pessoas são mais felizes?


Ambiente: ♥♥♥
Atendimento: ♥♥♥♥♥
Higiene: ♥♥♥♥♥
Preço: $$$
Sabor: ♥♥♥♥

Freguesia Bar e Restaurante
Endereço: Rua XV de novembro, 179 - Santo Antônio de Lisboa. Florianópolis/SC.
Telefone: (48) 3235-1098
Horário de funcionamento: Diariamente das 10h às 23h
Aceita cartão: Sim
Estacionamento: Não


Mais em: Aond Ir.

8 comentários:

  1. Eu sempre ia no Freguesia com a minha amiga Mariah para comermos só petiscos. Na época tinha meia porção e assim a gente conseguia experimentar tudo. Nunca mais fui, mas adorava a lula, camarão alho e óleo, a isca de peixe e as ostrinhas in natura hehe. Pelo jeito continua simples, mas sempre uma delícia :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meia porção é muito bom, porque dá para pedir dois petiscos sem ficar pesado. Caso de amor por esse restaurante...

      Excluir
  2. Preciso dizer que eu amei? Só quem tem um labrador sabe a alegria que é quando a gente vê eles assim, felizes! Amei, amei, amei! Nunca tinha pensado nisso, sempre dá uma peninha de deixar o Bill em casa, vou propor a ideia aqui em casa e quem sabe a gente vai e leva as gostosuras orelhudas pra tomarem um banho de mar, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Bill, feliz do jeito que é, irá pirar por lá! Muito boa essa tarde.

      Excluir
  3. lindas as fotos! paraiso de lugar! delicia de comidinhas! peixe fresco é o q há!

    ResponderExcluir
  4. Eu já era fã do site Saboreando , mas depois de ver o ZELO da Pri com o Dog,
    SOU FÂ INCONDICIONAL!!!
    Ameiiiii as dicas, ameiii o dog!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Kariele!
      Obrigada. Esteja sempre conosco, hein? AMO animais, em especial cachorros. :)
      Bjs

      Excluir