Na minha última visita ao Freguesia, terminei o post dizendo que gostaria de voltar ao restaurante, mas não mais para um jantar iluminado pela lua e, sim, de dia (leia na íntegra).
Em um quinta-feira de julho convidei meu pai para irmos almoçar fora. O problema é que temos um cachorro, o Fred, e quase nunca o deixamos sozinho, no máximo algumas horas ou em hotel para cachorros, se existir alguma viagem. Para evitar mágoas, pensei em algum lugar ao ar livre e aconchegante: Freguesia! Colocamos o dogão no carro, equipado com coleiras, sacolinhas plásticas, água, toalha, brinquedinho e mimimis. Não é fácil ter um bebê gigante e peludo em casa...
Não vou me cansar em dizer que Santo Antônio de Lisboa é lindo. Parece que até o ar de lá é mais puro e as pessoas mais felizes.
Antes de sentarmos no deck, entrei no restaurante para conseguir o alvará para o Fred. Me disseram que se ele ficasse ali fora não teria o menor problema, até porque muitos cães de rua já têm o Freguesia como ponto de encontro.
Sem a menor pressa, nos sentamos e logo pedimos uma cerveja (R$5,50) - que foi repetida três vezes. Apesar de já ter almoçado, o Fred também quis nos acompanhar na bebida e suplicou pela sua água geladinha.
Não consegui pensar em outra coisa como aperitivo a não ser o espetinho de camarão com queijo à milanesa (R$10) que tanto amei na última visita. Lindo, cheiroso, gostoso, esse espetinho é nota mil.
Meu pai fez bonito também optando pelos bolinhos de bacalhau. Não morri de amores, mas não tem como negar que estavam bons.
O cardápio não apresenta grande variedade e os peixes que o ilustram são o espada, linguado, anchova e tainha quando é época, e a preparação também é simples: à milanesa, à dorê ou grelhado. Nosso pedido foi genuinamente manezinho: anchova grelhada, acompanhada de arroz, fritas e pirão.
Para dois, o prato é bem servido.
Ficamos horas por ali comedo e batendo papo. Concluímos que o simples pode ser o melhor. De repente se tivesse algum molho sobre o prato, poderia estragar todo o sabor do peixe. Do jeito que estava não teve erro. Um almoço delicioso e sem pressa.
Pedimos a última cerveja e pagamos a conta de 93 reais.
Era hora do Fred também apreciar o lugar em que estava. Fomos para a areia e cada passo que dávamos era o registro de um dia muito feliz para todos nós, principalmente para ele. Nenhum cantinho ficou sem ser cheirado e, quando menos esperávamos, o danado correu para o mar e se deliciou na água de Santo Antônio. Foi a atração da rua! As pessoas paravam para ver a cena, acenavam e sorriam.
Lembram que falei que parece que por lá as pessoas são mais felizes?
Ambiente: ♥♥♥
Atendimento: ♥♥♥♥♥
Higiene: ♥♥♥♥♥
Preço: $$$
Sabor: ♥♥♥♥
Freguesia Bar e Restaurante
Endereço: Rua XV de novembro, 179 - Santo Antônio de Lisboa. Florianópolis/SC.
Telefone: (48) 3235-1098
Horário de funcionamento: Diariamente das 10h às 23h
Aceita cartão: Sim
Estacionamento: Não
Mais em: Aond Ir.
Eu sempre ia no Freguesia com a minha amiga Mariah para comermos só petiscos. Na época tinha meia porção e assim a gente conseguia experimentar tudo. Nunca mais fui, mas adorava a lula, camarão alho e óleo, a isca de peixe e as ostrinhas in natura hehe. Pelo jeito continua simples, mas sempre uma delícia :)
ResponderExcluirMeia porção é muito bom, porque dá para pedir dois petiscos sem ficar pesado. Caso de amor por esse restaurante...
ExcluirPreciso dizer que eu amei? Só quem tem um labrador sabe a alegria que é quando a gente vê eles assim, felizes! Amei, amei, amei! Nunca tinha pensado nisso, sempre dá uma peninha de deixar o Bill em casa, vou propor a ideia aqui em casa e quem sabe a gente vai e leva as gostosuras orelhudas pra tomarem um banho de mar, né?
ResponderExcluirO Bill, feliz do jeito que é, irá pirar por lá! Muito boa essa tarde.
Excluirlindas as fotos! paraiso de lugar! delicia de comidinhas! peixe fresco é o q há!
ResponderExcluirSim, sim, sim.
ExcluirEu já era fã do site Saboreando , mas depois de ver o ZELO da Pri com o Dog,
ResponderExcluirSOU FÂ INCONDICIONAL!!!
Ameiiiii as dicas, ameiii o dog!!!!
Oii, Kariele!
ExcluirObrigada. Esteja sempre conosco, hein? AMO animais, em especial cachorros. :)
Bjs