Vasculhando os meus arquivos, percebi que ainda não tinha publicado aqui fotos referentes ao almoço de Dia das Mães. Por ser uma data especial, fiquei encarregada de preparar tudo sozinha para agradar a pessoa mais especial da minha vida.
E aí que acabei ficando sem tempo de decorar a mesa. Mas, da próxima vez eu capricho mais. Um passo de cada vez... Brindamos com espumante e depois ficamos na cervejinha.
Apenas perguntei para minha mãe se ela preferia uma cardápio a base de carne ou frutos do mar. Como imaginei, ela escolheu a segunda opção. Sábado de manhã acordei cedo e fui para o Mercado Público de Florianópolis e supermercado comprar os ingredientes para o dia seguinte.
Comprei uma peça inteira de salmão fresquinho e 1kg de camarão. Arroz de brócolis, batatas rústicas assadas, vinagrete e ciabatta como acompanhamentos.
Ingredientes salmão
- 1 peça inteira de salmão
- 1/2 limão tahiti
- sal
- Pimenta do Reino
- Shoyu
- Azeite de oliva
- Gergelim torrado (quantidade suficiente para cobrir o peixe)
Ingredientes camarão
- 1 kg de camarão
- 1 vidro de azeite de oliva
- 2 colheres de sopa de sal grosso
Modo de preparo:
Primeira coisa foi descascar e limpar os camarões e peixe. Gosto de preparar salmão, porque é muito fácil de limpá-lo. Com uma faca grande e afiada, retire o couro do peixe - parte cinzenta. As espinhas são poucas e grandes. Retire com os dedos ou com uma pinça comprida.
Pré-aqueça o forno. Tempere o peixe com sal e pimenta-do-reino. Faça uma mistura com azeite de oliva + shoyu e pincele sobre o salmão. Por fim, espalhe o suco do limão e faça uma camada de gergelim torrado (dessa vez, misturei com o normal também) com mais um pouquinho de sal. Envolva em papel alumínio e leve ao forno em uma travessa que possa ser aquecida.
Em uma frigideira funda, aqueça o azeite de oliva. Acrescente os camarões e sal grosso. Sirva acompanhado de ciabatta.
O arroz de brócolis é mais fácil ainda. Faça o arroz normalmente (1 xícara do grão para cada duas pessoas. Lave o arroz e coloque água na panela com a mesma altura do grão. Acrescente um pingo de óleo e sal. Deixe cozinhar) e cozinhe o brócolis cortado em pedaços em uma panela com água e sal. Quando estiver tudo pronto, é só cortar o brócolis em cubinhos e misturar ao arroz.
As batatas rústicas já foram faladas aqui. Dessa vez, eu fritei o alho e alecrim e joguei em cima das batatas cortadas em pedaços (com casca) que foram levadas ao forno.
E aí que acabei ficando sem tempo de decorar a mesa. Mas, da próxima vez eu capricho mais. Um passo de cada vez... Brindamos com espumante e depois ficamos na cervejinha.
Foi um almoço simples, mas muito bom!
Pri...fiquei muito curiosa para ver a "aparência" do camarão, pois nunca tinha visto uma receita com camarão e sal grosso!!!
ResponderExcluirA mesa está linda, tudo que fazemos com amor e dedicação fica perfeito!
Beijos
Aline
Pois não é que eu me esqueci de bater fotos? Ele está numa travessa branca na foto. Fica com bastante molhinho (azeite), bom para passar o pão.
ExcluirObrigada!! Valeu o esforço. Minha mãe ficou feliz.
Beijo
E o sal grosso se dissolve?
ExcluirSim, um pouco.
ExcluirTu achou simples?
ResponderExcluirTu fez bastante coisa!!
Parabéns, amiga! Vais virar uma chef de cozinha ainda! Haha
Beijo!
Larinha, digo simples, porque não tinha nada mega elaborado com redução e tudo mais. Ficou uma delícia! Quem sabe um dia? Hhahaha
ExcluirBeijocas
Aham =) Mas de qualquer forma está de parabéns!
ExcluirHum, podes fazer pra mim um dia, sim! hahahahah
Beijos!
Que fofa,Pri! Não tenho dúvidas que a tua mãe adorou, parece tudo muito gostoso!
ResponderExcluirBeijão
É, ela amou!! Mas acho que se eu preparasse lasanha de microondas ela já iria ficar feliz kkk. Bjj
ExcluirNossa, que prendada, Pri! Amei!
ResponderExcluirBeijos,
Gabi
Brigada, Gabi! Beijão
Excluir