sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Via Santinho Cucina Italiana - Restaurante na Praia do Santinho (Ingleses)

Somos curiosos natos. Conhecer novos restaurantes é um programa que adoramos fazer e foi esse nosso hobby que nos fez conhecer o Via Santinho, pequeno restaurante no Santinho, norte de Florianópolis. Em uma sexta-feira à noite, lá fomos nós.

O ambiente é simples e o atendimento e até alguns preparos são todos feitos pelo simpático proprietário, Saulo. Das mesas é possível ver o a produção dos pratos, já que a cozinha é aberta.  Nos sentimos à vontade, como se estivéssemos em casa e percebemos que é essa a sensação que Saulo quer possibilitar aos seus clientes.

Íamos dar uma olhadinha nas opções de vinhos, quando Saulo nos sugeriu uma cerveja produzida por seus familiares, chamada Bayer Bier. A cerveja foi aprovada. Algumas regaram a nossa noite.

Enquanto líamos cautelosamente o breve cardápio, recebemos um couvert composto por pães, pastinhas de ricota e azeitonas pretas e molho rosé. Abriu o apetite.

Infelizmente, os pratos que nos interessaram naquele momento eram todos com camarões grandes que estavam em falta, mas, Saulo nos tirou do desânimo perguntando se poderia preparar-nos um prato especial que não estava no cardápio. A ideia dele era de elaborar um prato de robalo grelhado, e uma massinha - que poderia ser fettuccine ou spaghetti -, com camarões médios e abobrinha desfiada. Como falei, ir ao Via Santinho é sinônimo de sentir-se em casa, informalidade, liberdade. É de encher os olhos ver como o proprietário demonstra prazer por seu estabelecimento e por cozinhar. "Comida mecânica" não tem vez. Não pensem que o privilégio do atendimento personalizado foi pelas circunstâncias de termos um blog, pois sequer mencionamos a seu respeito durante o jantar. Sentimos o clima amigável em outras mesas também.

Enquanto Saulo fazia a mágica das panelas, o aroma delicioso de alecrim pairou sobre o ar, seguido daquele cheirinho de manteiga derretendo na panela que é de amolecer qualquer coração. O prato chegou lindo à mesa e extremamente aromático. Tanto peixe quanto camarões estavam macios e saborosos, e as tiras de abobrinha deram crocância ao spaghetti. Para ter sido 100%, uma massinha caseira não seria nada mal.




Jantamos e bebemos bem. Comidinhas preparadas com carinho e com gosto de comida caseira que remetem às influências que Saulo trouxe consigo de anos morando na Itália, junção entre massas e frutos do mar. Os pratos custam em torno de 80 a 90 reais para duas pessoas. Nossa conta fechou em R$125,00, sendo que o único ponto negativo foi não estarem aceitando cartão de crédito. 

Para refeições tranquilas, o Via Santinho é uma opção de restaurante na Praia do Santinho, em Florianópolis.


Ambiente: ♥♥♥
Atendimento: ♥♥♥♥♥
Preço: $$$$
Sabor: ♥♥♥


Endereço: Estrada Geral do Santinho, 800 - Santinho. Florianópolis/SC.
Telefone: (48) 3354-0111
Horário de funcionamento: Sexta-feira e sábado das 19h às 23:20h. Domingo das 12h às 17h.
Aceita cartão: Não
Estacionamento: Sim

2 comentários:

  1. Fantastico. Li o artigo e fui conferir com minha esposa. É tudo que foi descrito por vocês. Recomendo a todos

    ResponderExcluir