segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Entre idas e vindas no Delícias do Mar



Depois que fui pela primeira vez no Restaurante Delícias do Mar, já acabei nele tantas outras vezes por alguns motivos que não são apenas os gastronômicos. Retornei lá com o namorado, pois os restaurantes de Santo Antônio estavam cheios e no Delícias haviam mesas na área externa vazias - salão cheio, mesmo com solzão no céu.

Sentar sem pressa com uma vista dessas é um dos privilégios de morar em Floripa. Olhem só que coisa mais linda!




O clima pedia bebidas geladas. Tomei dois chopps artesanais Kiezen 300ml (R$5) e depois acompanhei Claudio na cerveja (R$8). 

Algo que aprendi a gostar com o tempo e hoje valorizo demais são as ostras de Florianópolis, bem quistas em todo o mundo. Quando vamos para fora da cidade é que notamos o glamour que há por trás dessa conchinha tão tradicional por aqui. Uma dúzia de ostras custa uma fortuna, mas, em Floripa comer ostras é barato, por mais que possa variar poucos reais de um local para outro. Uma boa dica de onde comer ostras em Florianópolis é no Ribeirão da Ilha ou então em Santo Antônio de Lisboa. Aqui, a dúzia de ostras ao bafo saiu por R$15, precinho mais que desejado pelo público que vem de fora.





As ostras estavam divinas, com tamanhos muito bons. Devido a isso, continuamos nas ostras gratinadas (R$28) igualmente saborosas.

Montamos nosso almoço: camarões à milanesa (R$37) com uma porção de arroz (R$6), pirão e feijão (R$8 cada).







Os acompanhamentos estavam mais gostosos que os camarões, porque, assim como da outra vez, estavam oleosos e a casquinha se soltava. Sentar na área externa tem o lado negativo que é o ventinho que fez com que a comida esfriasse rapidamente. 

Em um outro dia, minha amiga Isadora me ligou para sairmos para almoçar, mas, com um porém: o restaurante teria que aceitar cachorros de estimação, porque ela estava com sua cadelinha e nada de prender animalzinho no carro, hein? A primeira imagem que me veio à mente foi em algum estabelecimento ao ar livre. Foi aí que me lembrei do dia em que levei o Frederico, meu cachorro, em um almoço em Santo Antônio de Lisboa e foi maravilhoso, mas, infelizmente o restaurante estava cheio. Lembrei-me do Delícias do Mar que também é um restaurante pet friendly em Floripa.

Sentamos nós duas e a Bia, maltês da amiga, na área externa, como sempre. Para começar, casquinhas de siri (R$6), uma para cada. Chegaram rapidinho e abriram muito bem os nossos apetites, pois estavam ótimas.




Pedimos sugestão do garçom para nosso próximo pedido. Estávamos dispostas a pedir o camarão no abacaxi (R$79), mas, segundo comentários do próprio atendente, trocamos para o Camarão Sambaqui (R$84) que é servido no mesmo prato do já saboreado Delícias do Mar

É composto de camarão ao bafo, à milanesa e frito, mais isca de peixe, arroz e pirão. Ou seja, aperitivos tidos como prato principal.




Não demorou muito para recebermos o pedido. A isca de peixe é dispensável, porque tem gosto enjoativo de fritura, sabem? Os camarões estavam bons, principalmente o fritinho. Prefiro quando os fritos são pequeninhos, pois pegam mais sabor e podemos comê-los inteiros sem medo, mas, esses aqui estavam muito bons mesmo, ainda mais com gotinhas de limão.

O camarão ao bafo geralmente é aquele que fica rolando na mesa, pelo menos na minha. Acho que é preguiça de tirar a casca, sei lá. Eu gosto, mas só se estiver bem quentinho, porque se esfriar um pouco que seja já fica ruim, e o problema aqui era o vento.

Desse almoço, saí satisfeita.


E... voltei de novo! Agora para um almoço com a minha mãe. Bebemos cerveja (R$9) e comecei com um coquille de siri (R$19). Sem chance para a casquinha, agora quando for a esse restaurante pedirei apenas esse coquille bem recheadinho coberto com queijo e gratinado. Dica amiga: Deixe esfriar e não queime a língua como eu. Juntamente com o pedido da entrada, fizemos o do prato principal. Pela primeira vez iria comer peixe no Delícias do Mar e estava curiosa para o resultado. Escolhemos um côngrio grelhado que acompanhava arroz, pirão, feijão, salada e batatas sauté (R$74).

Eu tinha comido o coquille, então, não reparei tanto assim na demora de 50 minutos do nosso prato. Coitada da minha mãe. Chamei atenção do garçom.

Quando, finalmente, recebemos o nosso prato, olhamos para o peixe e "ahn?". Aquilo não era côngrio nem aqui nem na lua. Como a fome era grande, concordamos em comer o linguado mesmo assim, mas, chamamos o garçom que concordou conosco de que era linguado e que havíamos pedido côngrio, e disse que iria reclamar na cozinha e anotar a diferença em nossa comanda. 




A apresentação estava muito bonita, como podem ver, assim como os acompanhamentos estavam deliciosos. O peixe, porém, deixou a desejar. Um, porque não era o que havíamos pedido, mas, dois, porque estava oleoso.

Minha mãe foi quem pagou a conta e olhei a nota fiscal apenas no carro. Infelizmente o garçom não anotou o equívoco e acabamos pagando linguado por preço de côngio por erro do restaurante. Foram dez reais a mais, mas não gostei. Acho que precisam estar mais atentos ao cliente. E se fosse alguém que não soubesse a diferença de um peixe para o outro? Iria comer algo que não pediu sem saber.

Depois de várias experiências no Delícias do Mar, posso afirmar que é um restaurante para aperitivar. Bom por lá é sentar-se no deque, pedir uma cerveja gelada ou caipirinha, comer ostras e, ah, sim, coquille.



Ambiente: ♥♥♥♥
Atendimento: ♥♥♥
Preço: $$$
Sabor: ♥♥


Delícias do Mar
Endereço: Rua Gilson da Costa Xavier, 1456 - Sambaqui. Florianópolis/SC.
Telefone: (48) 3207-3930
Horário de funcionamento: Das 12h às 24h - Exceto quartas-feiras.
Aceita cartão: Sim
Estacionamento: Sim

8 comentários:

  1. Olá Priscila, conheci seu blog por acaso e me tornei fielmente sua leitora, adoro tudo o que voce posta, e o mais legal de tudo é sua sinceridade em tudo!
    Me mudei pra Floripa há 2 anos, sou paulista e não sou muito de sair, mas quando vem visita de Sp, amigos e parentes, eu nao sei onde levar! Mas seu blog tem me ajudado MUITO! Meu namorado veio passar uns dias e fomos no Pantano do Sul, lugar que eu tinha ido uma vez só, fomos no Bar do Vadinho, e é do jeitinho que voce contou, obrigada pela dica! ;)
    Tenho uma loja no Campeche e somos distribuidores para os restaurantes orientais, achei uns posts sobre os restaurantes de uns clientes da loja, achei muuito legal!
    Parabéns pelo blog, adoooro seus posts!! Beijos, Karine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Karine
      Tudo bem?

      Muito obrigada pela comentário e por acompanhar o Saboreando. Fico grata em receber elogios assim! Seja sempre bem vinda :)

      O Bar do Vadinho é um local simples, mas delicioso, né?

      Sucesso à você.
      Bjs

      Excluir
  2. Priscila,

    Eu esbarrei no teu blog por acaso e desde então passo o olho nele com certa frequência.

    Show de bola os teus textos! São tão originais e bem escritos ao ponto de deixar o leitor salivando!

    Obrigado pelas ótimas dicas e continue com o trabalho que, ao meu ver, precisa estar no radar de todos que gostam de boa comida na nosso pedacinho de terra perdido no mar, pedacinho de terra onde, no mundo todo, é beleza sem par.

    Abraços!

    Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas,

      Muito obrigada! Escrever por aqui é um prazer para mim. :)

      Excluir
  3. Faz pouco tempo estive lá e fiz um post pro Destemperados (que ainda não foi publicado).
    Adorei tudo, mas resolvi pedir um prato diferente do comum (eu e essa minha mania) e fiquei com sensação de ter perdido esses do teu post, por exemplo. Quase fui nesse coquile (pedi casquinha). Certamente irei no coquile e camarão à milanesa da próxima vez.

    ResponderExcluir
  4. Ola Pricila, vou a Floripa daki 15 dias, vou com minha familia, será que podes me indicar alguns lugares bons e não muitos caros para comer? Vamos a canasvieiras...Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cris

      Claro! Espero que gostes da Ilha.

      Na Cachoeira do Bom Jesus está a melhor pizzaria da cidade, a Elba D'Itália. Vale a pena conhecer, é excelente! Mais à frente, em Ponta das Canas, o Ocean House é um local simples que indico para petiscar camarão à milanesa e tomar cervejas. Um pouco mais distante, tem a Sorveteria Monte Pelmo nos Ingleses, ideal para tomar um sorvete italiano artesanal no final de tarde.

      Na Lagoa da Conceição, indico o Café Cultura e o seu risotto de camarão e o fettuccine com mignon e gorgonzola.

      Excluir