sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Workshop de receitas saudáveis harmonizadas a cervejas especiais: Bontempo, Doce Vida Assessoria em Nutrição, e Bier Boss

No dia 09 de outubro o Saboreando participou do Workshop de receitas saudáveis harmonizadas a cervejas especiais promovido pela Doce Vida Assessoria em Nutrição, em parceria com a Beer Boss e a Bontempo Móveis de Alto Padrão.

As nutricionistas prenderam atenção de todos os participantes durante o workshop, fazendo uso de bom humor, descontração e muita informação. Tanto quem já sabia manusear as panelas quanto quem mal sabe temperar um miojo, conseguiu aprender as receitas tão bem explicadinhas pelas meninas, também acompanhando a partir do material preparado para a ocasião, com informações detalhadas.

A parte das cervejas ficou por conta de Renato, que não é sommelier, mas é alguém que gosta tanto de cerveja que montou uma loja de cervejas para chamar de sua, o quiosque Beer Boss, localizado no Shopping Iguatemi Florianópolis.




Participar de um workshop com a Doce Vida é diversão na certa. Nada de chefs engomados que tentam fortemente demonstrar o quanto você é um ignorante gastronômico. Não com elas. Anauã, Dani Muniz e Manoela Menegazzo fazem com que a cozinha seja um ambiente descontraído e que tenhamos vontade de executar o que foi aprendido no curso, em casa.






A ideia de harmonizar pratos saudáveis com cerveja surgiu pelo fato de a bebida ser consumida comumente com alimentos calóricos e gordurosos, como frituras e carnes vermelhas. O grupo mostrou novas propostas de harmonizações.

O primeiro prato foi um risotto de abóbora com camarão, feito com arroz branco, harmonizado com a cerveja inglesa Hooky, produzida artesanalmente em Oxfordshire, com leve amargor e maltada no sabor. Considerei uma boa escolha de cerveja, já que o risotto continha abóbora e manteve sabor adocicado.




Ainda na linha de risottos, risotto de quinoa com shitake, acompanhado de uma Old Hooky, Extra Special Bitter. Uma boa opção para quem está de dieta e busca uma refeição com baixo teor de carboidrato e bastante proteica, já que contém dois ingredientes riscos em proteína, quinoa e shitake.




O último prato foi o Macarrão Italianíssimo, feito com molho de tomate e caldo de legumes caseiros. Estava tão gostoso e, por mais que se trate de uma massa, muito leve. Para dar uma encorpada, a alemã Maisel Weisse Original, saborosa cerveja de trigo. Eu já declarei aqui que gosto de cervejas de trigo, mas, me enjoo fácil, devido ao seu sabor adocicado. Gostei da Maisel, porque o sabor de banana, comum em cervejas desse tipo, não é tão marcando, me pareceu que é quebrado com um leve sabor cítrico.




Por fim, a sobremesa. Tão fácil de fazer e deliciosa que já coloque a receita em prática. Surpresa maior ainda foi a Früli, mistura de White Beer com suco de morango, toque de raspas de laranja coentro, simplesmente deliciosa. Mulherada, anotem a dica, passem na Beer Boss, que creio eu que vocês irão gostar.




Depois de tanta comilança, ganhamos mimos e ainda rolou sorteio. E, sim, euzinha fui contemplada com uma Timmermans, cerveja belga do tipo Lambic com adição de aromatizantes 100% naturais de pêssego, fermentada naturalmente, maturada em barril de carvalho. Ainda não a experimentei, mas, fiquei contem com a premiação e estou curiosa quanto ao seu sabor.



As receitas eu não irei passar, privilégio de quem participou do evento. Mas, não fiquem tristes, porque tem coisa boa vindo por aí:

No dia 30/10 (quarta-feira) acontecerá o curso de "Receitas com baixo teor de carboidrato". Quem se inscrever irá concorrer para uma vaga no curso seguinte, que ocorrerá no dia 13/11, "Final de semana: A Dieta Continua".





6 comentários:

  1. eeeee que bom que você gostou Pri!!

    Com certeza a gente se diverte no curso!!

    Adorei o post!! Beijão

    ResponderExcluir
  2. Pri, o post ficou ótimo!!!!
    Espero nos encontrarmos em breve!
    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Pri!!

    Conheceste o Renatinho? Estudei e trabalhei com ele por muito tempo!! Que bom vê-lo aqui e saber que ele também é do mundo da gastronomia!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  4. Que legal e quantas fotos bonitas hehe. No próx. quero participar para tbm mandar ver nos pratos saudáveis e deliciosos ;)

    ResponderExcluir