segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O Barba Negra uma boa escolha na Lagoa da Conceição

A Lagoa da Conceição é um cartão postal de Florianópolis, destino de praticamente todo turista que chega à Ilha. Apesar de ser um bairro belo, não é unânime entre os moradores da cidade quando se tratando de ótimos restaurantes de frutos do mar. Os restaurantes que apresentam esse cardápio por ali, em geral são simples, indicações para comer um pastelzinho e peixe frito (que até é nome de um bar).

Em uma tarde voltando do Ponta das Caranhas, excelente restaurante um pouco mais à frente, na Barra da Lagoa, comecei a reparar nos estabelecimentos do trajeto, pensando em quais ainda eu não havia feito alguma publicação para o Saboreando. Encontrei vários, mas muitos nem me despertaram vontade de um dia escrever.

Sorte que Claudio e eu marcamos de jantar um dia no O Barba Negra, restaurante de frutos do mar na Lagoa da Conceição, bem na Avenida das Rendeiras.

Os diferenciais do restaurante já são apresentados antes mesmo de entrada até o local: estacionamento próprio, raridade na região, por exemplo. Por dentro pode até ser comum, parecido com outros, mas os detalhes sempre fazem a diferença. Cardápios de couro, jogos americanos, atendentes uniformizados etc. Achei uma graça os vasinhos distribuídos nas mesas, com areia e conchas do mar, água e flor. Por mais que goste de tudo que citei, a grande surpresa foi a adega climatizada cheia de rótulos, algo pouco frequente em restaurantes da Lagoa.





O ambiente não é dos maiores, mas mesmo assim me impressionou estar lotado em plena sexta-feira à noite, pois me parece que o costume de quem mora por aqui é de ir a restaurantes de frutos do mar de dia, não para jantar. O Barba Negra, porém, parece sair um pouco dessa via. O público também é distinto dos jovens que bebem muito e falam alto de bares das redondezas. Notamos que o público presente no restaurante era mais velho, com ar mais sério de quem sabe exatamente o que foi procurar e tem o suficiente na carteira para poder bancar tais escolhas.

O atendimento foi perfeito do início ao fim. Percebi o cuidado de não pegarem com as mãos os guardanapos na hora de montar as mesas, a forma como serviam vinho, enfim... Atendimento de primeira qualidade. Não sei se conseguem mantê-lo em dias de verão onde a demanda de clientes é bem maior, mas, gosto de acreditar que sim.

Próxima surpresa positiva, o cardápio. Quantas opções interessantes! 

Tivemos um jantar completo: entrada, principal e sobremesa. Para beber, duas cervejas (R$8,90), escolhas pautadas pelo fato de termos bebido muito vinho no almoço. Agora era hora de pegar leve na bebida e apreciar comida de qualidade.




Eu estava quase escolhendo o couvert com pães e antepastos, quando Claudio me perguntou: "Vamos pedir um carpaccio de salmão defumado?". Bem melhor.

Delicioso carpaccio de salmão defumado, coberto com molho de mostarda e alcaparras, lascas de parmesão, acompanhados de pão italiano (R$29). Bela apresentação que se sustentou no sabor. Pela entrada apreciada, expectativas elevadas quanto ao prato principal.

Muito embora o cardápio apresentasse inúmeros pratos que deram água na boca, foi fácil de decidirmos ao nos depararmos com Dueto Barba Negra (R$125). Como ler polvo crocante, 2 camarões rosa grandes, batatas cozidas, pasta de azeitonas e aliche, vinagre de hortelã e arroz branco, e não pedir? Não nós dois, amantes do molusco. (Leia o post onde comer polvo em Floripa)




Pára tudo. Por que diabos demoramos tanto para conhecer O Barba Negra? 

Vocês não tem noção do aroma que dominou o ambiente, nossa, de matar de bom. Apresentação impecável,  como vocês bem podem ver. O arroz branco não era só arroz branco, ele foi coberto com alho frito. Achamos ótimo, pois amamos alho, mas, minha dica aqui para o restaurante é a de perguntarem antes ao cliente, já que não estava informado no cardápio na descrição do prato, pois, é comum encontrarmos pessoas que torçam o nariz para essa delícia - sem eu entender como - ou até mesmo tenham alergia. Bom, para nós, foi mais que bem vindo.




Não seria interessante eu falar do sabor segregando camarão - polvo, pois a obra completa nos conquistou. Tudo crocante por fora, macio por dentro, condimentação adequada, nada para reclamar, muito pelo contrário, elogios e mais elogios. O vinagrete e tapenade poderiam passar batidos, mas, não, dialogaram o tempo todo com os frutos do mar. Uma delícia passar a carne do polvo, macia e branquinha por dentro, no molho saboroso.

Para encerrar com chave de ouro esse banquete, Diletto de menta com chocolate, meu favorito, e um de pistache (R$9).



Noite perfeita que nos custou R$208,80. Ótima dica para quem quer saber onde comer frutos do mar em Florianópolis.

Quero voltar ao O Barba Negra para continuar a orgia gastronômica e até já sei por onde começar: ostra defumada e presunto parma no palito, ao vinagrete de morango e geleia de pimenta, pronto falei.


Ambiente: ♥♥♥♥
Atendimento: ♥♥♥♥
Preço: $$$$$
Sabor: ♥♥♥♥♥


Endereço: Avenida das Rendeiras, 1628 - Lagoa da Conceição. Florianópolis/SC.
Telefone: (48) 3232-5098
Horário de funcionamento: Segunda, quarta, sexta e sábado das 11:30h às 23h. Domingo das 11:30h às 17h. Verão: Até meia noite.
Aceita cartão: Sim
Estacionamento: Sim

8 comentários:

  1. Oi Priscila,

    Nativa da ilha e mesmo assim não conheço o Barba Negra. Pareceu muito interessante. Vou conhecer . Assim como você ando num "momento polvo" , vou aguardar a tua matéria sobre onde come-los aqui. Patrícia.

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  2. Oi, Patricia
    Vê se pode, né? Tantos lugares bons por aqui e a gente fica sabendo só depois de muito tempo...
    Pode deixar que farei o post, sim.
    Bjs

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  3. Conhecer o saboreando floripa foi um enorme prazer! Praticamente é meu "guia Michellin" de Florianópolis, minha Bíblia! Muitos restaurantes corri para fazer reserva logos após ler os deliciosos relatos!

    MAS... Este foi o primeiro restaurante que não correspondeu as expectativas... Anyway...

    Fui conhecer este restaurante através da promoção do RestaurantWeek e fiquei extremamente decepcionado, para não dizer outros impropérios...

    Na semana reservada fui conhecer os excelentes Taberna Iberica e Grand Cru. Ambos magníficos com atendimento fantástico, merecendo um post a parte. Na semana oficial com nossa turma (10p) ainda fomos aos já conhecidos Guacamole e Meat Shop também sendo bem atendidos.

    Na quinta-feira liguei no referido restaurante e efetuei a reserva para 2 casais. Ao chegar no restaurante já começou a incomodação. Mal nos sentamos na mesa (1 casal, o outro estava estacionando), a garçonete estava apressada e já cobrou se tínhamos escolhido os pratos. Gentilmente informei que o outro casal ainda estava estacionando e também não tínhamos visto o cardápio. A atendente fechou a cara e nem nos respondeu...

    Quando o outro casal se acomodou e ela retornou e pressionando que era melhor pedirmos a sequência de camarão, pois outra turma grande acabara de entrar na casa. Cordialmente recusamos e pedimos o cardápio do RestaurantWeek. Ela não sabia o que era e novamente nos deixou falando sozinhos. Finalmente, trouxe as bebidas todas erradas e um único cardápio (não o da promoção) para nós quatro. Reclamei e ela saiu murmurando...

    Strike 3. Fui direto a gerente/dona do estabelecimento pedir uma atenção melhor. Antes de eu começar a falar ela já começou dizendo que não podiam nos atender pelo RestaurantWeek pois não avisamos no momento da reserva que era para promoção, pois reserva era somente para clientes no cardápio normal e a casa já estava lotada. E não tinham como preparar os pratos pois ninguém reservou pela promoção para aquele dia... Bem coerente.

    Dei os parabéns pelo EXCELENTE atendimento e administração pega turista e fomos para o Fedoca, onde com certeza o atendimento é decente!

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    1. Olá,
      Tudo bem?

      Obrigada por dividir conosco sua experiência e pelo elogio!

      Recebemos um e-mail do proprietário do estabelecimento, segue:

      "Olá equipe do Saboreando Floripa,

      Boa tarde,
      Primeiramente obrigado pelos posts. Muito bem feito; fotos textos, etc... Gostamos bastante.

      Em relação ao ocorrido com seu “seguidor”, Gabriel, foi um fato isolado, que felizmente ou infelizmente só aconteceu com ele. Quando das reuniões com o pessoal do Restaurant Week, deixei claro, e no meu entendimento eles tinham concordado, que nós só entraríamos no festival se pudéssemos trabalhar somente com reservas, pois devido ao grande movimento que temos seria difícil atendermos todos os clientes que quisessem optar pelo referido festival, tendo em vista tratar-se de empratados, o que demanda de várias bocas de fogão há mais do que dispomos. Entretanto, isso não foi devidamente divulgado aos clientes (só no site) e, além disso, depois desse problema com o Gabriel entrei em contato com a organização do festival e eles me informaram que eu tinha que atender todos, contrariando tudo que haviam me passado antes. Resumindo, a partir daquele dia, passamos a atender todos que procuravam pelo festival, independentemente de reserva para que mais clientes não fossem penalizados por uma falha de comunicação entre nós e a organização do evento. Até hoje ainda não está claro para mim qual é a regra. Não foi fácil. Mudamos toda nossa rotina para que pudéssemos atender todos bem, como sempre fazemos. Com certeza será muito difícil participarmos de outra edição do referido festival.

      “Em relação à pega turista” felizmente não dependemos de turistas. Nossos clientes são locais e nosso forte são os peixes, camarões e polvo e não a sequência de camarão. Jamais oferecemos a sequência. Respeito outros restaurantes que a tem no cardápio como prato principal, e aos clientes que a procuram, mas no meu entendimento não há ciência nenhuma no seu preparo. O que a torna diferente de um restaurante para outro, é a qualidade dos produtos. Mas entendo que ele deva ter falado isso devido a sua decepção em relação ao ocorrido.

      Isso foi oque aconteceu. Tanto o Gabriel como nós fomos penalizados. Peço desculpas a ele.

      E quanto a vocês do “SABOREANDO FLORIPA”, quero dizer que seus posts não foram em vão. Aquilo que presenciaram aqui é nosso padrão. É fruto de muita dedicação e amor por aquilo que fazemos. Não vamos decepciona-los. Nos sentimos mal quando um cliente sai insatisfeito. Fazemos de tudo para que isso não ocorra. Para isso, eu e minha esposa (e sócia) estamos todos os dias no restaurante. Da abertura ao fechamento.

      Obrigado mais uma vez pelos posts e espero ter esclarecido ou justificado o problema.

      Abraço,

      Luiz Monteiro (sócio proprietário e chef)".

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  4. Recomendaram esse restaurante.
    Fui conferir hoje e me decepcionei.
    O pastel de camarão era um pastel de tomate com alguns camarões.
    Quanto ao polvo - prato sugerido como um dos melhores da casa, deixou muito a desejar. Já provei polvos melhores que este na ilha, pelo mesmo preço. - Ponto G e Rosso.
    O estacionamento é fácil, o garçon é gentil, o estacionamento fácil, mas é um restaurente que eu não volto.

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    1. É mesmo, Mara?
      Nossa, o linguado com molho vermelho foi inesquecível, um dos melhores pratos que já comi na vida. O polvo do Ponto G é maravilhoso mesmo, temos um post sobre ele.

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  5. O público também é distinto dos jovens que bebem muito e falam alto de bares das redondezas. Notamos que o público presente no restaurante era mais velho, com ar mais sério de quem sabe exatamente o que foi procurar e tem o suficiente na carteira para poder bancar tais escolhas ?? puff comentário desnecessário e pretensioso!!

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