quarta-feira, 12 de junho de 2013

Saboreando o Leitor: Le Relais de l´Entrecôte / Paris - Por Daniel Rheinheimer

Estamos chiques, Saboreando Floripa é internacional, minha gente! 

Depois de publicações sobre Argentina, Uruguai, Chile e Itália, chegou a vez da França, com indicação de restaurante de Paris.

O Saboreando o Leitor é uma tag criada para vocês, leitores, poderem participar ativamente no blog. Como? Registre suas experiências gastronômicas e envie as fotos e comentários para saboreandofloripa@gmail.com .

Hoje temos, mais uma vez, a participação de Daniel Rheinheimer contando sua experiência em um restaurante que visitou em sua viagem pela Europa. Daniel pousou em Paris e visitou o restaurante Le Relais de L'Entrecôte e nos contou a sua avaliação sobre o estabelecimento.


"Como já fiz outro post pro blog (saiba mais), vou dispensar as apresentações e ir direto ao ponto: O segundo restaurante da Europa. Desta vez, viajamos quase 1.500 km, saindo de Roma para Paris, sendo que o escolhido foi o Le Relais de l´Entrecôte, que possui três endereços na cidade luz e um em GenebraFomos ao localizado na Rue Marbeuf, que era a mais próxima do hotel e a 5 minutos a pé da Champs Élysées, mas todos eles seguem, claro, o padrão da marca.




Na outra vez que estive em Paris, fui duas vezes nesse restaurante e dessa vez também fui em duas ocasiões, mas, invariavelmente havia fila, independentemente do horário da chegada. Infelizmente não há o que fazer, pois, o Le Relais não aceita reservas. No entanto, a fila foi bastante rápida em todas as vezes, o que se explica porque o atendimento é muito dinâmico, além do que não é permitido ficar lá bebendo antes ou depois do almoço/jantar. Ou seja, por mais óbvio que possa parecer, é um restaurante que se vai para comer.

O ambiente do restaurante é tipicamente parisiense e tem todo o “charme” que vemos em filmes, a começar pela fachada. Não se pode dizer que o lugar para sentar é apertado nem desconfortável, no entanto, muitas mesas são dispostas lado a lado, como se fosse uma única, sendo que para uma pessoa sentar, a garçonete tem que arredar a mesa. Aliás, todos os restaurantes da rede têm apenas garçonetes, que usam um uniforme que também faz parte do ar “charmoso” do lugar.




Pois bem, sentamos e logo veio uma delas perguntando o que iríamos beber e o ponto da carne (que ela anota na toalha de papel da mesa), já que para o almoço/jantar a opção é apenas uma: entrada, o famoso entrecorte (corte bovino que faz parte do contra filé e tem origem exatamente na França) e batata frita.




Optei pelo vinho da casa (aliás, da mesma forma que em Roma, o vinho da casa é sempre uma boa pedida em Paris) e tanto eu quanto minha mãe escolhemos a carne “ao ponto” (as opções são “mal passada”, “ao ponto” e “bem passada”). Na foto acho que dá pra ter uma noção de como fica a carne nesse ponto.



Em menos de 5 minutos já veio a entrada, que não é nada demais: pão tipo “baguete” em pedaços (aliás, os pães de lá são bastante duros) e salada com alface, rabanete e nozes, temperada com sal e um pouco de mostarda dijon.




Assim que terminamos a entrada, logo em seguida veio a carne e a batata frita, trazidas em travessas de metal e servidas no prato em duas “partes”, sendo que as travessas ficam aguardando em mesas no meio do restaurante que contém rechauds para mantê-las aquecidas.

A batata frita era bastante crocante, mas nada demais. Mas tudo bem, seria exigir muito do chef fazer uma batata frita gourmet. Por outro lado, o entrecorte é simplesmente sensacional! A começar pela qualidade da própria carne, que é extremamente macia e saborosa.




Mas, o grande diferencial da casa é o molho, criado em 1959, cujo preparo e ingredientes são secretos. O único ingrediente divulgado de forma aberta é a mostarda Dijon, que é a sua base e logo se nota, pois o seu gosto é bastante pronunciado. O molho não é muito consistente e, das impressões que tive, penso que vá creme de leite, ervas e azeite de oliva em sua composição.

A título de curiosidade,e para quem quiser se aventurar na cozinha, em pesquisa na internet, encontrei uma reportagem dojornal francês Le Monde que assegura revelar a receita: fígado de galinha, tomilho, creme de leite, mostarda, manteiga, sal e pimenta.

Terminamos o jantar, minha mãe não quis, mas eu fui para a sobremesa. Em um dia optei pelo profiterole e em outro pelo crème brûlèe, ambos doces típicos franceses, que, como esperado, também estavam excelentes.




Terminada a sobremesa, a garçonete veio perguntar se queríamos café. Dissemos que não e logo em seguida veio a conta na mesa (por sinal trazida sem solicitação), que fechou em 78,70.



Ambiente: ♥♥♥♥♥
Atendimento: ♥♥♥♥♥
Preço: $$$$
Sabor: ♥♥♥♥♥"


Mais uma vez, gostaria de agradecer ao Daniel pela contribuição ao SF. Nos deixou com água na boca!

É super curioso como um restaurante de prato único faz sucesso, né? Em breve publicarei sobre o L'Entrecôte de Paris, que visitei em São Paulo, que funciona nos mesmos moldes o Le Relais de l'Entrecôte.


Endereço: 15, Rue Marbeuf - Paris/França.
Telefone: (+33) 1 4952 0717

6 comentários:

  1. uma dúvida que tenho sobre esse restaurante, que ja fui em Paris e em outro semelhante em NYC: é a vontade? o quanto se pode repetir?
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Vejo que o Daniel já te respondeu.
      Logo farei a publicação sobre o L'Entrecôte de São Paulo. Lá, é à vontade tanto a batata frita quanto o molho. :)

      Excluir
  2. Oi Vanessa!

    O Le Relais não é à vontade não...

    Acho que alguns aqui do Brasil inspirados no de lá servem livre só a batata frita...
    A Pri vai postar sobre o de São Paulo e descobriremos :)

    ResponderExcluir
  3. Ja esta anotado na agenda, estou indo no domingo com marido e filhos no domingo para Paris. Que pena que nao li antes pois na segunda e aniversario do maridao e ja reservamos no La Coupolle. Mas quem sabe em outro dia....

    Beijinhos.....

    ResponderExcluir
  4. Ja esta anotado na agenda, estou indo no domingo com marido e filhos no domingo para Paris. Que pena que nao li antes pois na segunda e aniversario do maridao e ja reservamos no La Coupolle. Mas quem sabe em outro dia....

    Beijinhos.....

    ResponderExcluir
  5. Ler esse post fez eu sentir saudades da época que estava em Paris!
    Olhei a foto da entrada e pensei: tenho certeza que tenho foto desse lugar. Mas nem era desse lugar... a fachada cor vinho que é parecida com outros restaurantes mesmo, hahaha.
    Acho que quando eu fui não experimentei carnes e nem batatas fritas, hehe! Fui mais nos queijos, hum....
    Beijinho!

    ResponderExcluir