quarta-feira, 15 de maio de 2013

Saboreando o Leitor: Osteria Barberini, Roma/Itália - Por Daniel Rheinheimer

Se semana passada o Saboreando o Leitor foi para solo argentino (leia mais), hoje deu um pulo ainda maior. O leitor Daniel Rheinheimer esteve em Roma e registrou sua experiência gastronômica na Osteria Barberini, especialmente para o blog. Não é demais? Sem contar que o texto do Daniel está muito bom e quase conseguimos visualizar toda essa vivência.


"Acompanho o blog desde longa data e gosto muito das dicas, principalmente quando é para fugir do 'normal' na cidade. Após uma foto que postei no Instagram marcando o blog, surgiu o convite da Priscila para escrever um post sobre minhas experiências em restaurantes na Europa, que visitei em abril deste ano. Ressalto desde logo que não sou nenhum especialista no assunto, a ideia é só trazer dicas para quem pretende viajar para aqueles lados!

Pois bem, o primeiro restaurante se chama Osteria Barberini e fica em Roma, em uma rua bem próxima à Praça Barberini e à Fontana di Trevi.



Desde já, deixo uma dica fundamental para quem pretende ir a bons restaurantes de Roma: Em regra, o sistema adotado por eles é bem diferente do nosso, já que não existem filas de espera e você só entra no restaurante se estiver reservado. Portanto, fazer reserva é fundamental.



Chegando lá, logo na entrada, uma placa anuncia as especialidades da casa: Pratos típicos romanos e pratos com trufas. As trufas, aliás, são fungos utilizados na alta culinária mundial e trazem uma curiosidade em sua colheita, que é feita por porcos ou cães treinados para este fim. Voltando à Osteria, o restaurante tem dois andares, mas é pequeno – assim como a maioria dos restaurantes de lá – e o ambiente é bastante acolhedor.

O cardápio dos restaurantes italianos contém, basicamente, três “cursos” principais: antepasto (antipasti), primeiro prato (primi piati) e segundo prato (secondi piati). Basicamente, o antepasto, claro, é a entrada, o primeiro prato é o prato com massa e o segundo prato é o prato com carne. Uma refeição italiana formal necessariamente é formada pelos três cursos, mas não é deselegante você dispensar o segundo curso, ainda que esteja em um bom restaurante. Independentemente do que você optar, o pedido deve ser feito de uma só vez. Cada “curso” é trazido separadamente, na sequência, claro.

Mas, vamos ao que interessa: Estava acompanhado de minha mãe na viagem e como antepasto optamos pela salada de rúcula, tomate cereja e mussarela de búfala e bruschettas de trufas negras cobertas com pecorino toscano. Como primeiro prato escolhi um tagliolini com trufas brancas e minha mãe um Rigatoni alla gricia. Como segundo prato, optamos por uma Saltimboca alla romana, para dividir.



Para beber, escolhemos um vinho da casa. Aliás, para quem não é profundo entendedor de vinhos, esta é sempre uma boa pedida em qualquer restaurante italiano, pois é um vinho com um preço bem razoável e de boa qualidade.

A primeira entrada que chegou foi a mussarela de búfala, que logo surpreendeu pelo sabor e textura.





Em seguida, vieram as bruschettas de trufas negras. Diferentemente dos pães daqui, o pão italiano tem uma casca bem dura e torrada. A cobertura é uma espécie de “creme” de trufas negras, raspas de trufas negras e pecorino toscano (queijo feito com leite de ovelha).




Após, chegou o prato que eu mais esperava experimentar: o tagliolini com trufas brancas. Fica difícil – ainda mais para mim, que sou inexperiente no ramo – descrever fielmente o sabor inigualável deste prato. O gosto das trufas é bastante pronunciado no “molho” que envolve a excelente massa caseira e o sabor é bem suave. Esse prato, bem como todos os pratos de lá, chama atenção pela relativa simplicidade, já que em geral a quantidade de ingredientes é pouca, mas o sabor é bastante complexo.




Experimentei o prato de minha mãe, que é uma especialidade romana e leva bacon feito da bochecha de porco, pimenta do reino e pecorino toscano. Fico com o tagliolini com trufas brancas sem sombra de dúvida, mas esse também é uma excelente opção.




Após saborearmos o “primo piato”, o proprietário veio até nossa mesa, perguntando se estava tudo bem e de onde éramos. Falei que éramos do Brasil e que ano passado estive no restaurante. Ele fez de conta que se lembrava de mim para demonstrar simpatia e eu fingi que acreditei, retribuindo a gentileza. Aliás, ano passado comi lá um 'Bucatini alla matriciana', que também é um prato que pode ser pedido sem medo, ressalvando que é bastante apimentado.

Aproveitei a oportunidade para elogiar o prato e perguntei de onde vinham as trufas, tendo ele dito que a do prato era da Toscana, mas que, conforme a época do ano, elas vinham da Úmbria ou do próprio Lázio. Essa cordialidade no atendimento não é uma regra nos restaurantes italianos, independentemente do preço pago, o que, claro, faz parte, afinal estamos na Itália.

Em seguida, chegou a “Saltimboca alla romana”. O prato consiste em uma vitela muito macia, cortada em pequenos pedaços, envolvidos por presunto parma e com um molho que leva vinho branco e “white ash” (espécie de tempero da mesma “família” da sálvia). Quanto ao sabor, desnecessário dizer que é também excelente, sendo que o gosto do vinho branco é bastante pronunciado.




De sobremesa, minha mãe optou por uma “Torta della nonna”, que não cheguei a experimentar. Eu escolhi a “Panna cotta”, que é uma espécie de pudim, feita à base de nata com alto teor de gordura. Essa sobremesa é preparada de diversas formas. A do restaurante era coberta de chocolate e levava coco na receita.



Finalmente, o proprietário veio novamente em nossa mesa e nos ofereceu o limoncello, que é um licor de origem italiana com propriedades digestivas, feito com água, álcool, limão (siciliano, claro) e açúcar.



Mais do que satisfeitos, pedimos a conta, que ficou no total de € 70,00.
Espero que gostem!"



Via Della Purificazione, 20 - Roma/Itália.
Telefone: +39 06 4743325


Vocês gostaram? Muito bom.
Obrigada, Daniel, pela contribuição! É tão gratificante ver o blog assim, viajante, rs.
Salivei. Com certeza se fosse aqui no Brasil, o preço teria saído muito mais caro se pensarmos nos valores de pratos com trufas...

12 comentários:

  1. Gostei muito do que li e ja anotei na minha agenda. Saborendo Floripa surpreendendo sempre .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Tadeu!

      Deixo registrado mais alguns restaurantes de Roma que estive e que também são excelentes, na ordem de minha preferência:

      Roma Sparita (fica no Bairro Trastevere, um pouco distante do centro de Roma e dos principais pontos turísticos, mas com certeza vale a visita);

      Melo (é siciliano, mas também serve os pratos típicos romanos, com uma qualidade excelente. Além disso, fica próximo aos pontos turísticos principais)
      (Via Magnanapoli);

      La Taverna Dei Fori Imperialli (http://www.latavernadeiforiimperiali.com/);

      Taverna Romana (Via Della Madonna Dei Monti 79);

      Zeus (De todos, é o mais "simples". Acabei comendo lá porque era próximo ao hotel, o prato com trufas estava excelente).

      Abraço

      Excluir
    2. Bacana, né? SF está voandoooo! rs.

      Excluir
  2. Muito legal!
    Post bem escrito, detalhado e divertido! Eu ri muito na parte em que ele contou que o garçom fingiu que o reconheceu e ele fingiu que acreditou!
    Desde que o Saboreando Leitor voltou, está subindo de nível (e o meu relato foi no nível menor, detalhe, hahahahaha).

    Fiquei pensando se essas massas desse restaurante dão a sensação de estômago "estufado" ou não...

    Quando olhei a conta e vi o preço da água mineral, lembrei que na França eles dão água de graça. Tu pode comprar a água, ou pode aceitar numas jarras de vidro a água da torneira =P rs! Mas não é que nem aqui, né? Lá é bem tranquilo de tomar...

    Sobre o atendimento, eu tenho uma história engraçada na Bélgica: fomos a um restaurante e o garçom falou que só poderíamos comer no restaurante, se pedíssemos algo para beber também. E eu não podia pedir uma bebida pra dividir com outra pessoa... tinha que cada um pedir uma bebida. Um absurdoooo! Daí saímos do restaurante, é claro!!

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara!

      Que bom que gostou! :)

      Quanto às massas, na minha opinião, elas não dão uma sensação de peso... Penso que justamente por causa da simplicidade em seu preparo, que leva poucos ingredientes...
      Claro que, algumas delas acabam sendo mais pesadas, por exemplo a carbonara. Mas, pelo que senti, mesmo estas são mais leves que as daqui.

      Farei um novo post sobre um restaurante de Paris, aguarde! :)

      Excluir
    2. Hahah essa parte foi boa mesmo.
      Nada de desmerecer o teu post, ficou muito bom! Algumas pessoas até vieram me falar que foram no restaurante, porque leram aqui no SF.

      Nossa, nada a ver esse restaurante na Bélgica, hein? E se o que a pessoa quiser beber não tiver no cardápio? haha.

      Bjjj

      Excluir
    3. Opa Daniel, estou esperando o post sobre Paris, hein? :)
      E que bom que as massas não dão sensação de peso!

      Pri, que bom que as pessoas foram no restaurante! Na verdade, quando eu voltar lá, tenho que falar pro cara que fiz essa postagem. O meu pai conhece um dos donos lá, então quando eu voltar com o meu pai, ele vai me reconhecer!
      Ah, pois é... nem perguntamos sobre isso =P Já saímos, né? Povo mal educado!

      Beijo!

      Excluir
    4. Pode deixar que logo logo sai ! ;)

      Excluir
  3. Pri... que lindo post! Parabéns, Daniel!

    Ah... conheci na segunda o tal do Limoncello! Delícia!!!!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir