Sábado de Carnaval, assim como quase todos os dias de folia, Florianópolis amanheceu com chuva. Durante todo o dia tivemos uma programação leve que começou com um belo almoço na Cantina Sangiovese, já publicada aqui.
Assim que chegamos, recebemos os cumprimentos de Alberto Wirth, um dos proprietários e sommelier responsável pela premiada carta de vinhos da casa. Nosso almoço começou com taças de espumante de boas-vindas.
As opções de entradas da Cantina Sangiovese são todas interessantes, como as bruschettas de salmão já provadas anteriormente, bruschetta primavera e caponata italiana. Mas quando lemos carpaccio, não quisemos saber de outra coisa. E que carpaccio! "É assim que eu gosto", palavras de Claudio. Carne cortada finamente, temperada com mostarda, alcaparras e parmesão, que ainda veio acompanhada de folhas verdes.
A ideia era experimentar algum prato novo, mas como gostamos tanto da garoupa com ragu de camarões, tomate fresco, batatas ao murro e azeite de alho que precisamos repeti-la.
Enquanto esperávamos o prato, Claudio me contava sobre a garoupa e como é difícil de pesca-la caso se fixe em uma toca - e não é história de pescador, não.
Histórias à parte, foi a vez do chefe Helton Costa, ganhador consecutivo do prêmio como chefe do ano (2011/2012) pela Veja Comer & Beber, e indicado do SF, ir à nossa mesa nos dar um olá. Não pensem que isso foi exclusividade nossa, pois não foi. Percebi, tanto pela parte de Helton quanto de Alberto, uma atenção extra com seus clientes, indo de mesa em mesa para averiguar se estava tudo indo bem com o almoço.
Helton nos contou sobre um novo prato que está tendo o maior sucesso na Cantina Sangiovese, o Fettuccine de manjericão salteado com tomates frescos e siri mole. Que combinação deliciosa! Ficamos com água na boca, cheios de vontade de retornar à casa para uma nova refeição.
Com a chegada do nosso prato, suspiros. Aroma, apresentação e sabor unidos para satisfazer pobres mortais como nós. Sem contar no tamanho. A porção indicada para duas pessoas serve facilmente três, podendo chegar a servir até quatro pessoas.
Negamos a sobremesa e continuamos sentadinhos na varanda, acompanhando os pingos de chuva, jogando conversa fora. Este almoço foi um oferecimento do restaurante, como forma de nos prestigiar como amigos e clientes da casa, fato que não deverá ser excluído tão cedo de nosso dia-a-dia.
Indico a todos a terem uma experiência na Cantina Sangiovese e acredito que sairão satisfeitos, assim como voltamos para casa.
Endereço: R. Padre Lourenço de Andrade, 496 - Santo Antônio de Lisboa. Florianópolis/SC.
Telefone: (48) 3371-1200
Horário de funcionamento: De terça a sexta das 19:30 às 24h. Sábado também almoço das 12h às 16:30h. Domingo só almoço das 12h às 17h.
Aceita cartão: Sim
Estacionamento: Sim
Pareceu legal :)
ResponderExcluirObservação: eu noto que camarão aparece bastante no seu blog, hahahaha! E Santo Antônio de Lisboa também!!
Bom fim de semana!!
Beijo
Uhum, duas coisas que eu adoro e que combinam perfeitamente entre si, rs.
ExcluirBjs
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá, adoro o Blog, acho as sua dicas divinas. Continue nos presenteando com sua excelentes dicas. Como uma seguidora do blog, me senti no direito de me manifestar sobre este post, fazendo uma pequena crítica ao estabelecimento Cantina Sangiovese. As comidas parecem realmente saborosíssimas e o lugar é lindo! Mas tenho um super pé atrás com este estabelecimento. Em fevereiro/2013 fui ao restaurante e conversei com o Chef Helton Costa sobre um evento familiar que queria realizar na cantina. Ele foi extremamente atencioso e educado. Mas depois disso, ele simplesmente abandonou a negociação que estávamos tendo por e-mail, me deixando na mão. Fiquei esperando pelo menu personalizado que ele prometeu enviar a mim e este nunca chegou. Enviei outro e-mail pedindo o menu, ele me respondeu que estava muito ocupado com os preparativos da cantina para o carnaval mas que me enviaria o que prometeu. Mas para a minha surpresa e total decepção ele nunca mais entrou em contato nos abandonando logo no início da negociação. Lamentável e muito rude!
ResponderExcluirOlá, Thaís!
ExcluirContinue nos acompanhando e contribuindo com o blog.
Consegui imaginar o Chef Helton conversando com você e com os demais clientes presentes no restaurante, pois é algo que a Cantina parece prezar. Porém, o que você relatou sobre a negociação, foi chato mesmo e consigo imaginar sua decepção. Uma pena!
Obrigada pelo contato e informação.