quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Receita da semana: Nega maluca com cobertura de ganache - Por Paula Tavares

Por mais que nega maluca é sempre nega maluca, cada um tem seu jeitinho de preparar o bolo (veja aqui a primeira receita). A receita da semana foi executada no último feriado que tivemos, por Paula Tavares. Eu provei, repeti, e posso dizer: Ficou incrível!

Como não somos egoístas, pedi à Paula para publicar a receita aqui no SF. Que tal preparar um bolinho hoje? Combina tão bem com feriado...



Ingredientes para a massa:
Secos:
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 e 1/2 xícaras de Nescau
- 1 e 1/2 xícaras de chocolate em pó (De preferência da Nestlè, conhecido como chocolate dos Padres)
- 1 xícara cheia de açúcar
- 2 colheres de chá bem cheias de fermento
Molhados:
- 1 xícara de óleo
- 4 ovos (batidos separadamente)
- 1 xícara de água quente (não fervendo)

Cobertura:
- 2 latas de leite condensado
- 1/2 caixa de creme de leite
- 1 xícara de Nescau
- 1 xícara de chocolate em pó







Modo de preparo da massa:
1) Primeiramente, ligue o forno para deixa-lo pré-aquecido na temperatura mínima, unte a forma e deixe-a do lado de fora do forno.
2) Em uma tigela separada misture os ingredientes secos, aos poucos um a um para a mistura ficar homogênea de cor marrom claro. Abra os ovos com cuidado um a um para verificar se estão em boas condições para consumo, coloque-os no liquidificador até bater bem.
Dica: Se quiser saber se os ovos não estão estragados, sem sentir aquele cheiro desagradável ou correr o risco de depositá-los na sua receita, encha um copo com água, e coloque o ovo dentro... se boiar está podre! O ovo vencido flutua porque formam gases em seu interior devido à deterioração interna.
4) Em outra tigela, acrescente a batida dos ovos com o óleo, e misture de novo. Vá acrescentando aos poucos a mistura de óleo e ovos à mistura dos ingredientes secos e mexendo lentamente. Para manter a massa molhada, coloque aos poucos a água quente, sem parar de mexer a massa.
5)  Se quiser, coloque tudo na batedeira para poupar esforço, mas eu fiz no braço mesmo por que prefiro mexer do meu jeito. Quando a mistura toda já estiver bem escura, acrescente aos poucos as 2 colheres de fermento, e bata mais até não se ver mais nem um farelinho de fermento.
6) Distribua uniformemente a massa na forma. Atenção: esse processo tem que ser rápido, não se pode deixar a massa muito tempo parada antes de colocar no forno. O processo dura entre 30-45 minutos numa temperatura média/alta. Quando o bolo estiver pronto, retire do forno e espere esfriar, enquanto isso vá preparando a cobertura.

Dica: Quando o bolo estiver bem cheiroso, faça três furos fundos com a faca. A faca deverá sair sequinha, sem resíduos: sinal de que está pronto





Modo de preparo da cobertura:
1) Em fogo baixo, numa panela média, coloque primeiro uma lata de leite condensado, acrescente metade de uma xícara de Nescau e fique mexendo. Quando estiver quase homogênea, acrescente a outra lata de leite condensado e a outra metade da xícara de Nescau e mais a xícara de chocolate em pó. Misture bem...
2) Enquanto isso, com um garfo pequeno ou com a ponta de uma faca, faça furinhos bem distribuídos pelo bolo e despeje lentamente e aos poucos com uma colher grande a cobertura na sua fase MAIS LÍQUIDA, para penetrar na massa do bolo. Não use a cobertura toda!!!!!!
3) Continue mexendo bem, até formar uma consistência parecida com o brigadeiro de panela, então coloque a metade do pote de creme de leite retirando dele o soro. Mexa mais um pouco até misturar e voltar a ficar mais espesso então distribua lentamente, começando pelo meio do bolo e fazendo-o escorrer para as laterais.
4) Espalhe bem e espere esfriar uns 5 minutos na geladeira.

Prontinho, prepare-se para se deliciar!
Espero que gostem!







Bom apetite!

Não deixe de participar do sorteio de doces gourmet da Especiarias by Fer Matos que está rolando. Ainda dá tempo! Clique aqui e saiba como participar.




4 comentários:

  1. Hmmmmmmmm que delícia ;)

    ResponderExcluir
  2. Eee obrigada Pri, que honra minha receita no teu blog!! Espero que todos aprovem e se deliciem, combina muito com esse dia chuvoso de hoje, vendo um filminho... Hahaha
    Beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso, por nada. Nossa, combina demais. Parece até que combinamos com São Pedro, hahah. Bjs

      Excluir