quinta-feira, 19 de julho de 2012

Noite de fondue: Queijo, carne e chocolate




Se tem um programa delicioso e que combina muito com noites geladas, esse programa se chama fondue. Semana passada, aproveitamos que a Gabi, irmã mais velha do Claudio, estava na cidade para fazermos uma noite do fondue.

Particularmente, amo essa comida e ampliaria para além do inverno, por mais que eu saiba que o clima se perde. Acho tudo tão gostoso: o preparo, servir, comer muito e o momento em si. Acompanhado de um bom vinho, então, perfeito.

Fizemos a sequência completa: queijo, carne e chocolate, mas, como o doce vem por último e, no final de tudo, alguns cálices de vinho já tinham passado pela mesa, a pessoa aqui esqueceu de bater foto do fondue de chocolate. Mas, lembram que eu falei de um fondue que eu fui e gostei de ter comido com marshmellow? Pois, é, o fofinho também foi um acompanhamento para a hora do doce.

O fondue de queijo foi feito com a massa pronta São Vicente. O preparo é simples: Passe um dente de alho pela panela, só para dar um gostinho. Acrescente a massa de queijo e 1 cálice de vinho branco e mexa bem. Para acompanhá-lo: batatas calabresa e pão italiano cortado em pedaços mais gordinhos para não se perderem na panela.

Eu não sei dizer qual é o que mais gosto, mas sei que a disputa fica entre o de queijo e carne, por mais que fondue de verdade, para mim, é o completo mesmo.

Para o de carne: Corte o mignon em cubos. Há quem goste de temperá-lo com uma pimentinha leve, mas acho desnecessário quando se tem molhos para acompanhar. Utilizamos a panela elétrica cheia de óleo, porque facilita a vida, mas, claro, perde um pouco o charme do fondue, de esperar borbulhar, conversar e conversar até a carne fritar. Demora, né? Mas, acredito que o gosto não é influenciado. Servimos dois molhos gostosos.

Molho verde com alho
Ingredientes: 2 ovos, óleo de canola para acertar o ponto, 1 dente de alho, 1/2 limão, 3 colheres de vinagre, salsinha e cebolinha, pimenta-do-reino e sal
Modo de preparo: Foi executado pela Carmen, mãe do namorado. Eu fiquei acompanhando para poder fazer o próximo. No liquidificador, coloque os ovos e bata. Vá acrescentando fios óleo aos poucos para engrossar. Adicione o alho, vinagre, suco do limão e os temperos. Sempre que necessário, coloque mais óleo.

Molho de azeitonas
Ingredientes: 2 ovos, óleo e azeite de oliva para acertar o ponto, 4 colheres de azeitonas fatiadas sem caroço, salsinha e cebolinha, sal.
Modo de preparo: Mesmo esquema do molho acima. A diferença fica por conta da menor quantidade de óleo, que será alternada com o azeite. Acrescente as azeitonas e o tempero. Acerte o ponto com óleo + azeite.

O de chocolate, mesmo não constando sua foto aqui, foi preparado com barra de cobertura de chocolate ao leite Nestlé, creme de leite e 1/2 caixinha de leite condensado. Uma delícia!

Bom apetite!

4 comentários:

  1. Eu também adoro fondue! É muito bom! Beijos

    ResponderExcluir
  2. uau!!! noite perfeita!! comida boa, vinho, gente que amamos!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Lara de Bruchard Costa19 de julho de 2012 às 22:21

    Eu gosto de comer fondue de chocolate com frutas :)
    Beijo!!

    ResponderExcluir