sexta-feira, 20 de abril de 2012

Tens Tempo: Café português no Ribeirão da Ilha

Após um magnífico almoço no Ribeirão da Ilha, continuamos a caminhar pela Rodovia Baldicero Filomeno (principal rua do bairro). Não estávamos sem rumo, mas certamente sem pressa. É, "Tens Tempo" (tenx tempu - diria o manezinho) foi a nossa parada. Mais por curiosidade, porque não estava com fome e não cabia espaço para mais nada. Isso até eu entrar no café...







A casa que além de servir café Segafredo, doces portugueses, vinhos catarinenese da Villa Francioni (São Joaquim) e pães, é também uma lojinha que vende souvenirs. Inaugurado em janeiro de 2010, o Tens Tempo está localizado exatamente em frente ao famoso Ostradamus, ambos do proprietário Jaime Barcelos.

Assim que paramos em frente ao café, notamos a movimentação: casa cheia! Esperamos esvaziar um pouco e entramos. Que lugar gostoso para um cafezinho (se estivesse mais vazio seria duas vezes melhor). Fuxiquei todos os cantos possíveis: vinhos, doces, conservas, louças... até parar no que fui buscar, os doces.












Confesso que foi difícil conseguir um espaço em frente ao balcão, mas depois que consegui, demorei bastante para sair. A demora é explicada com a quantidade de doces que estavam sendo apreciados pelos meus olhinhos. Doces (5 reais cada) com nomes engraçados como "travesseirinho de Coimbra" (creme de ovos com nozes) e de "periquita" (creme de ovos com amêndoas), queijadinha com fio de ovos, Santa Clara (massa folhada com recheio de creme de ovos e cobertura de açúcar e canela), trouxinha de banana, pastel de maçã e de damasco, torta de avelã e outros doces sem ovos, com chocolate e nozes eram algumas das opções. Antes mesmo de entrar no Tens Tempo, eu já tinha um objetivo traçado: pastelzinho de Belém (de nata).










As atendentes estavam numa correria e demoraram para receber meu pedido. Quando finalmente me ouviram, perguntaram se poderia ser servido em um saquinho ou se eu queria que fosse no prato. Fiquei constrangida em dizer o meu pensamento ("eu quero no prato, oras") e falei "tanto faz...". Claro que recebi o doce em um saquinho de papel. Snif... Mágoas a parte, me virei e ô-ou: todas as mesas estavam ocupadas. O jeito era ir para o lado de fora, esticar as pernas e sentar na calçada. O pastel estava quentinho, mas poderia estar mais crocante, digamos assim. Estava bom e só. Mas, eu estava feliz e muito.


5 estalecas pagaram a doçura e o passeio continuou.


Ambiente: ♥♥♥♥♥
Atendimento: ♥♥
Preço: $$
Sabor: ♥♥
Obs: As avaliações são sempre referentes a cada experiência. 


Tens Tempo: Rod. Baldicero Filomeno, 7617 - Ribeirão da Ilha. Florianópolis/SC. (48) 3337-5711.
Horário de funcionamento: Horário comercial

19 comentários:

  1. Adorei o lugar Pri...a cara do Café das Quatro. beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um lugar bonitinho mesmo. Não provei o café, fica aí um chamado para o Café das Quatro! Rs.
      Beijão

      Excluir
  2. G-zuis! como é que eu nunca vi esse lugar!
    que delícia Pri!
    Café das Quatro vai lá provar o café E (com ênfase rss) os doces.. delícia!
    beijoca

    ResponderExcluir
  3. Hummmmm, sempre saboreando gostosuras..
    fiquei com água na boca

    Beijinhos,
    Bela

    ResponderExcluir
  4. Delícia!
    Bjs
    Tatiane
    Blog Garfadas
    www.garfadasblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. os doces portugueses me matam do coração, pri
    (`´) ovos, ovos e mais ovos
    na viagem passei em portugal e esse tal pastel de belém foi a maior decepção da vida, mas gosto é gosto..
    continuo lendo aqui de vez em quando =) feliz que esteja dando certo

    aqui em ctba tá tendo restaurant week, tu ias morrer comendo hahaha
    taí uma boa: você começar a militar pra ter restaurant week em floripa - não sei se já tem, antes não tinha..
    bjs bjs
    gabe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, imagina... Doces portugueses em Portugal, muito charme! Tb descobri que não sou fã do pastel de Belém. Os doces com castanha serão minhas opções da próxima vez.
      Que bom, Gabe! Tu estavas comigo quando tudo começou e viu meus planos e planos, né? Não pretendo largar o blog tão cedo. Quero melhorar cada vez mais e, quem sabe consiga ver o que tem por esse Brasil e te fazer uma visitinha aí em Curitiba? Hahha.
      Aqui não tem isso, mas semana que vem começa o Brasil Sabor, que é um festival da Abrasel, com restaurantes que participam oferecendo pratos com 50$ de desconto. Bem legal!

      Beijão!!!

      Excluir
  6. Huuuum delicinhas! Adorei os óculos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas delicinhas calóricas! ♥
      Obrigada! Não tiro mais ele do rosto!

      Excluir
  7. Oii, primeiro gostaria de dar parabéns pelo blog, acabei conhecendo bons lugares com suas dicas. Vejo que você valoriza bastante o bom atendimento, assim como eu ...afinal quem não gosta de se sentir bem recebido e atendido. Você coloca essas informações de como foi quando chegou e na saída. Tem uma coisa, que eu penso que também seria legal compartilhar, é só uma sugestão mesmo: seria legal saber os estabelecimentos que : 1) oferecem nota fiscal sem o cliente pedir; 2) oferecem nota fiscal se o cliente pedir; 3) não oferecem nota fiscal.

    Parace absurdo a opção 3, mas isso é mais comum do que se pode imaginar, já fui em vários lugares onde eles enrolam para dar a nota fiscal. Um deles você foi recentemente ... uma dita casa de chá, quando pedimos a nota ela repassou uma anotação do pedido, com os preços, ou seja, nadinha de nota fiscal ... muito péssimo para um local que se diz tão chique. Mas enfim, desculpe o enorme comentário, mas realmente pra mim o fato de sair com a nota fiscal nao ser uma missão impossível, para mim coloca o estabelecimento lá em cima. desculpe se me estendi muito no comentário, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice
      Obrigada! Meu objetivo aqui é prestar serviço com sinceridade. Poderei começar a averiguar sobre a nota. Talvez seja um pouco complicado, porque nunca me lembro dela... Mas, tu estás certa. Serei mais atenta e tentarei publicar essa informação aqui.

      Bjs!

      Excluir
  8. Hoje 07/07/12 fez uma tarde chuvosa em Floripa. Fomos almoçar no Ribeirão da Ilha e aproveitamos para conhecer o famoso Tens Tempo.

    NUNCA MAIS BOTO MEUS PÉS NAQUELA POCILGA.

    Atendimento péssimo. Uma confusão, não tem mesas para os clientes, preços abusivos e no final a "moça" do caixa não respeita a ordem de chegada dos clientes.

    Fuja Bino, é cilada ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fuja Bino foi ótimo, rs.

      É, pelo que percebo o café é sempre movimentando. Relatei aqui sobre a muvuca e que precisei me sentar na calçada, na rua mesmo. O atendimento estava realmente bagunçado, mas discordo com os preços abusivos. Acho que pagar 5 reais pelos doces portugueses super justo.

      Obrigada por compartilhar tua experiência!

      Excluir
  9. Percebo que essa indicação sua é de 2012. Hoje eu fui nesse lugar aí, acabo de vir de lá, e posso te adiantar com toda certeza que é o pior pastel de bem do mundo... Que coisa horrorosa...dei um mordida e joguei no lixo.. Ruim a bessa, aliás se soubesse que era do mesmo dono do Nostradamus nem iria...porque a comida do Nostradamus é sem gosto..camarão ridiculo e caro. E esses doces aí são muito ruins....Gente...to falando sério até o pastel de belém do Angeloni ganha desse aí...arghhh..... Dica: o melhor pastel de belém da cidade voce come no Café do Shopping Beiramar, aquele ali no térreo junto da rolante....dona é descente de portugueses e o pastel derrete na sua boca. Docinhos no Ribeirão da Ilha nunca mais Pri.... me desculpe....mas essa sua dica tá completamente errada.... o troço é ruim demais...... aliás, comi esse aí de amenda também..ruim..mas bota ruim nisso.. Pior que eu passei e comprei 6 docinhos...nenhum rprestou. Ainda bem que almoçamos num restaurantezinho simples maravilhoso... O Rancho do Trapiche...altas lulas recheadas com temperinho de cominho e colorau... Uau...delicia, pirãozinho daqueles da vovó.... preço mais que honesto.... Super indico.... mas pelamordedeus...esquece esse tal de "Tens Tempo"..só o nome é bom....o resto... Afff....decepcionadissima..
    beijooo

    cris

    ResponderExcluir
  10. ha.. na verdade os doces horrorosos custam 6,00 agora....mas não vale a pena mesmo... bem coisa do Ostradamus, preços altos e eles pensam que tem qualidade, só pensam...mas a comida é sem sabor....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris
      Nossa, tão ruim assim, é? Quando comi estava OK, nem bom nem ruim.

      Excluir