terça-feira, 17 de setembro de 2013

Zucco: Restaurante cinco estrelas

Hoje escrevo sobre o restaurante que mais gostei até então de São Paulo. É um restaurante italiano chamado Zucco, muito bem localizado entre a Alameda Lorena e a Oscar Freire.

Faça reserva para conseguir uma mesa. Caso esteja em poucas pessoas, indico mesas da varanda com um belíssimo painel vivo de lírios de muito bom gosto e que exala um perfume levemente adocicado. Caso contrário, faça como nós e sente-se na primeira mesa redonda do salão. O restaurante apresenta decoração comtemporânea, com cores em quadros e poltronas roxas.

A cozinha fica por conta dos chefs Jurandir e José Meirelles, com quem troquei algumas palavras e até bati uma foto para me recordar ainda mais dessa noite simplesmente perfeita. O cardápio é extenso, então, faça exercícios para memória antes de abri-lo, caso contrário irá se perder nas páginas estampadas com maravilhas.

Jantamos no Zucco dias depois de ter conhecido o tão falado Due Cuochi Cidade Jardim. O valor é semelhante entre os pratos dos dois restaurantes, porém, foi o Zucco quem conquistou meu estômago e depois o coração.



Fotos: Zucco






Como a adega climatizada oferece mais de 280 rótulos de vinhos, a sugestão é beber a bebida de Dionísio, presente por toda a noite em nossa mesa. Começamos muito bem com um Kaiken Terrori Feries Mendonza Malbec Bonarda Petit Verdot (2011). Não é um favorito meu, mas esse vinho é interessante, pois mescla a elegância da Malbec com a potência da Petit Verdot e a doçura da Bonarda, gerando um resultado agradável.

Dividimos duas entradas para não sermos tomados por completo pelo efeito do vinho: Carpaccio alla marinara: fatias finas de polvo, vinagrete de palmito com folhas verdes (R$47) e Polenta cremosa con calamari e pesto (R$39). Duas entradas diferentes, com misturas inusitadas. O polvo nem tanto, mas chamou minha atenção o vinagrete de palmito. Como eu nunca havia pensado nisso? Fica ótimo. Mas, quem fez maior sucesso foi a polenta com lulas salteadas e pesto genovês. Sinceramente, se fosse eu quem tivesse escolhido, não teria pedido essa entrada, pois, na minha cabeça, polenta nunquinha combinaria com frutos do mar. Como é bom se surpreender! Se mais bem servida, essa entrada poderia facilmente ser meu prato principal.

Falando neles, vamos aos protagonistas? São pratos individuais que custam em torno de 60 a 80 reais, em sua maioria.

Gostaria de deixar claro que provei todos os pratos, não por se gulosa, longe disso, tudo pelo blog. (Aham...)

Primeiro as massas.

Fettuccine alla romana: Massa fresca ao molho de tomate san marzano, manjericão e linguiça diavola com queijo pecorino ralado. Esse foi o único prato provado que eu não pediria, pois achei um tanto quanto sem graça e apimentado demais para o meu gosto. Mas, se você é fã de pimenta, é uma dica.

Agnolotti verdi con ricotta di búfala, noci ai quattro formaggi: Massa fresca de espinafre, recheada de ricota de búfala e nozes ao molho 4 queijos. Estava bom, mas, também não seria meu pedido... Vegetariano demais, rs.




Ah! Agora, sim, entraremos em solo fértil, pratos com carne, todos deliciosos. Podem pedir sem medo:

Risotto alla parmeggiana con ossobuco (R$59). Talvez fosse meu pedido e ficaria satisfeita, porque estava uma delícia. Risotto bem molhadinho e carne desfiando.

Enquanto ainda não apresento a vocês os próximos pratos, revelo o próximo rótulo que preencheu as taças de nossa mesa. Saímos da Argentina depois de repetir o Kaiken e partimos para a Espanha com o Vega Saúco Piedras Crianza, feito 100% com uva Tempranillo, a Tinta de Toro, que me fez pensar em amor pelo seu gostinho de cereja e cor bem definida, rubi. Tem um ótimo custo x benefício. Recomendo, ainda mais para um jantar a dois.




Agora vamos aos pratos que roubaram a cena.

Claudio pediu como prato principal a Costeletta d'agnelo in crosta con risotto di mascarpone (R$84), uma costela de cordeiro em crosta de pão e limão siciliano acompanhada de risotto de queijo mascarpone. Gente, que coisa bem boa! Só provando...

Eu e minha sogra escolhemos o mesmo prato. Medaglione al brie marsala (R$62): medalhão grelhado com queijo brie gratinado ao molho de vinho marsala guarnecido com risotto de queijo grana padano. Céus! Os risottos de todos os pratos foram trazidos em panelinhas de cobre pelo garçom e servidos à mesa, bem quentinhos. A carne estava rosada, suculenta e desmanchando como manteiga... Me levem de volta ao Zucco, fazendo favor? Única reclamação é a de que tanto o carré quanto o mignon deveriam ser guarnecidos com maior quantidade de risotto, pois a carne é farta.

Para encerrar os pratos, Lombatina di vitello con burro al tartufo bianco que só arrancou elogios pela mesa. Um belíssimo carré de vitelo ao molho de manteiga trufada acompanhado de ravioline de queijo brie, que exalava um aroma bom demais.




Para encerrar com chave de ouro, sobremesas. Ufa que neguei o lado racional que me dizia para parar de comer, pois estava satisfeita, e pedi sem dó o melhor doce que já comi em São Paulo. A sobremesa indicada pelo chef como a da casa é o souflet di cioccolato al forno a legno con gelato, um mega doce e saboroso suflê de chocolate ao forno a lenha com sorvete de creme que leva cerca de 15 minutos para ser preparado. Delícia total, mas, para mim, acertei mais que em cheio ao pedir o petit gateau alla sciliana que veio diretamente do paraíso para a minha boca. Salivando nesse momento, escrevo sobre esse bolinho quente recheado de creme de limão siciliano e chocolate branco com sorvete de creme. Meu Deus, é maravilhoso, divino, sensacional.







Arrematei um cafezinho que veio servido com cantuccini e pedacinhos de brownie. Em minha cabeça, só uma frase: A vida é bela.

Isso que não contei do atendimento. Fantástico! Nos atenderam tão bem, esclareceram dúvidas, recebemos sugestões, enfim, foi excelente. Nada a reclamar do Zucco.

O valor desse jantar foi 100 reais por pessoa.


 Ambiente: ♥♥♥♥♥
Atendimento: ♥♥♥♥♥
Preço: $$$$$
Sabor: ♥♥♥♥♥


Zucco
Endereço: Rua Haddock Lobo, 1416 (Entre Alameda Lorena e Oscar Freire) - Jardins. São Paulo/SP.
Telefone: (11) 3897-0666
Horário de funcionamento: Domingo das 12h às 0h. Segundas a quintas das 12h às 00:30h, e sábados das 12h às 01:30h.
Aceita cartão: Sim
Estacionamento: Vallet

Nenhum comentário:

Postar um comentário