quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Receita da semana: Pastel de Belém



A receita de hoje foi retirada de um livro que temos há muitos anos em minha casa, chamado "O Gosto Brasileiro: As mais famosas receitas das nossas avós", da Editora Globo, publicado em 1993.

Dos colonizadores, herdamos costumes, a língua e também a comida, adaptada às nossas panelas de barro e colheres de pau, mas nem isso tira a soberania portuguesa de pratos clássicos, como o bacalhau à Gomes Sá. O peixe, base da alimentação de quem vive no litoral português, nunca foi problema em solos brasileiros. O que não se tinha por aqui, logo foi trazido, como carneiros, touros, patos, figo, romã, coqueiros, mostarda, hortelã... Pouco a pouco a mesa farta portuguesa virou costume entre nós. Dos salgados, aos doces. Já notaram que os doces portugueses são doces conventuais? Pastel de Belém, pastel de Santa Clara, toucinhos do céu, papos de anjo, etc. Isso, porque nos conventos, desperdiçar as gemas era pecado. De acordo com sabido Gilberto Freyre, "os doces das freiras foram um dos maiores encantos da velha civilização portuguesa, que antes aprendera com os mouros a fabricar açúcar e a fazer mel, doce e bolo".

A receita é sobre o doce português mais famoso entre todos: Pastel de Belém, também chamado de Pastel de Nata.

Ingredientes (22 pastéis):
- 1 e 3/4 de xícara de farinha de trigo
- 1 pitada de sal dissolvida em 7 colheres (sopa) de água (105ml)
- 1 gema
- 150g de manteiga em temperatura ambiente
- Farinha de trigo para pouvilhar

Recheio:
- 9 gemas
- 2 xícaras de nata
- 9 colheres (sopa) de açúcar
- Canela em pó para polvilhar

Modo de preparo:
1. Peneire a farinha de trigo em uma superfície, formando um monte. Faça um buraco no centro do monte e junte a água com sal e a gema. Amasse com as mãos até obter uma massa macia.

2. Polvilhe a superfície de trabalho com farinha de trigo. Com um rolo de cozinha, abra a massa até formar um retângulo de 30 x 40 cm e, por cima, espalhe 50g de manteiga. Dobre a massa, formando um envelope e repita essa operação por mais duas vezes, até acabar com a manteiga.

3. Dê duas voltas dobrando a massa (1/3 da superfície desta) da direita para a esquerda, depois da esquerda para a direita e, por último, vire a parte de trás para a frente, antes de tornar a abrir a massa. Não é necessário descansar a massa. Na terceira volta, em vez de dobrar a massa, enrole-a, formando um cilindro.

4. Com uma faca afiada, corte o rolo de massa em fatias de 1cm de espessura. Coloque as rodelas de massa em forminhas de empada (cupcake) sem untar, e abra com os dedos polegares até forrar inteiramente as forminhas.

5. Para o recheio: Numa panela, coloque as gemas, a nata e o açúcar. Leve ao fogo baixo em banho maria e cozinhe, mexendo com uma colher de pau, até a mistura engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar.

6. Preaqueça o forno a 180º e coloque uma porção do recheio em cada forma já forrada com a massa. Leve ao forno e asse até os pastéis ficarem bem dourados. Retire do forno, deixe esfriar, desenforme e polvilhe com canela.

Bom apetite!

"Numa casa portuguesa fica bem
Pão e vinho sobre a mesa
E se à porta humildemente bate alguém
Senta-se à mesa com a gente..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário