sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O Joy Joy Bistrot de Florianópolis

Nesse ano o Joy Joy Bistrot que ocupava um endereço fantástico em São José, falado aqui, mudou de endereço. Do Centro Histórico da cidade vizinha, carregou sua beleza francesa e pitadas bem brasileirinhas, chegando à conhecida Rua Bocaiúva, no Centro de Florianópolis.

Fomos convidados a conhecer o novo espaço no dia 29 de julho para um jantar para blogueiros, juntamente com Aline e Cyntia, Tati e Aline, Daniel e Luciane Daux.

Assim como na antiga casa, o novo Joy Joy é separado em duas etapas. A primeira parte é para quem quer tomar um drink, cafézinho, vinho, sem pretensão. Mas, é aos fundos que está a graça do local, o bistrô  A decoração continua a mesma, cheia de bom gosto.






Fomos recepcionados com uma espumante rosé Quinta Don Bonifáciode Caxias do Sul/RS e servidos da entrada de boas vindas, sopinha de abóbora com gengibre, e queijo coalho com melado, apresentada a todos que vão jantar no Joy Joy. Queijo coalho com melado não é novidade para ninguém, mas, assim que dei um gole na sopinha de gengibre, pensei quando irei fazê-la em casa.





Couvert: Pães caseiros com manteiga de ervas e limão siciliano. Posso garantir a vocês que se o Joy Joy fosse uma padaria, eu seria cliente de carteirinha. Fui obrigada a repetir o pãozinho branco que, de tão quentinho derretia a manteiga, que, por vezes foi substituída por azeite de oliva (esqueci de anotar a marca, mas era muito bom. [Julgo o restaurante conforme a qualidade de azeite, sim, senhor. Não adianta se dizer o tal e servir óleo no lugar de azeite que, aqui, a gente não cai nessa, viu?]).




O jantar propriamente dito, começou com a entrada de Creme de Pupunha com camarões demi-cuit (levemente cozidos), quenele de creme e endro e bottarga gold, harmonizado com um Pizzato Reserva Chardonnay 2012, de Bento Gonçalves/RS, lançado na Expovins de 2012 e um dos brancos mais deliciosos que já experimentei. Já havia bebido a safra de 2008 e adorado, mas o 2012 está ainda melhor.




A entrada estava deliciosa. O quenele, para mim, foi mais necessário para a apresentação do prato do que seu gosto em si, pois o creme estava tão gostoso e harmonioso com os camarões, que pouco senti o sabor do endro. Uma delícia.

Haviam duas opções de pratos principais e cada convidado deveria optar por uma. Como Claudio e eu sempre acabamos provando o prato um do outro, eu escolhi o Filé alto de mignon, recheado com foie gras, com redução de vinho do porto e aligot.



Como podem ver na foto, realmente alto! Duas coisas me fizeram escolher esse prato: mignon e aligot. Mignon é minha carne vermelha preferida, seguida de costela, e o aligot por ter direcionado meus pensamentos ao D.O.M de Alex Atala. Ainda não tive a oportunidade de experimentar o seu tão comentado aligot, mas quem sabe um dia? Depois de ter adorado o preparado no Joy Joy, minha vontade ficou ainda mais aguçada. Escolha esse prato caso você realmente goste de foie, pois seu sabor se sobressai, mesmo a carne coberta com molho de jabuticaba.

Para harmonizar com o mignon, um Chateau Marquis de Bordeaux (2010), tinto que passa 16 meses em barrica de carvalho, 65% Merlot e 35% Cabernet Franc, com sabor frutado e intenso.

O namorado optou pela Codorna assada, recheada com recheio alemão, purê de maçãs, pêras ao vinho e molho de jabuticabas, o melhor da noite, em comum acordo para aqueles que tiveram a oportunidade de provar ambos os pratos. A codorna estava deliciosa, indico.

O vinho escolhido pela chef Joyce Francisco para harmonizar com a ave foi o Chavaut La Baume Vinhas Velhas Pinot Noir (2010).




Por fim, as sobremesas. Não dispensei o Chateau Cantegril Sauternex (2009), pois estava em uma experiência gastronômica, porém, apesar de prestigiado, não conseguiu me fazer apaixonar por vinhos de sobremesa. Para meu paladar, são doces demais.




Como para mim a doce da noite já havia sido representado pelo vinho de sobremesa, quase dispensei a compota de pêssegos e damascos, perfumada com baunilha boubon, macadâmias caramelizadas, sorvete de camarelo feito na casa, com calda quente de chocolate ao perfume de tonka (sementes de cumaru com sabor semelhante ao de baunilha). Ainda bem que minha gula falou mais alto, pois eu amei essa sobremesa.

Foi servida pelo garçom em uma taça coberta por uma rodela de chocolate. Ele, então, despejava a calda de chocolate quente que derretia a placa de chocolate dura. Um efeito estético, claro, mas que deu um charme a mais à sobremesa.




Agradecemos Catherine Juttel e a chef Joyce Francisco pelo convite e pela ótima noite.

O Joy Joy Bistrot está às terças e quartas-feiras com Menu Confiance elaborado pela chef, preparado com 5 pratos harmonizados ao valor de 130 reais por pessoa, e Menu Confiance com 9 pratos harmonizados ao valor de 190 reais. Além disso, Joyce ministra cursos de culinária para quem busca se aventurar na cozinha.


Endereço: Rua Bocaiúva, 2090 - Centro. Florianópolis/SC.
Telefone: (48) 3333-1411
Horário de funcionamento: Segunda a sábado a partir das 20h.
Aceita cartão: Sim
Estacionamento: Não


ATUALIZAÇÃO: O Joy Joy fechou.

4 comentários:

  1. Uau, chiquérrimo!!!! Eu estudei com Joyce na Assesc.
    Beijinhos,
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  2. Impressão minha ou o logotipo do seu blog e o da Luciane Daux são quase idênticos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo
      Acho que desenhos de pimentas não são tão diferentes, né? Rs. De qualquer forma, a minha é exclusiva, elaborada sob medida pelo designer Thiago Soares, então, ninguém terá igual! :)

      Excluir