quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Receita da semana: Abobrinha recheada com molho de ricota e alho poró



Dia desses, estava com vontade de ter um almoço leve. Dei uma olhada no que tinha na cozinha e decidi ter uma abobrinha como ponto de partida e preparei abobrinha recheada com molho de ricota "vermelho" e alho poró, acompanhada de uma saladinha com palmitos, alface americana, rúcula, tomate cereja, coberta com um fio de azeite, semente de chia e alho torrado. Ficou tão bom e me senti leve.


Ingredientes:
- 1 abobrinha
- 1 dentes de alho
- 1/4 xícara de alho poró
- 3 colheres de creme de ricota
- 1 tomate
- 1 colher de sopa de mostarda
- Queijo parmesão ralado
- Orégano
- Sal
- Pimenta do reino


Modo de preparo:
1. Primeiro, corte as extremidades da abobrinha. Corte toda a abobrinha em rodelas grossas e cozinhe em água com sal por pouco tempo, pois depois irá ao forno. Retire da água e faça um furo com auxílio de uma colher de chá, tirando as sementes, mas sem chegar ao final para não furar a rodela. Coloque-as em uma bacia com gelo por 30 segundos, tire e reserve.

2. Refogue um dente de alho em um fio de azeite em fogo baixo, e coloque 1/2 tomate sem pele picado em cubos bem pequenos. Misture bem e tampe. Quando o tomate dissolver um pouco, acrescente o creme de ricota e a mostarda à mistura. Coloque o restante do tomate em cubinhos e o alho poró em finas rodelas. Acerte o sal e tempere com pimenta do reino.

3. Unte uma forma com margarina, recheie as abobrinhas e cubra-as com queijo ralado e orégano. Leve ao forno a 180º por cerca de 30 minutos (depende muito de forno para forno).




Há quem possa franzir o rosto para esta receita, mas garanto que minha criação ficou deliciosa.




Bom apetite!

2 comentários: