terça-feira, 6 de agosto de 2013

O premiado Due Cuochi Cucina - Cidade Jardim

A expectativa era grande para conhecer o Due Cuochi, confesso. Depois de leituras de boas indicações em sites, revistas e também boca a boca sobre o restaurante premiado quatro vezes consecutivas como melhor italiano de São Paulo pela Veja Comer & Beber SP (2006-2009), ultrapassando nomes renomados como o Gero; também indicado na categoria em 2010 e 2011 na mesma premiação, duas estrelas no Guia Quatro Rodas, eleito melhor italiano também pela revista Gula (2007 e 2008), Go Where Gastronomia (2008) e Prazeres da Mesa (2009), só poderia esperar por uma ótima noite.

Marcamos de comemorar o aniversário de Claudio e Luciana, os gêmeos mais lindos do mundo, no Due Cuochi do Shopping Cidade Jardim, inaugurado em 2008, reserva feita com semanas antes ao dia 30 de maio.

Fruto da sociedade entre Ida Maria Frank, que comanda as duas unidades do Due Cuochi (Itaim e Cidade Jardim) e Les Marais, e o renomado Paulo Barroso de Barros, nasceu o Due Cuochi, restaurante de culinária italiana. Em setembro de 2011, Paulo Barros vendeu sua sociedade no Due Cuochi (Les Marais já havia sido desfeita) para abrir o Italy e Girarrosto, ambos pautados na culinária italiana, um mais refinado e outro com ares de cantina. Não foi apenas a sociedade que foi desfeita, mas Paulo Barros levou consigo o chef responsável pelo preparo dos pratos do restaurante do shopping, Ivo Lopes. Com tantas mudanças, poderia facilmente decair a qualidade do Due Cuochi, mas, pelo que pesquisei, não.

Não tive a oportunidade de conhecer a casa até 2011, portanto não poderei realizar nenhuma comparação, apenas contar o que vivenciei em 2013, quando a cozinha já estava por conta do chef Giampiero Giuliani. 

Primeiro, sobre a decoração. Por estar localizado no terraço do shopping mais luxuoso de São Paulo, talvez do Brasil, que por si só é lindo, já é de se esperar por elegância. A entrada, porém, é discreta e quase que passamos reto dela. Existem duas áreas, interna e externa.



área externa com jardim, super agradável, é minha indicação para dias e noites quentes, que não era o caso da data em que realizamos a visita. Assim que o cliente entra no restaurante, é brindado com iluminação de um grandioso lustre de cristal. A mesa para oito pessoas reservada, para mim, era a melhor da casa, encostadinha na adega, garantindo maior privacidade.


Divulgação


Para iniciar a comemoração, espumante Salton Rosé e duas entradinhas para serem divididas entre a mesa: Carpaccio de filé mignon com molho de limão siciliano, pinoli e grana padano, acompanhado de folhas verdes e uma burrata ao pesto com bouquet de folhas e tomate cereja.




Duas entradas que anunciavam nitidamente a qualidade do restaurante. A burrata, acompanhada de torradinhas, fez sucesso.

Embalados, agora, por um Castillo de Molina Reserva Cabernet Sauvignon (2008),  realizamos os pedidos - O mais bacana é que o restaurante possui vista para a cozinha e o cliente pode acompanhar a dança das panelas sem se sentir um intrometido.




Infelizmente toda minha expectativa veio por água abaixo quando dei as primeiras garfadas no meu prato, que me conquistou pela sua descrição e nada mais: Tortelli recheado com costela e polenta, servido com molho gorgonzola. Fiquei chateada por não ter gostado do prato que no quesito sabor, de nada me agradou. O gosto da costela era quase apagado, mas ainda um pouco mais forte que o gorgonzola que não senti. Além disso, minha massa estava coberta com ervilhas, ingrediente não mencionado no cardápio e que eu dispensaria, com certeza. Comi menos da metade, sendo que o prato não era tão bem servido assim, mas, para massa recheada, até que a porção estava de bom tamanho.

Apesar de ter semi-detestado o meu prato, provei um pouquinho de outros e gostei do que experimentei, mas, sendo franca com vocês, nada de extraordinário. Muito mais o jantar que tivemos no Zucco.

Claudio foi de Pappardelle com cordeiro, cogumelos e pomodoro, bem servido e gostoso. A massa da casa é bem amarelinha por ser artesanal, feita com ovo caipira, algo que sou louca de paixão.





Eu não vou lembrar exatamente quem pediu o quê, mas estiveram presentes na mesa também um Tagliolini com molho de tomate, camarões, limão siciliano e rúculaRavioi recheado com queijo burrata ao azeite de ervas, coberto com presunto cru italiano, molho ao sugo e rúcula, Tagliatelle com alcachofrinha fresca, camarões e shitake, e outro que, me desculpem, não recordo.





Mas, quem roubou a cena mesmo não foi uma massa! Dá para acreditar? A Paleta de cordeiro ao forno com molho do assado e batata à moda toscana, prato do meu sogro, estava mesmo de cair o queixo. Super aromática, a carne cozida por um dia inteiro no forno, desmanchava de tão macia. Se você aprecia cordeiro, não deixe de experimentar.




E quando pensávamos em pedir sobremesa, chega o garçom trazendo bolinhos de chocolate com calda de framboesa, sorvetes de creme com farofa de limão siciliano (delícia!), com velinhas acesas para cantarmos parabéns, trazidas pelos meus sogros, entregues sorrateiramente aos funcionários, rs.





Assim fechamos um jantar no bacana Due Cuochi do Shopping Cidade Jardim, com a conta no valor de R$883, saindo R$110 por pessoa. Como diria Ailin Aleixo, "é um restaurante caro e não é para todo dia. Mesmo assim estava completamente LOTADO em uma segunda-feira de trânsito horroroso (numa quinta, no nosso caso), o que mostra que público existe. Se você não está nadando em grana, vá em ocasiões especiais, mas conheça. Porque vale a conta. Ô, se vale."




Ambiente: ♥♥♥♥♥
Atendimento: ♥♥♥♥♥
Preço: $$$$$
Sabor: ♥♥♥

Due Cuochi - Shopping Cidade Jardim
Endereço: Avenida Magalhães Castro, 12., 000, 3º piso - Shopping Cidade Jardim. São Paulo/SP.
Telefone: (11) 3758-2731
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 12h às 18h e das 19:30 às 24h. Sábados e feriados das 12h às 16h e das 19:30 às 24h. Domingos das 12h às 20h.
Aceita cartão: Sim
Estacionamento: Shopping

2 comentários:

  1. Fui domingo ao Rive Gauche, bem ao lado do Due Cuochi, vi que o cardápio é bem parecido, inclusive pedi esse mesmo Taglioni, mas a aparência e acredito que o sabor são bem melhores do que o do Due. Fica de sugestão para a próxima visita, nem sempre o mais falado é o melhor!

    ResponderExcluir