quinta-feira, 6 de junho de 2013

Receita da semana: Bacalhau à Bras (Almoço de Dia das Mães)

Assim como no ano passado, no Dia das Mães preparei um almoço especial para a pessoa que mais amo no mundo inteiro, e olha que amo muita gente e amo demais. A minha mãe é a pessoa mais carinhosa que conheço. Acho que nunca a vi realmente braba, falando alto, xingando ou algo do tipo... Ela é um doce. Não é puxassaquismo de filha, não! Todos que a conhecem ficam com a mesma impressão. A frase pode ser clichê, mas é a mais pura verdade, a minha mãe é a minha melhor amiga.

Fora o presentão que comprei para alegrar seu dia, preparei um almoço completo super gostoso na minha casa. Como minha família iria estar completa e minha tia e prima estariam para o almoço, pensei em um cardápio de uma carne, um acompanhamento e uma salada, para ficar prático.

Numa tarde daquela semana, quando assistia um programa de culinária (#viciada) com a minha mãe, acompanhamos uma receita que nos deixou com água na boca e minha mãe falou: "Pri, bem que poderias fazer essa receita no domingo, hein?". Não teria como eu negar. Adaptamos ao nosso gosto e pronto.

Compramos todos os ingredientes e no Dia das Mães almoçamos um Bacalhau à Bras, acompanhado de arroz branco e salada deliciosa de alface, rúcula, tomate italiano e gergelim torrado.





Ingredientes:
- 1kg de bacalhau dessalgado
- 1 cebola
- Azeite de oliva extra virgem
- 9 gemas peneiradas
- 1 xícara de nata
- 3 colheres de manteiga
- 1 colher de sopa de alho frito
- 1 xícara de azeitonas verdes sem caroço
- Sal
- Salsinha

Para a batata:
- 5 batatas inglesas
- 2 dentes de alho inteiros
- Óleo

Modo de preparo do bacalhau:
Ferva o bacalhau em uma panela com água e deixe cozinhar por 10 minutos. Separe o peixe em lascas, retire todas as espinhas e reserve. Em uma frigideira, refogue a cebola e assim que estiver transparente, acrescente o bacalhau em lascas e refogue por cinco minutos. Em uma tigela, coloque a nata e as gemas. Mexa bem até formar um creme. Em uma panela, derreta a manteiga e, em seguida, acrescente o creme feito. Mexa sem parar. Depois misture o creme com o bacalhau. Acerte o sal, finalize com salsinha e alho frito.

Modo de preparo batata:
Descasque as batatas e corte-as em finas tiras. Aqueça o óleo, coloque dois dentes de alho inteiros para aromatizar e frite as batatas.

Quem preferir pode utilizar batata palha pronta, mas com certeza não fica com o mesmo sabor de uma feita em casa, que é fresquinha não vai conservantes. Os dentes de alho fazem toda a diferença, pois dão um gostinho leve, mas gostoso.

Bom apetite!

6 comentários:

  1. Gostei da receita Pri... teu dia das mães tbm foi recheado de delícias!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Verdade... tua mãe é muito calma!! Hehehe!!

    Mandou bem no Dia das Mães, hein?!

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Queremos a receita do pettit gateau da sua sogra!!!

    ResponderExcluir