quinta-feira, 6 de junho de 2013

Receita da semana: Bacalhau à Bras (Almoço de Dia das Mães)

Assim como no ano passado, no Dia das Mães preparei um almoço especial para a pessoa que mais amo no mundo inteiro, e olha que amo muita gente e amo demais. A minha mãe é a pessoa mais carinhosa que conheço. Acho que nunca a vi realmente braba, falando alto, xingando ou algo do tipo... Ela é um doce. Não é puxassaquismo de filha, não! Todos que a conhecem ficam com a mesma impressão. A frase pode ser clichê, mas é a mais pura verdade, a minha mãe é a minha melhor amiga.

Fora o presentão que comprei para alegrar seu dia, preparei um almoço completo super gostoso na minha casa. Como minha família iria estar completa e minha tia e prima estariam para o almoço, pensei em um cardápio de uma carne, um acompanhamento e uma salada, para ficar prático.

Numa tarde daquela semana, quando assistia um programa de culinária (#viciada) com a minha mãe, acompanhamos uma receita que nos deixou com água na boca e minha mãe falou: "Pri, bem que poderias fazer essa receita no domingo, hein?". Não teria como eu negar. Adaptamos ao nosso gosto e pronto.

Compramos todos os ingredientes e no Dia das Mães almoçamos um Bacalhau à Bras, acompanhado de arroz branco e salada deliciosa de alface, rúcula, tomate italiano e gergelim torrado.





Ingredientes:
- 1kg de bacalhau dessalgado
- 1 cebola
- Azeite de oliva extra virgem
- 9 gemas peneiradas
- 1 xícara de nata
- 3 colheres de manteiga
- 1 colher de sopa de alho frito
- 1 xícara de azeitonas verdes sem caroço
- Sal
- Salsinha

Para a batata:
- 5 batatas inglesas
- 2 dentes de alho inteiros
- Óleo

Modo de preparo do bacalhau:
Ferva o bacalhau em uma panela com água e deixe cozinhar por 10 minutos. Separe o peixe em lascas, retire todas as espinhas e reserve. Em uma frigideira, refogue a cebola e assim que estiver transparente, acrescente o bacalhau em lascas e refogue por cinco minutos. Em uma tigela, coloque a nata e as gemas. Mexa bem até formar um creme. Em uma panela, derreta a manteiga e, em seguida, acrescente o creme feito. Mexa sem parar. Depois misture o creme com o bacalhau. Acerte o sal, finalize com salsinha e alho frito.

Modo de preparo batata:
Descasque as batatas e corte-as em finas tiras. Aqueça o óleo, coloque dois dentes de alho inteiros para aromatizar e frite as batatas.

Quem preferir pode utilizar batata palha pronta, mas com certeza não fica com o mesmo sabor de uma feita em casa, que é fresquinha não vai conservantes. Os dentes de alho fazem toda a diferença, pois dão um gostinho leve, mas gostoso.

Bom apetite!

6 comentários:

  1. Gostei da receita Pri... teu dia das mães tbm foi recheado de delícias!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi, né? Mais para frente colocarei as sobremesas...
      Bjs

      Excluir
  2. Verdade... tua mãe é muito calma!! Hehehe!!

    Mandou bem no Dia das Mães, hein?!

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Queremos a receita do pettit gateau da sua sogra!!!

    ResponderExcluir