quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Receita da semana: Geleia de Pimenta

Na minha casa temos muitos pés de pimenta dedo de moça. São tantas pimentinhas que ficamos sem saber o que fazer, além de colher e guardá-las em potinhos na geladeira. Foi quando no domingo de Carnaval fizemos um churrasco em minha casa e sugeri ao Claudio de prepararmos uma geleia de pimenta para servir com as carnes. Assim que ficou pronta, tirei uma foto e logo publiquei no Instagram (@saboreandofloripa).

A pimenta dedo de moça tem frutos alongados, de coloração verde e, quando maduros, vermelho. Essa pimenta ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares e reduzir o colesterol. Além disso, pode agir como analgésico e antiinflamatório, sem contar que é rica em vitaminas. É uma pimenta saborosa muito utilizada em molhos e na preparação de pratos. Seu sabor é mais ardente que a jalapeño, mas mais suave que a malagueta. Desidratada, na forma de flocos com sementes, recebe o nome de pimenta calabresa.

Divido com vocês uma novidade para nós, já que nunca tínhamos feito a geleia, apesar de gostar, que deu mais que certo. Estamos aproveitando até hoje, comendo com pão, bruschettas e outras carnes.




Ingredientes:
- 4 pimentas dedo de moça
- 1 maçã
- 3/4 de xícara de açúcar
- 2 dentes de alho
- 200ml de suco de laranja


Modo de preparo:

Descasque a maçã e rale em ralo grosso. Retire as sementes das pimentas e corte em pequenas tiras bem finas. Em uma panela, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo médio por 25 minutos sem mexer. Passado esse tempo, retire a panela do fogo e deixe esfriar. Retire a alho e, quando ganhar consistência guarde em um potinho de vidro.

Super fácil, não é? Espero que gostem.

Bom apetite!

6 comentários:

  1. Experimentei a geleia de pimenta esses dias no Empório Mineiro na Lagoa, e não é que gostei???? vou tentar fazer a receita lá em casa tbm..
    ;)))))
    bjoss
    Helo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Helo!
      Sabes que eu nunca fui lá? A não ser para comer um paozinho de queijo... Me falaram que tem várias comidinhas gostosas. Confere?
      Isso, tente fazer e depois nos conte como foi a experiência. Bjs

      Excluir
  2. CERTEZA que vou fazer ainda esse findi! tô com umas pimentas dedo de moça bemmmm bonitas lá em casa!!!!!!!!

    Te mando uma resposta!


    Beijos,


    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom encontrar um fim saboroso para essas pimentinhas! Não sabíamos mais o que fazer por aqui... Usamos sempre na comida, já temos garrafinhas, azeite de oliva + pimenta, e assim vai, hahaha.
      Ok! Ficarei no aguardo.
      Beijão

      Excluir
  3. Meu deus, ainda bem que tu me deu essa ideia, amiga! A gente tem muitos pés de pimenta em casa e sempre acaba caindo do pé porque não damos conta. Amei, vou reproduzir hoje e te aviso! Demais!

    Beijoca, love you!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahhaha é o que ocorre aqui em casa também. Faz, vais gostar!
      Beijão

      Excluir