terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A leveza do Zazá Bistrô Tropical

Não é só de dicas de Florianópolis que o blog vive, tanto que temos a página "outras cidades". Em dezembro viajamos para o Rio de Janeiro e trouxemos muitas dicas na bagagem. A viagem foi ótima! Além de assistirmos ao show da Madonna, deu tempo para passearmos bastante pela cidade maravilhosa.

Nosso primeiro almoço pelo Rio foi no Zazá Bistrô Tropical, em Ipanema, mesmo bairro de onde estávamos hospedados. (A minha dica para quem vai ao ao RJ é se hospedar ou em Ipanema ou no Leblon.)

O Zazá Bistrô, de Zazá Piereck e Preta Moysés, abriu suas portas em 1999. O bistrô que afirma ser o primeiro restaurante de comida contemporânea do Rio de Janeiro é preferência daqueles que apreciam boa gastronomia. Como está em alta, a dica é fazer reserva, e isso vale para todos os outros restaurantes da cidade que iremos falar aqui no SF.

O lugar é lindo e traz a contemporaneidade não apenas no cardápio, como também no ambiente. Há um mix de varanda, primeiro andar com cara de bistrô e segundo andar com mesas orientais baixas, em que é preciso retirar os sapatos para ficar confortável. Além de ser restaurante, o Zazá Bistrô oferece o Zazá em casa, em que o cliente pode ter as delícias do bistrô preparadas em seu evento com pratos servidos à francesa ou em pequenas porções; e o Zazá para filhotes, com o ótimo esquema de preparar comidinhas saudáveis sem conservantes e corantes para eventos infantis.




O colorido e ar fresco da varanda foi um convite irrecusável. Sentamos ao lado da calçada e começamos a vasculhar o cardápio.




Durante o almoço a casa trabalha com menu executivo, boa opção para provar pratos a preços mais leves. Enquanto um olho ficava no cardápio, outro ficava observando as fofurices ao meu redor. Fiquei completamente encantada com os lindos azulejos que decoravam o ambiente e com o charme da hortinha em panelas.

Decidi experimentar o menu executivo de 39 reais que continha samosas como entrada, prato principal: coxa de frango assada com musseline de batata baroa ao siciliano e vegetais do dia, ou penne de grano duro com tomates assados, brócolis, amêndoas e lascas de grana padano, e bola se sorvete Amarena com farofa de amêndoas como sobremesa.

Para beber, água natural para mim e cervejinha para o namorado.




As samosas recheadas com camarões, coentro e costelinha desfiada, acompanhadas de chutney de manga defumada, chegaram rapidinho. Cada um comeu dois pasteizinhos indianos como entrada, pois se eu comesse tudo sozinha, certamente não chegaria ao principal. Estavam muito bons e o chutney melhor ainda. Raspei o pratinho do molho.

Claudio foi quem ficou cheio de dúvidas quanto ao que escolher dessa vez. Não sabia se ia de cordeiro, peixe, massa... Todas as descrições eram interessantes, mas o prato escolhido foi o Braseado de polvo com  lulas grelhadas, acompanhado de arroz vermelho, brócolis, tomates marinados e farofa de limão confit (R$51).




A massa era leve, justamente o que eu queria, afinal o dia estava só começando e eu teria que ter forças para percorrer muito pela cidade - Aliás, foi depois deste almoço que caminhamos por Ipanema sem rumo até pararmos em uma estação de bicicleta. Andamos de bike até escurecer, bem bacana.

O prato do Claudio impressionou. Adorei a mistura de cores e texturas! A farofinha, apesar de pouca, conquistou o meu coração. Prato aprovadíssimo.




A sobremesa foi a única coisa que não me agradou. Para o meu gosto, o sorvete que foi pedido de tapioca tinha sabor de limão e nada mais, acredito que tenha chegado à mesa o sabor errado. Comi apenas a farofa de amêndoas. Mas é algo muito pessoal, já que Claudio gostou do sorvete e raspou o potinho...

Nossa primeira experiência gastronômica no Rio foi positiva. Deixamos no Zazá, R$124,88 e seguimos rumo a uma estação do Bike Rio.


Ambiente: ♥♥♥♥♥
Atendimento: ♥♥♥♥
Higiene: ♥♥♥♥♥
Preço: $$$$
Sabor: ♥♥♥♥♥


Endereço: Rua Angélica, 40 - Ipanema. Rio de Janeiro/RJ.
Telefone: (21) 2247-9101
Horário de funcionamento: Segunda a quinta das 19:30h às 0:30. / Sexta das 12:30h - 01:30h / Sábado das 13:30h - 01:30h / Domingo das 12:30h - 18h.
Aceita cartão: Sim
Estacionamento: Não

4 comentários:

  1. hummmq delicia Pri!!!lendo seu post me lembrei de um lugar em Curitiba chamado Jacobina é um boteco bem legal, e tem um sorvete de tapioca com calda de vinho e especiarias q é um arraso!!!bjosssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouvi dizer que Curitiba tem ótimos restaurantes. Pretendo fazer um "Saboreando" por la!
      Eu super indico o Zazá Bistrô em Ipanema, o cardápio é incrível!!! Voltando ao Rio, será parada obrigatória.
      Beijão, Lu!

      Excluir
  2. Nossa que delicinha! Estava esperando os suspiros pelo sorvete hehe, mas adorei a cara dos pratos. Quero conhecer quando for para o Rio. Adorei ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, mas bom... Claudio adorou! Hhaha.
      Tem que conhecer, é ótimo!

      Excluir