quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Receita da semana: Lulas às dorê

Uma coisa que Claudio me fez viciar é lula, principalmente à dorê. O camarão à milanesa que sempre foi o preferido para aperitivos, hoje em dia, perde para as lulinhas, dá para crer?

Estávamos na praia e a preguiça dominou nossos corpos, além da obrigação de economizar ($), já que estávamos para viajar. Abrimos o freezer para ver se existiria a possibilidade de almoçarmos em  casa ou se teríamos que sair para algum restaurante. Para nossa felicidade, os pais do Claudio sempre mantém o congelador abastecido com várias coisas bem boas. Nos deparamos com um pacotinho de anéis de lulas, oba! Foi um dos componentes do nosso almoço.

Como qualquer fritura infesta toda a casa com aquele cheirão, a saída não poderia ter sido melhor, levamos uma fritanela para a sacada e preparamos as lulinhas lá mesmo.

Para preparar lulas à dorê é muito simples: limpe a lula e corte em anéis e os seque bem com papel toalha. Coloque farinha de trigo, sal e pimenta-do-reino em um saquinho de plástico (aqueles de cozinha, bem fininhos, que também são utilizados para colocarmos frutas/legumes antes de pesar). Mexa bem para os pós se misturarem. Coloque os anéis de lula sequinhos dentro do saco e sacuda bastante, até as lulas ficarem empanadas.

Coloque óleo na panela ou fritanela e quando estiver bem quente, coloque o molusco. Lula é jogo rápido, mais rápido que camarão, hein? Se bobear a carne fica dura. Portanto, retire os anéis antes de ficarem douradinhos.




Pronto! Depois é só colocar uns pinguinhos de limão e abrir uma cerveja bem gelada que a fartura é garantida.

Bom apetite!

4 comentários:

  1. Que delícia Pri! Adoro Lulas, devem ter ficado muito boas mesmo. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica!!! eu também adoro lulas e achei bem prática a tua receita, sem contar que a foto me deixou com água na boca!! ;) beijos, Helo.

    ResponderExcluir