quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Receita da semana: Risotto de filet mignon com funghi

Dia 19 de agosto foi meu 24º aniversário. Naquela de fazer ou não uma festa, fiz um jantarzinho simples para comemorar com algumas amigas.

Comprei todos os ingredientes e coloquei a mão na massa. Depois dessa noite descobri que não é nada fácil cozinhar para 20 pessoas e que preciso de mais força no meu braço fino (suei para mexer as colheres nas panelas). 

Refri, vinho branco, vodka ok. Como entrada, preparei uma saladinha que adoro e que já apareceu aqui no post da Ceia de Natal do ano passado. São palitinhos de tomate cereja, queijo e manjericão imersos em azeite de oliva. Ficam uma delícia!




Para a ocasião, queria algo prático e único, que não precisasse de acompanhamentos. Preparei, então, dois tipos de risotto para agradar a todas. Um de camarão com alho poró e outro de filet migon com funghi. A receita de risotto de camarão já passei aqui, basta apenas acrescentar o alho poró. As meninas elogiaram e aqui está o post, especialmente para minha amiga Priscila Faria (beijo, Pri!).

Para sobremesa, bolo sensação e docinhos, que ficarão para outro post.

Receita Risotto filet mignon com funghi:
Ingredientes: (2 pessoas)
- 1 xícara e 1/2 de arroz arbóreo
- 1 xícara e 1/2 de vinho branco seco
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 1 caldo de carne
- 300g de filé mignon limpo
- 100g de funghi secchi
- Azeite de oliva
- 3 filé
- Sal
- Pimenta-do-reino
- Pimenta branca
- 1/2 caixinha de creme de leite (se quiser)


Modo de preparo: 
Corte o funghi em finas fatias e deixe hidratando em uma bacia com água. Em uma panela, ferva o caldo de carne (mais fácil se for em uma chaleira). Em outra, aqueça o azeite e refogue o alho e cebola. Acrescente o arroz e misture bem por um tempo para pegar gosto. Despeje o vinho e continue mexendo até o líquido baixar. Acrescente um pouco do caldo para cozinhar o arroz, mexa bem. Corte a carne em fatias e tempere com sal e pimentas. Insira o mignon na panela. Seque com papel toalha o funghi e acrescente na panela, misturando bem e colocando mais caldo, sempre. Mexa. Acerte com sal e mais pimenta-do-reino, se necessário. Agora é só deixar cozinhar colocando mais caldo e misturando. Por fim, quando o arroz estiver no ponto al dente e a carne cozida, misture o creme de leite se você gosta.
Coloque o risotto em uma travessa e finalize com um fio de azeite por cima. 




Bom apetite!

8 comentários:

  1. Parabéns atrasado, alias também sou do dia 19 de agosto, ótima data!!! e recita deliciosa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mari!
      Aé? Que legal. Fica a dica de receita para o próximo dia 19, então, rs.

      Excluir
  2. Adorei suas receitas, tambem gosto de fazer risotos, só nao consigo fazer pra muita gente, fico com medo de nao dar certo, mas depois dessas suas dicas acho que ficará mais fácil......

    beijinhos..............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cri!! Seja bem vinda. Obrigada. Que bom que você gostou. Olha, vou te dizer que, com certeza, se eu tivesse feito para um número menor de pessoas ficaria mais saboroso, o que não significa que tenha ficado ruim. Pode confiar! hehe
      Bjs

      Excluir
  3. Pri...


    Eu sei bem o que é cozinhar para vinte pessoas... é muita coisa, né?

    AMEi a saladinha... estou louca para fazer!


    BEijos


    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Essa foi minha primeira experiência. Fiquei toda afobada hahah.
      Bjs!!

      Excluir
  4. Show de bola a saladinha. Vamos "roubar" essa idéia num próximo evento...hehe... bj

    ResponderExcluir