quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Receita da semana: Burritos (com fajitas e guacamole) - Por Guilherme Schwinn

A receita de hoje é do beer sommelier Guilherme Schwinn. Guilherme é personal chef e comanda o Gastrobirra Homemade, proposta de gastronomia preparada com exclusividade e servida como se fosse em casa, em que produz cardápios exclusivos combinados a boas cervejas.

Ele nos ensina a preparar uma comidinha que adoro: Burritos.

"Nada melhor que uma cerveja para acompanhar uma comida mexicana. Principalmente quando tem uma boa dosagem de lúpulo.

A comida mexicana é conhecida por ser picante e para quem gosta deste caráter, cervejas com uma carga maior de lúpulo - responsável pelo amargor - é uma boa pedida. A resina existente no lúpulo é responsável por elevar este caráter picante da comida e trazendo novas sensações ao paladar, fazendo querer dar mais uma garfada e um gole da cerveja.

Para ter esta experiência resolvi fazer burritos e para acompanhar, uma clássica India Pale Ale - cerveja feita no tempo das viagens dos ingleses à Índia, aumentando a dosagem de lúpulo das cervejas comuns para poder resistir a viagem. A cerveja escolhida foi por ter um leve sabor caramelado do malte, leve herbal e floral dos lúpulos, combinando bem com os condimentos da fajitas - coentro e páprica.

Esse é um clássico das harmonizações e para quem está começando no mundo das ditas "cervejas especiais" é uma ótima experiência.





Ingredientes:
Fajita
-8 tortillas de trigo prontas
-1 kg de alcatra
-1 pimentão vermelho
-1 cebola
-1 pimentão amarelo
-1 pimentão verde
-2 colheres (sopa) de páprica picante
-2 colheres (sopa) de páprica doce
-azeite
-sal
-pimenta do reino

Preparo:
Corte todos os ingredientes em tiras. Tempere a carne com as duas pápricas, reserve.. Salteie os legumes até ficarem al dentes. Reserve. Grelhe a carne, depois de pronta junte os legumes e acerte o sal e pimenta.

Guacamole:
-1 abacate médio
-1 tomate picado
-1 cebola picada
-suco de 1 limão
-2 pimentas dedo de moça picadas sem semente
-coentro picado a gosto
-sal

Preparo:
Retire a polpa do abacate e amasse com um garfo, até ficar quase uma papinha. Junte todos os ingredientes e tempere a gosto. Para servir, recheie as tortilhas com o guacamole e a fajita."




Fotos: Michele Meiato Xavier.

Bom apetite!

Para quem, assim como eu, gosta de cerveja e quer aprender mais sobre esse universo, quarta-feira que vem (19/09), Guilherme conduzirá um curso de harmonização de cervejas. Além da harmonização (teórica e prática), serão abordados diversos aspectos, como a história da cerveja e noções de análise sensorial e degustação. Um programa diferente que terminará com degustação de 4 cervejas de três países, acompanhadas de queijos.
Dúvidas e inscrições: guischwinn@gastrobirra.com





4 comentários:

  1. Muito legal saber da receita!
    Poxa, e dale cerveja, né? O fato de ter pimenta só faz a gente querer beber alguma coisa enquanto come, haha!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei também.
      É verdade. Uma cervejinha geladinha pra refrescar depois da pimenta... Que maravilha!

      Excluir
  2. E legal saber sobre o curso de harmonização de cervejas!

    ResponderExcluir