sexta-feira, 6 de julho de 2012

Novo cardápio Taikô / Santa Mônica

O SF recebeu o convite para conhecer as delícias do novo menu do Taikô Iguatemi, um cardápio reformulado no qual a cozinha contemporânea ganha um toque ainda mais asiático.

Saí de um café com as amigas que durou até as 20h (em breve no blog), peguei o namorado e chegamos no horário marcado.

Sempre achei gostoso entrar nesse restaurante, pois sua estrutura conforta e, por mais que esteja acoplado ao Shopping Iguatemi, esquecemos que estamos em um grande complexo de compras. O Taikô é um mundo isolado, só seu. Decoração oriental marcante com predominância no vermelho.

Fomos recepcionados até nossa mesa que, assim como todas as outras, contava com iluminação de vela.

Para a noite podíamos variar entre espumante, vodka, refrigerante, água e suco de cranberry (bebido com o destilado, hum...).

O agrado dos estômagos iniciou com ostras in natura com vinagrete de gengibre, saquê e tabasco e bastonetes de vegetais e dip de pasta de soja condimentada (missô)

 Eu nunca tinha comido ostra fresca e depois dessa aventura descobri não me agrada, mas o Claudio come e achou gostosa e temperadinha. Os bastonetes são uma opção para entrada leve e a pasta de missô é sempre uma delícia. 

Ainda como entrada, lombo suíno empanado com molho agridoce e ceviche de peixe branco. Nunca tinha provado ceviche acompanhado de batata doce, ainda mais grelhada... Inusitado. O lombo foi só elogios, adoramos. A minha sugestão é que o molho agridoce venha em maior quantidade, já que é saboroso e acaba em instantes.

Saladinha com mix de folhas verdes, tomate cereja, cebolinha, tofu e alga. Light, bem light. É bom comer sem peso na consciência.

Antes de ir para o mais pesado, finalizamos com dois Special Dyo, de salmão, cream cheese, caviar e pepino, flambados em Curaçau Blue. Não consegui captar o momento, mas chegaram à mesa em chamas, ótima apresentação. Quem já provou curaçau sabe do seu sabor marcante, mas o chef pensou muito bem ao montar a novidade em cima de uma rodela de pepino, sendo assim, o arroz não fica encharcado de álcool. Aprovado!






Entre espumantes e copos com vodka, chegou a hora dos pratos principais: Atum mal passado com purê de wasabi e couve crocante, meu favorito da noite, e medalhão de mignon grelhado servido com arroz, cereais, legumes salteados na manteiga e mix de castanha. Mignon suculento e arroz especial, mas não teve jeito, o atum foi imbatível. Já tinha visto, mas nunca provado o purê de raíz forte. Se você for ao Taikô com intuito de saborear um prato principal, essa é a minha dica.

Além de toda a comilança de salgados, os doces também deram o ar de sua graça. Duas sobremesas: uma inusitada e outra mais tradicional. Confesso que ao ler a descrição do Marquise de chocolate fique receosa. Onde já se viu azeite e sal em uma sobremesa? Tá, o sal tudo bem, ainda mais se tratando de flor de sal, mas azeite? O azeite de oliva era quase nulo e seu gosto não se pronunciou, mas o sal, sim, e deu o toque necessário para o doce. Facilita a vida de pessoas como eu que enjoam facilmente do açúcar. O segundo foi um flan de leite cremoso queimado com calda de laranja, nossa escolha de mais saboroso.

Por ironia do destino, justamente meus dois favoritos (atum e flan) ficaram com fotos de pior qualidade. De repente é um convite para vocês conferirem ao vivo.






Se interessou pelas comidinhas? Ficou curioso? Vá ao Taikô Iguatemi e tire suas próprias conclusões!

Agradeço ao Taikô pelo convite, por nos propiciar uma noite muito agradável e por confiar no Saboreando Floripa.

Tati do Floripa na Mesa também esteve presente e provou alguns pratos diferentes, confira.



Endereço: Shopping Iguatemi Florianópolis - Térreo: Av. Madre Benvenuta, 687 - Santa Mônica. Florianópolis/SC.
Telefone: 3024-1099
Horário de funcionamento: das 11 às 0h.
Estacionamento: Sim
Aceita cartão: Sim


7 comentários:

  1. Lara de Bruchard Costa6 de julho de 2012 às 11:29

    Eu não entendi muito bem se tu foi convidada para um evento (e daí tinha comida e bebida à vontade) ou para jantar lá. Se foi a segunda opção, senti falta dos preços, hehehe!!

    Mas achei legal isso que tu falou do ambiente. Que bom que eles conseguiram propiciar um bom ambiente, que faz com que a gente nem perceba que estamos em um Shopping! Muito bom saber!
    E as comidas pareceram boas também!!

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui convidada para jantar lá e conhecer o novo menu. Os preços não nos foram repassados, por isso ficarei devendo.

      Foi uma noite ótima! Já falei algumas vezes para o Claudio que o Taikô, pela sua estrutura, até nos faz pensar que não estamos em Floripa.

      Se tu gostasse de sushi, eu te levaria para lá, é delicioso!

      Beijão

      Excluir
    2. Lara de Bruchard Costa6 de julho de 2012 às 16:59

      Que legal, parabéns, Pri!!
      Ah, sem problemas de ficar devendo :)

      Haha, pois é... mas não curto sushi (ainda, pelo menos)!
      Beijo!!

      Excluir
  2. Oi Pri... como não como "peixe cru" não vou a restaurantes orientais, mesmo sabendo que são servidos pratos para quem não curte a iguaria.

    Mas, há duas semanas, dois amigos estavam de aniversário e fecharam aquela primeira parte, o deck, para a festa. Até aí, tudo bem. Alguns convidados foram para o salão jantar e alguns convidados avistavam os amigos sentados, íam até a mesa cumprimentar. Ocorre que uma garçonete pediu para que nós não ficássemos "circulando" pelo salão... achei muito errado da parte dela, até porque, não ocorreu aglomeração alguma, cumprimentavam e logo já íam para a área da festa, até porque, não se fica em pé conversando com alguém durante o jantar né...

    Já no fim da festa e tarde, por volta da 1:00 hora, minha irmã e um amigo meu pediram dois temakis. Informaram que a cozinha já estava fechada e que inclusive não tinha mais salmão. Ok... tudo certo, a hora era realmente adiantada!

    Pedimos mais bebidas e meu amigo brincou dizendo que iria sair de lá muito chateado porque era um "ator da globo" - isso é brincadeira interna nossa - e não teria comido o temaki... acredita que em menos de 5 minutos o garçom voltou dizendo que eles iriam preparar?? Ué, JÁ NÃO TINHA ACABADO O SALMÃO!

    Ficamos boquiabertos com tal tratamento... eu fiquei super decepcionada!

    Durante toda a comemoração ocorreu tudo bem... só essas "coisinhas" que me incomodaram um pouco...


    Beijos


    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, muito obrigada pelo comentário! É sempre bom ter informações sobre os locais que frequentamos, sejam elas boas ou ruins.

      Lendo o que tu escreveste, devo concordar contigo. Tratamento equivocado com a chamada de atenção sobre a circulação e mais ainda com a falta do peixe.

      Como sou cliente, assim como tu e teus amigos, estou apta a passar por acontecimentos como esse.

      Que essa críticas como essa sejam lidas para os estabelecimentos aprimorarem seu negócio, seja no atendimento, produto ou qualquer outra coisa.

      Beijos

      Excluir
  3. pra vc vê que gosto não se discute, se aceita e pronto!

    os seus preferidos foram os que os outros menos gostaram...a vida é assim!rs

    curti muito o post e as fotos!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Pri, agora que vi como os nossos pratos foram bem diferentes (pena que não rolou o polvo para nenhuma, hahahahah)!!! Achei o arroz do filé maravilhoso, agora fiquei curiosa para provar o atum com purê de wasabi, parecia ser muito bom!!!
    O Guille, que também provou a marquise de chocolate, tb disse que dispensaria o azeite de oliva.
    Beijão, Pri

    ResponderExcluir