terça-feira, 5 de junho de 2012

Pérolas da Ilha: Café, Cultura e Arte

Hoje escrevo sobre mais uma tarde de terça-feira deliciosa em que saí para tomar um café com minha amiga Nádia (leia mais). A experiência ocorreu há duas semanas atrás. Assim que nos vimos, dei a sugestão de irmos conhecer um café novo localizado no Bairro Pantanal.

Ela que é super parceira topou na hora. Depois de estacionar já lançamos um sorriso: a fachada é divertida e colorida, bem diferente do que encontramos por aí. Em amarelo, branco e azul o anúncio: "Pérolas da lha Café, Cultura e Arte".








Empurramos a porta de entrada e reparamos na fofura que era. A felicidade chegou com tudo logo que colocamos os pés dentro do estabelecimento. Lindo! Não pude deixar de comparar com o Café da Corte, pois a semelhança na decoração é enorme.

Mesas de jantar feitas de madeira, fuxicos, tapetes, louças, artesanatos (como a renda de bilro), poltronas e almofadas, e muitos objetos antigos. O lugar é uma graça e totalmente improvável visto pelo lado de fora.

A grande maioria das peças contém uma placa de informação sobre sua origem, o que me fez percorrer o café lendo plaquinha por plaquinha. Em um cantinho existem vários vinis. A ideia é que fossem tocados na vitrola, mas, por ser muito antiga, fui informada de que não toca mais, uma pena.

O banheiro também levou decoração com toque inusitado. Cheirosíssimo, lustre e uma banheira com uma planta dentro (mais semelhança entre o Café da Corte) são os objetos que vemos ao empurrar a porta.

Depois de vasculhar canto por canto, decidimos sentar. Recebemos o cardápio com a informação de que também poderíamos escolher doces e salgados do balcão. Antes de me decidir, quis saber o que esse lugar tão charmoso tinha para oferecer não mais aos olhos, mas também à barriga.



 








É mesmo um café: sanduiches, salgados, tortas e doces. Apesar de a casa abrir durante a noite, de pratos quentes apenas omeletes e sopas. Além de café, chocolate quente, capuccino, encontramos bebidas alcoólicas como cerveja (Stella, Heineken e Budweiser - R$5), whisky e caipirinha (R$10,50).

O Pérolas da Ilha ainda vende café moído e em grãos a kg, chás orgânicos em caixa e lata, artesanato para presente com enfoque na renda de bilro, aceita encomendas para doces e salgados para festas e reserva seu espaço para cafés de grupos fechados aos domingos das 16h às 22h.



Nos levantamos e ficamos hipnotizadas com as delícias do balcão. Escolhemos as mesmas comidinhas: empadinha de camarão e torta de limão. A diferença ficou só na bebida: para uma água e para outra suco.

Enquanto aguardávamos, batíamos papo com as atendentes super simpáticas que nos contaram que a casa está aberta há apenas 3 meses. Mesmo com pouquíssimo tempo de existência, notamos uma certa movimentação de clientes.






A empadinha estava muito boa e recheada. É tão bom comer salgados de camarão com camarão, rs. Seguimos com a torta de limão, que estava bem fofa e fresquinha.

Depois de saciar a gula, pulamos para um cantinho mais reservado com poltronas para bater papo e por ali ficamos por um bom tempo.

Minha conta fechou em 16 reais pagos com a felicidade de ter encontrado um lugar tão aconchegante como esse.




Endereço: Rua Dep. Antônio Edu Vieira, 443 - Pantanal. Florianópolis/SC.
Telefone: (48)3225-6620
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta: 11h às 22h. Sábado 11h às 21h.
Estacionamento: Sim
Aceita cartão: Sim
Emitiu nota fiscal: Não


21 comentários:

  1. Que bela surpresa Pri!
    Eu já sabia do local, ainda não fui por uma questão logística!
    Muito bonito!
    beijoca

    Blog Café das Quatro
    www.cafedasquatro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita!! Desde que abriu suas portas, passo em frente toda semana. Não esperava ser tão grande e muito menos ter só surpresas positivas. Café das Quatro precisa dar um pulinho por lá.
      Beijão

      Excluir
  2. Maravilha, Priscila! Você está desempenhando muito bem o papel de caçadora de bares e restaurantes. Parabéns e continue com seu trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Lara de Bruchard Costa5 de junho de 2012 às 20:49

    Oi Pri! Esse café fica perto daonde exatamente? Porque a Deputado Edu Vieira é grande, né? Hehe!
    Fiquei curiosa, dá pra ir, é perto da minha casa!!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É perto do Liandra Noivas, bem ao lado do Posto BR. Muito fofo. Em breve voltarei, mas à noite.
      Beijoca

      Excluir
    2. Lara de Bruchard Costa5 de junho de 2012 às 22:53

      Obrigada pela resposta!!
      Beijocas!!

      Excluir
  4. que lugar mais fofo e lindo!!!!!!!!!!
    deve ser uma delicia comer umas gostosuras e conversar tranquilamente!
    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Delicia de lugar!! E como sempre achamos um cantinho super fofo e aconchegante!! Quero muito voltar e experimentar uma sopinha!! Adoro as terças de café! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pivaaaaa! Também amo as terças. Já vou pensar em outro lugar para a próxima. Hoje teve mais, hein? Em breve no blog mais uma experiência das amigas. Beijoca!!

      Excluir
  6. Que lugar gostoso! Não conheço o Café da Corte, mas fiquei apaixonada por este café daí hehe. Tenho que conhecer os dois na verdade. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem, sim! De repente ir nesse primeiro e dps no da Corte que é maiorzão... Beijoca

      Excluir
  7. Eu já conheci, e tb adorei.
    Lugar fofo e agradável
    Tomei a canja e é uma delícia, recomendo!
    Bjks
    Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheci esse lugar a pouco tempo e também fui de sopa, caldo verde, muito bom o lugar e a comida. Se fizessem um buffet ou festival de sopa nas noites de inverno seria uma maravilha!
      Adoro seu blog.

      Excluir
    2. Hum, quero sopinha também. É, eu dei essa sugestão no dia da minha visita. Seria um atrativo a mais. Obrigada!!!

      Excluir
  8. Adorei o local, fui la quinta feira ontem....nao esperava ser tão bonito ...

    ate fiz um post, porque adoro indicar lugares que vou e gosto...ate indiquei este post de vcs...por estar recheado de fotos legais.....fiquei sem bateria no cel, tirei pouquissimas fotos rs

    beijo
    Grasi
    adoroolilas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Grasi
      Também não esperava. Foi uma boa surpresa. Obrigada pela menção. Bjs

      Excluir
  9. Adoro um café, vivo sempre procurando um diferente.....e esse eu já fui 3 vezes, realmente é bem no estilo do Café da Corte, bem menor, mas aconchegante . Hoje mesmo estarei lá com amigas. Essa torta de amêndoas com banana é uma das tortas mais gostosas que comi na vida, apesar de ser a mais cara tambem...mas vale cada centavo....

    beijinhos.................

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cris
      Tenho que voltar ao Pérolas da Ilha. Vi que colocaram vidros por fora agora, gostei. Já provou a omelete? Estou curiosa.
      Bjs

      Excluir