segunda-feira, 14 de maio de 2012

Aproveitando o delivery da Macarronada Italiana

Em julho de 1979, o italiano Ézio Giannino Librizzi abriu as portas de um dos mais tradicionais restaurantes de Florianópolis. O lugar escolhido para o empreendimento foi no antigo campo do Avaí, atual Beira Mar Shopping, o shopping do Centro da cidade. Em 1983 precisaram de um espaço maior e migraram para um casarão localizado na Avenida Beira Mar Norte e lá está até os dias atuais, a conhecida Macarronada Italiana.

De acordo com o chef Librizzi, o nascimento da Macarronada Italiana ocorreu em 1960, na cidade de Balneário Camboriú. "Meu tio Bruno mudou-se para aquela praia com a esposa Nalda e as filhas, para descansar após sua aposentadoria, seguindo o exemplo de outro casal de amigos italianos: Bruno e Nella. Fizeram muitos amigos na sociedade catarinense que freqüentava o balneário e para retribuir a hospitalidade e o carinho daquela gente, começaram a convidá-los para degustar as 'macarronadas' preparadas por Nella e Nalda. O que se seguiu foi um festival de pedidos e auto-convites: - Bruno, quando vamos comer de novo aquela 'macarronada italiana'? Foi desta forma que a sala da casa do Bruno se transformou no Restaurante Macarronada Italiana".

É difícil encontrar alguém que more em Florianópolis e não conheça a Macarronada e seus sabores. Pratos mais sofisticados do que frango com polenta (adoro) fazem parte do cardápio. Ézio aproveitou os frutos do mar em abundância na Ilha para uni-los a massas e molhos. Além das combinações, o diferencial está certamente no fato de todas as massas, molhos, pães e sobremesas serem preparadas na cozinha da casa.

Para os amantes de vinho, a Macarronada Italiana conta com uma adega climatizada com 240 rótulos, muito deles de produtores catarinenses.

A decoração rústica se mistura charmosamente com a delicadeza de peças modernas. Quadros que retratam diferentes regiões da Itália, além de imagens de São Francisco de Assis estão espalhados pelos salões.

Atualmente, além do Centro, a Macarronada está também na Lagoa da Conceição e Kobrasol. Para aqueles que não podem/querem sair de casa devido ao horário ou preguiça, a boa notícia: a Macarronada Italiana tem serviço de tele-entrega.

Essa facilidade salvou um almoço de sábado chuvoso. Aquela coisa... Dia todo no sofá, preguiça de preparar alguma coisa e, principalmente de limpar as sujeiras que existem depois de cozinhar. Não queríamos comer qualquer coisa e logo fugimos da mesmice de comidas express e ligamos para a Macarronada.

O cardápio do delivery é o mesmo do restaurante, portanto, com muitas boas opções. Tentamos pedir algo diferente do que estávamos acostumados a comer lá e conseguimos. Claudio e eu fomos de Gnocchi al mascarpone: gnocchi de batata ao queijo mascarpone e molho de carne moída - R$43,00. A Lu, irmã do Harry, e o noivo, Daniel, não pensaram muito e concordaram no cheirosíssimo Filet mignon com brócolis aglio e olio, acompanhado de taglierini - R$62.

Acho que demorou cerca de 40 min. para o motoqueiro chegar e entregar o nosso almoço. Tempo compatível com o tratado ao telefone e com a qualidade dos pratos.






Comida quentinha e saborosa. O único problema foi conseguir parar de comer... Stupendo!


Macarronada Italiana Centro

Endereço: Av. Rubens de Arruda Ramos, 2458 - Centro / Florianópolis 
Fone: (48) 3028-2666
Horário de funcionamento11h/0h30 (sex. e sáb. até 1h)
Aceita cartão de crédito/débito: Sim
Emite nota fiscal: Sim
Delivery: (48) 3223-2666

5 comentários:

  1. Lara de Bruchard Costa16 de maio de 2012 às 13:19

    Só para dizer que adorei o espaço "pesquisar" que tem agora!!
    Fica mais fácil de pesquisar as outras postagens!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Lara
      Notou a mudança? Que bom que gostaste. Ficou ainda mais a cara do SF, tudo para facilitar a vida das pessoas rs.
      Beijão

      Excluir
    2. Lara de Bruchard Costa16 de maio de 2012 às 17:31

      Sim, notei!! Até porque outro dia eu tava tentando pesquisar algo no blog, e tava a maior confusão, haha! Agora ficou mais fácil!
      Beijos!

      Excluir
  2. Há algum tempo descobri o blog e desde então viciei!!! Estou lendo aos poucos os posts passados.
    Parabéns, pois está realmente mto legal.

    Qdo li esse post do Delivery da Macarronada, na hora pensei "não demora vou ter que pedir tb". E esse dia foi quarta-feira passada, fiquei doente e esse foi pretexto para o delivery. O taglierini com brócolis aglio e olio estava MARAVILHOSO. Eu estava sozinha e quando chegou pensei que fosse muito, porém fui comendo ao longo do dia, pois não consegui esquecer dele lá na cozinha....me chamando!!! Acho que até ajudou na recuperação da faringe!!!!

    Fabiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabiana!!
      Seja bem vinda!
      Que bom que nos descobriste. Ler sobre comida é viciante mesmo, não é? #soudessas rs.

      Hummmm, agora quem ficou com vontade fui eu!
      Que bom que gostou.

      Bj,
      Pri.

      Excluir