quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Receita da Semana: Palha Italiana



Não posso mais dizer que "não sou do doce", pois neste ano viciei minhas papilas gustativas. Agora, após um almoço ou jantar, sinto vontade de um doce para encerrar a comilança. Embora esteja gostando cada vez mais de comer um docinho ou outro (infelizmente), o que posso dizer é que continuo não sendo uma boa cozinheira de doces, pelo menos de bolos. Como antigamente eu virava o rosto para doces em geral, exceto sorvetes, não me empenhei a aprender a prepará-los. Atualmente venho buscando novas receitas e observando a minha sogra que é uma doceira de mão cheia. Para quem, assim como eu, não manja de doces, trago uma receita das mais fáceis e deliciosas: Palha italiana.

A palha italiana é uma mão na roda para quem quer preparar uma sobremesa super gostosa sem muito esforço/dificuldade. Quando ficamos encarregados de preparar um almoço ou jantar que nos exige tempo na cozinha, costumamos preparar esse doce como sobremesa, pois é rápido e comumente agrada a todos. A receita pode variar conforme seu gosto: brigadeiro branco, brigadeiro de pistache, leite ninho, chocolate belga, Nutella e assim vai. Basta usar a criatividade e os mesmos passos. Esta  é uma receita de palha italiana básica e tradicional.

Ingredientes (4 pessoas):
- 1 lata de leite condensado
- 2 colheres de manteiga
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó (uso Dois Frades)
- 1/2 pacote de bolacha maizena/maria
- Açúcar de confeiteiro
- Manteiga para untar

Modo de preparo:
1. Pique a bolacha em pedaços variados, sem ficarem muito grandes nem apenas esfarelados. Coloque em uma tigela. Reserve.
2. Em uma panela em fogo médio, coloque o leite condensado, chocolate em pó e a manteiga. Cozinhe como um brigadeiro, sempre mexendo para não queimar.
3. O ponto do brigadeiro é quando você arrasta a espátula de cima para baixo e é possível ver o fundo da panela. Desligue o fogo.
4. Despeje o brigadeiro na tigela em que está a bolacha picada e mexa bem.
5. Unte uma forma (alumínio ou vidro) com manteiga utilizando papel toalha e despeje a mistura. Penere açúcar de confeiteiro por toda a forma. Espalhe o doce. Por fim, cubra-o com açúcar peneirado.
6. Com uma faca, corte a palha do tamanho desejado. Deixe esfriar e leve à geladeira. Passe a faca novamente em todos as marcações feitas anteriormente e, com ajuda de uma espátula ou colher, retire da forma os pedaços do doce.





Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário