quinta-feira, 19 de junho de 2014

Receita da Semana: Polvo crocante



Polvo: ame ou odeie. É bem comum ouvir "-Ui! Polvo!" por aí, mas quando a pessoa é indagada se já comeu alguma vez, frequentemente a resposta é negativa. Eu entendo, afinal, polvo tem aparência e textura esquisita, mas quando bem feito é uma delícia. A forma de preparo mais fácil de agradar é o Polvo Crocante.

Esta receita de polvo crocante é da Luciane Daux, muito fácil, simples e muito gostosa. 

Ingredientes (4 pessoas):
2 kg de tentáculos de polvo fresco 
- 1 taça de vinho branco 
- 1 cebola cortada em 4 partes 
- 1 talo de  salsão cortado em duas partes 
- 1 litro de óleo de canola ou milho para fritura 
- Sal
- ½ xícara (chá) de alho cortado em lâminas finas 
-½ xícara (chá) de azeite de oliva 
-2 colheres (sopa) de salsinha picada 

Modo de preparo:
1. Em uma panela grossa que tenha tampa, coloque os tentáculos do polvo, a cebola, o salsão, o vinho branco, e uma pitada de sal. Tampe e leve ao fogo médio-baixo por 50 minutos.
2. Retire os tentáculos da panela e deixe escorrer bem. Reserve o caldo para preparar outras receitas.  Enquanto isso, leve ao fogo o óleo de canola. Quando tiver alcançado temperatura de fritura, coloque os tentáculos o mais secos possível. Cuidado pois poderá respingar. Quando as ventosas estiveres douradas, tire os tentáculos e escorra em papel toalha.
4. À parte, em uma frigideira, aqueça o azeite de oliva em fogo baixo com o alho cortado em lâminas até que este doure levemente. Desligue o fogo e acrescente a salsinha.






 Regue com azeite e bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário