sexta-feira, 6 de junho de 2014

Especial Dia dos Namorados: Receita - Carré de cordeiro em crosta de castanha do Brasil com talharim trufado

Hoje encerramos os Posts Especiais de Dia dos Namorados. Já demos dicas de restaurantes para a data, decoração de mesa e hoje encerramos com uma sugestão de prato para você surpreender a pessoa amada. Surpreender mesmo, porque é delicioso!



Trouxemos um talharim trufado da Itália e estávamos loucos para prová-lo, mas estávamos esperando o momento certo de prepará-lo. A hora chegou. O talharim é maravilhoso, com pedacinhos de trufas negras na massa e o que mais impressionou, fora o sabor, foi sua leveza. Massas geralmente são pesadas, mas essa estava tão leve que surpreendeu.

Massas trufadas podem ser encontradas em alguns empórios de importados, mas caso não as encontre, você pode substitui-las por massas de ovos e caprichar em um azeite ou manteiga trufada. Não será a mesma coisa, mas é bem gostoso também.

Usamos o talharim artesanal Ori di Langa feito com sêmola de trigo duro, ovos e trufa negra da estação. O preparo é simples, basta cozinhar a massa em 2 litros de água salgada durante 3 a 4 minutinhos, escorrer  e juntar 2 colheres de sopa de manteiga derretida. Para acompanhá-lo, preparamos um incrível carré de cordeiro desossado em crosta de castanhas do Brasil e um molho delicioso. Um dos pratos mais saborosos que já preparamos.






Carré de cordeiro em crosta de castanha do Brasil
Ingredientes:
- 1 carré de cordeiro
- 250g de castanha do Brasil
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 folha de louro
- 5 dentes de alho
- Sálvia
- Tomilho
- Alecrim
- Azeite
- Sal
- Pimenta do reino

Modo de preparo:
1. Antes de tudo, aqueça o forno a 160º. 
2. Limpe um pouco da gordura do carré. Tempere a carne com sal e pimenta e coloque-a em uma frigideira com alho (com casca mesmo, basta dar uma amassada), azeite, louro, sálvia, tomilho e alecrim para selar os dois lados. Leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos.
3. Deixe esfriar por 5 minutos e depois retire os ossos com ajuda de uma faca afiada. Não jogue fora os ossos, eles farão parte do molho.
4. Tempere o cordeiro novamente com sal e pimenta, depois passe na farinha de trigo e em seguida no ovo batido, apenas na parte de cima. Cubra a parte molhada com as castanhas picadinhas e volte ao forno por mais 10 minutos.










Molho
Ingredientes:
- Ossos do carré
- 2 colheres de manteiga
- 100ml de vinho branco
- 70ml de vinagre balsâmico
- 1 colher de shoyu
- Cebolinha
- Salsinha

Modo de preparo:
1. Na mesma frigideira que selou a carne, coloque os ossos para caramelizar. Acrescente vinho branco, balsâmico, shoyu, manteiga, cebolinha e salsinha. Deixe reduzir.






Bom apetite!

2 comentários: