terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A sequência árabe do Kaffa

Restaurantes abrem e fecham o tempo inteiro. Existem pontos na cidade onde sabemos que nada dará certo, como se tivessem caveiras cravadas no solo. Não citarei os locais dessa lenda urbana, pois atualmente alguns estabelecimentos estão fixados em tais pontos, mas, acreditem, é só questão de tempo. Por outro lado, alguns são marca registrada, como o Kaffa, primeiro restaurante árabe em Florianópolis.

Em minha última visita, fui com duas amigas, disposta a pedir algo diferente que ainda não tivesse provado. Visito o restaurante desde nova, quando ia com meus pais e ainda estava na escola, e me recordo de sempre ter as mesmas comidas à mesa.




O espaço, apesar de decorado com toalhas libanesas e outros objetos decorativos árabes, não é invasivo com as informações. Considero um restaurante clean, decorado na medida, frequentado tanto por amigos, casais, mas, principalmente por famílias e por isso mesmo conta com um pequeno espaço com brinquedos para os pequenos.

Outra coisa que é um chamariz é a carta de vinhos com preços excelentes e acessíveis. Na ocasião, dividi um vinho Calia Alta Chardonnay com uma amiga que nos custou R$42. Esse vinho é descomplicado, mas delicioso! A primeira vez que o tomei foi no Restaurante Freguesia e como havia gostado muito, guardei o nome e repeti a dose à posteriori na Trattoria Campione. Quando o vejo em cartas e o clima é de encontrinho com as amigas ou um dia quente, é uma opção refrescante com ótimo custo benefício.

Depois do vinho, hora de escolher os pratos. Anunciei para minhas amigas a proposta de pedirmos algo diferente, mas, com cara feia, me ignoraram. Não deu outra. Acabamos na Sequência Árabe. A grande verdade é que eu adoro essa sequência e também é o que sempre peço quando vou lá, porque vem vários itens que seriam escolhidos à parte e o preço de toda ela é maravilhoso.

Na sequência são servidos primeiro pão sírio com pastinhas (homus, babaganugh, coalhada seca e pasta de alho). Na verdade, o homus não é o melhor, mas a pasta de alho é bem forte e sou viciada nela, ainda mais quando misturada com a coalhada.

Logo depois, quibe cru com tabule e salada crua. Para mim, a melhor parte. Adoro quibe cru. Cubro-o com bastante cebola crua e rego com mais um pouco de azeite de oliva extra virgem e é só alegria.





A sequência tem fim quando chega o prato com os quentes. Notei que diminuíram o tamanho do prato, mas, mesmo assim, compartilhamos tudo em três meninas e foi mais que suficiente.

Charutinho feito com folha de parreira (receita aqui), abobrinha recheada, mejadra, quibe frito, assado e kafta.





Meus favoritos são a mejadra e kafta que são de lamber os dedos, ainda mais quando a mejadra vem com muita cebola adocicada.

Podíamos ter encerrado, já que a sequência chegou ao fim. Só que a gulosa aqui sugeriu sobremesa e, para minha alegria, uma amiga que chegou depois, aceitou. Pedi um ninho de pistache, feito com massa cabelinho de anjo, mel, pistache e caramelo, e ela um rolinho feito com a mesma massa e recheado com nozes. É uma delícia e uma sobremesa leve, não deixem de pedir.




E aí vocês me perguntam o valor de toda essa comilança. Fiquem felizes, porque o preço é ótimo! A sequência custa R$71,20 e, como disse para vocês, foi dividida entre três.


Ambiente: ♥♥♥♥
Atendimento: ♥♥♥
Preço: $$
Sabor: ♥♥♥♥♥



Endereço: Rua Rafael Bandeira, 337 - Florianópolis
Telefone: (48) 3223-4327.
Horário de funcionamento: 11h/15h e 18h/23h30
Estacionamento: Não
Aceita cartão: Sim

2 comentários:

  1. A sequência é tão maravilhosa, que nunca conseguimos pedir nada diferente.
    O hommus e a pasta de alho são inigualáveis, super temperadinhos! E o kibe cru então, tudo de bom! A kafta também é top! Enfim, TODOS os pratos são divinos. E o precinho é excelente. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thaís

      Também adoro o Kaffa e vou há muitos anos, hehe. Preço ótimo o da sequência! :)
      Bjs

      Excluir