sexta-feira, 26 de abril de 2013

A mágica da Miraculina, a fruta do milagre.

Dia 25 de março participei de uma pesquisa promovida por Jordan Franzen, chef da Risotteria Suprema, como parte de seu artigo de Pós-Graduação em Enogastronomia - UNIVALI, sob orientação de Leila Aparecida Costa. 

Fiquei super animada quando soube que a proposta seria a de sentirmos os efeitos da fruta do milagre (Synsepalum dulcificum) em nossas papilas gustativas. De acordo com o pesquisador, a fruta do milagre, popularmente conhecida como miraculina, descoberta pela primeira vez pelo explorador francês Chevalier des Marchais, no oeste da África no ano de 1725, "possui uma glicoproteína capaz de se ligar aos botões gustativos da língua, fazendo com que eles percebam o sabor doce no lugar de ácido e amargo".

Cada participante recebeu uma folha com as instruções e escala de avaliação entre acidez, neutro e doçura. Foram degustados vários itens, como tomate, limão, aceto balsâmico, vinho branco etc.




Além dos ingredientes para a pesquisa, os participantes puderam também experimentar pedaços de pitaya rosa e branca.

Assim que degustados os ingredientes da primeira etapa, cada um os classificou na escala de percepção. Confesso que foi difícil chupar limão e beber balsâmico sem fazer cara feia...




A segunda etapa consistiu na mesma avaliação, mas somente após a ingestão de miraculina. A fruta foi transformada em pastilha, pois sua durabilidade é curta, cerca de três dias.




Assim que minha pastilha derreteu na boca, comecei a segunda etapa. Comi novamente cada item consumido anteriormente, mas posso dizer que eram totalmente novos! Parecia uma alucinação... Eu via e comia limão, mas sentia uma doçura sem tamanho, o mesmo com balsâmico e companhia. O morango ficou maravilhoso! Parecia que eu estava comendo um morango imerso em quilos de açúcar. O suco de limão, que anteriormente estava intragável de azedo, dessa vez, ficou intragável de tão doce.

Essa alteração de percepção é possível apenas em produtos ácidos ou azedos. O sabor da pitaya, por exemplo, não sofreu nenhuma alteração. A duração da alteração causada pela miraculina dura cerca de 2 horas e a vontade que dá é a de provar de tudo. Uma grande loucura.

Para mim, que não sou lá tão chegada no doce, seria terrível passar muito tempo sob esse efeito. Os estudos da miraculina, por parte de Jordan, servem para investigar sua aplicação na gastronomia, mas podem ser aplicados também em prol da nutrição e medicina. Seria interessante para quem vive de dieta, poder comer algo doce sem peso na consciência, não é mesmo?

Agradeço novamente ao Jordan pelo convite. Adorei participar dessa experiência!

6 comentários:

  1. Pri... que coisa interessante!

    Nunca tinha ouvido falar...

    ResponderExcluir
  2. Eu achei uma loucura! Fiquei imaginando a cena... hehehe!! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Meu irmão comprou um pacotinho desses tabletes e provamos, e fiquei impressionado mesmo, não acreditava que funcionava. Mas depois de provar dá vontade de jogar todo açúcar fora, os alimentos e frutas em geral ficam muito mais gostosos com essa fruta do que se fosse com açúcar, sem comparação!
    Meu irmão comprou pelo mercadolivre, mas depois da compra o vendedor enviou o site deles, para quem quiser é www.miraculina.com.br

    ResponderExcluir