Tem quem ame, quem odeie e quem nunca tenha provado steak tartar - ou steak tartare, como quiser. É um tradicional prato da cozinha francesa feito de carne crua e temperos, servido como aperitivo com deliciosos pães franceses ou acompanhado de batatas fritas.
Em um jantar, a amiga Bruna Serpa serviu steak tartar como entrada. A receita é simples e no lugar de ovo ela utilizou maionese, porém deve ser preparada com atenção para que o resultado seja satisfatório.
Ingredientes:
- 300g de mignon moído
- 30g de maionese
- 50g de catchup
- 10g de mostarda dijon
- 20g de alcaparras cortadas finamente
- Sal
- Pimenta-do-reino
- Tabasco
Modo de preparo:
Junte a carne com o sal, pimenta, tabasco e misture bem. Em seguida, adicione as alcaparras, catchup, mostarda e maionese e misture até chegar ao ponto desejado. Coloque em um ponte e deixe descansando na geladeira antes de servir. Quando for consumir, finalize com um fio de azeite de oliva, se quiser. Os pãezinhos servidos foram comprados no Café François.
Eu adoro steak tartar, então, para mim combina com qualquer ocasião. Experimente esta receita e tire suas próprias conclusões.
Bom apetite!
Na região do Vale do Itajaí é um prato típico e se chama Hackerpeter ( pronuncia-se rácapeta ); na receita do Vale acrescenta-se ainda uma gema crua, cebola triturada , molho inglês e páprica picante .
ResponderExcluirPri, é parecido com kibe cru ou nada a ver?
ResponderExcluirJordana, não, não. Quibe vai trigo para quibe e muita hortelã e pimenta, que dão um gosto bem característico. Mas, amo os dois!
ExcluirTenho descendência francesa e nunca provei esse prato!
ResponderExcluirTá perdendo!! É delícioso
Excluir