quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Retrospectiva gastronômica SF 2012 - Parte III

Chegamos ao último post da retrospectiva SF 2012, separada em três partes (confira as anteriores). Hoje: Lugar para tomar café; baratinho do ano; a melhor pizzaria; o melhor bar; bar revelação; restaurante revelação; perda de 2012; lugar para comer doces; restaurante de frutos do mar; a melhor massa; restaurante italiano, o restaurante mais romântico e a melhor sorveteria publicada 2012.




1) Café quentinho é febre mundial. O Saboreando Floripa visitou vários lugares para se tomar café ao longo do ano. O que me fez eleger o Café François é a paixão que aquele lugar expira em todo canto e em tudo que é feito. São vastas opções de cafés que vão de grãos nacionais a internacionais. Além da bebida em si, a padaria oferece pães franceses maravilhosos e doces e salgados lindos e saborosos. Como se não bastassem as comidinhas, o lugar é encantador, com música ao vivo em dias específicos.





2) Teve muita gente reclamando que a grande parte das resenhas do SF eram sobre lugares caros. Isso não significa que não visitamos bons e baratos! Um exemplo desses é a Creperia Ruscello que conhecemos em 2012, mas funciona há 16 anos na rua Joe Collaço, no bairro Santa Mônica. No cardápio, além de pizzas e variedade de crepes doces e salgados, também sorvetes da Sorveteria Monte Pelmo (Ingleses).




3) Se tudo acabar em pizza e a pizzaria for a Elba D'Itália, me chame! Floripa tem boas opções de pizzas, como a Forneria Catarina, Lenha & Oliva, Vinil, Papparella etc. Porém, quem leva a medalha de melhor pizzaria do ano é, sem dúvidas, a Elba, localizada na Cachoeira do Bom Jesus. Só não levou meu voto como melhor do ano na premiação Veja Comer & Beber SC 2012/2013 devido ao seu restrito horário de funcionamento, só por isso.




4) Já tive boas e uma ruim experiência no Boteco Zé Mané, mas mesmo assim o acho um ótimo bar, mas não o elejo como o melhor visitado no ano, porque raramente tem música ao vivo, algo que eu simplesmente adoro quando a intenção é sair para se divertir. Um bar que me encantou foi o The Black Swan Pub, na Lagoa da Conceição. O local passou por reformas, mas ainda não fui conferir como ficou (só digo que se perdeu o ar de pub, caiu no meu conceito). Todas as vezes em que estive lá, rolou muita música boa e gente animada. O porém é que os preços não são os mais queridos e um chopp pilsen pode custar 9 pilas.




5) Não adianta, desde que o Duun African Bar abriu suas portas, causou polêmica, amores e ódios. O SF publicou em primeira mão sobre o único bar com influência africana de Florianópolis, inaugurado em 2012. Depois da primeira visita, fomos mais duas vezes ao Duun e constatamos que o empreendimento deu certo, pois a casa fica cheia rapidinho e a galera se anima ao som de dj's.





6) O descobrimento da Trattoria Campione em Jurerê Internacional foi felicidade. Amo massas! Massas bem preparadas me fazem abrir um sorrisão enorme no rosto, mesmo em dias em que nada dá certo. Fui ao restaurante três vezes e nas três provei pratos gostosos e o atendimento foi exemplar.







7) Se por um lado, teve lugar abrindo, por outro, teve vários fechando. 2012 também foi um ano em que muitos estabelecimentos fecharam suas portas: BenvenutoChilli Bar, Thai, Waterloo e outros mais. Lamentei por vários deles, mas a grande perda de 2012 de estabelecimento publicado aqui durante o ano, com certeza foi o  The Double Seven. O lounge+restaurante era super moderno, frequentado por pessoas jovens e bonitas, e tinha um restaurante excelente! Ainda bem que tive o prazer de provar várias delícias do cardápio da casa e poder afirmar que era bom demais.







8) Por falar em atendimento, não poderia faltar na retrospectiva um aspecto importantíssimo para uma boa experiência gastronômica: bom atendimento. Lugares como o Kikoni Japafood, Recanto da Sereia, Restinga, Lo Stivale, Tempero Nordestino e assim segue, tiveram 5 estrelas na avaliação do atendimento. Como eu deveria eleger apenas um, fiquei com o  Café da Corte, em São José/SC. Estive apenas duas vezes no local, sendo que apenas uma foi publicada aqui. Nas duas visitas o atendimento foi ideal, com qualidade e rapidez. Além disso, ao entrar no café, a recepcionista se oferece para levar o cliente a conhecer as dependências do casarão, ato admirável hoje em dia.




9) Florianópolis é uma capital litorânea, portanto lugar turístico bastante visitado. Apesar do posto de metrópole, a Ilha que está se desenvolvendo cada vez mais, ainda tem cara de cidade pequena. Alguns fatores influenciam para que tal frase soe como verdade, um deles é o horário de funcionamento de bares e restaurantes. Um lugar que não deixa a desejar no quesito horário é o Yaah Temakeria. Incansáveis foram as vezes em que saí de casa/balada tarde e raras eram as opções gastronômicas abertas. Para quem não se contenta com x-burguer, posso afirmar que a dificuldade é grande de encontrar um lugar que ofereça cardápios mais elaborados. O Yaah funciona de segunda a quinta das 11:30 às 01h, sexta e sábado das 11:30 às 5h, e domingos e feriados das 17h às 01h! Fica aí a dica para outros estabelecimentos e os parabéns a essa temakeria de horário flexível.




10) Quando recebo e-mails ou questionamentos sobre onde ir ou onde levar a namorada em um data romântica, como Dia dos Namorados ou aniversário de namoro, a sugestão mais presente é o João  de Barro. O restaurante está totalmente envolvido no clima romântico: ambiente, iluminação, música ao vivo, sem contar a homenagem à cidade, com luzes apagadas e "Rancho de amor à Ilha".




11) O melhor restaurante italiano é o lugar em que comi a melhor massa de 2012! Chama-se Di Taroni Trattoria Eu já tinha uma queda pela Di Taroni, pois foi o primeiro lugar que Claudio me levou para jantar quando começamos a namorar (Óó!). Era uma noite fria e chuvosa e me encantei pelo lugarzinho romântico e pela noite regada a bom vinho. Retornamos outra vez para almoçar e fiquei impressionada com a quantidade de cada prato, porção realmente farta, e a qualidade do couvert. Mas, foi em nossa última visita à casa que provei o inesquecível Spaghetti Montepulciano, feito com camarão refogado ao vinho branco, funghi, champignon, creme de leite e bechamel. Ai, ai! Melhor parar por aqui...






12) O melhor restaurante de frutos do mar que apareceu no blog em 2012 foi o Recanto da Sereia, localizado em Itapema/SC. Uma pena não ser mais pertinho... Na verdade, ainda bem, pois assim podemos tirar um dia para passear e ir até lá provar as delícias do cardápio da casa, não é mesmo? O lugar é maravilhoso, super confortável, com bom atendimento e, de quebra, uma vista linda para a praia. O comum é a fila de espera por uma mesa, mas no Recanto isso não é problema, já que existem duas grandes mesas com batidinhas e cachaça de aperitivo.




13) Quem leva o título de melhor sorveteria publicada em 2012 é a Gelateria do Max! Adoro a Monte Pelmo e na vez que estive lá neste ano, minha máquina fotográfica fez questão de acabar a bateria e o blog acabou perdendo um post refrescante. De qualquer forma, a Gelateria seria a sorveteria vencedora, com seus sorvetes artesanais cremosos e pela simpatia das atendentes.




14) Formiguinhas, não me esqueci de vocês! Meu lado afetivo por doces, sem dúvidas, cresceu no ano em  que era prometido o fim do mundo. Passei a dar mais atenção para o lado açucarado que não era a minha praia. Hoje em dia, acho difícil almoçar e não comer um doce depois, mesmo que seja um quadradinho de chocolate. Chego a ficar desapontada com restaurantes que não oferecem sobremesas no cardápio. Se tem um lugar que é agradável e tem doces que, além de lindos, são gostosos, esse lugar é a Casa de Chá Mayra Pauli. A beleza francesa não está apenas na decoração e louças, como também estampada nas doçuras comestíveis. Lá se encontram doces como macarons, folheados, "O melhor bolo de chocolate do mundo", e muito mais. Vale a pena a visita.

Gostaram das escolhas?

P.s. Todas as fotos publicadas aqui são de autoria própria. Caso faça uso de qualquer uma delas, favor informar os devidos créditos.

2 comentários:

  1. Hummm... muitos lugares bons!! E percebi que em muitos eu nunca fui, rsrs.
    Essa casa de chá e o café françois... nunca fui!! A pizzaria Elba também não, mas acho pouco provável, já que é meio longe =)
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. AAhhh, vale lembrar que tu ainda não visitou a sorveteria Vanilla, aqui na Trindade! Lá também é bom!
    Essa Gelateria do Max.. acho que nunca fui! hehehehe

    ResponderExcluir