segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Retrospectiva gastronômica SF 2012 - Parte I

Mais um ano se acabando... Muita coisa aconteceu em 2012 em minha vida e uma parte dela está atrelada ao blog. Para dar uma resumida sobre o que foi falado aqui no SF, resolvi fazer uma retrospectiva gastronômica do ano sobre as experiências publicadas ao longo de 2012 (não serão levadas em conta publicações de 2011). Espero que gostem, pois para mim, escolher entre tantas opções foi divertido. 

Irei dividir a retrospectiva em três posts, ok? Esta é especificamente sobre as comidinhas. Vamos lá?




Para dar boas-vindas à retrospectiva, inicio do começo, falando um pouco sobre a melhor entradinha saboreada no ano. Falei dela várias vezes no blog e deixei claro o meu amor pelo Shimeji Teppan que era servido no Taikô  do Shopping Iguatemi. A minha grande tristeza é que o Taikô do shopping fechou e agora estou na busca do shimeji perfeito...




Da entrada pulamos para o prato principal. Foi difícil escolher um só, mas pensei muito até concluir que o melhor prato que provei foi o Salmão com risotto de maracujá e melaço que era servido na The Double Seven. Momento triste continua em mode on, já que o 77 também fechou suas portas.





Para fechar o cardápio, ela que não me atraía e agora é parte frequente de meus almoços e jantares, a sobremesa. Aqui não tive dúvidas! Sem titubear: Cinnamon Oblivion do Outback. Sim, o Outback continua funcionando, oba! Quem não provou, faça-me o favor de provar. Tenho vontade constante de comer essa delícia feita com sorvete de creme, calda de caramelo, croutons de canela, nozes caramelizadas e chantily.




Se teve uma receita que preparei e que admito com orgulho que ficou ótima, essa receita é, sem dúvidas, a de filé de côngrio acompanhado de risotto de grana padano. Fiz para uma almoço, bem solitária, e me dei bem, hein? rs.





Não saio de casa para comer sanduíche com muita frequência, mas das vezes que o fiz tive boas experiências. O sanduíche que me surpreendeu foi o Kyoto, provado no Berinjela Gourmet Sandwich, numa noite agradável, à convite dos simpáticos proprietários. Fora esse, o cardápio trazia tantos outros de encher os olhos e também o estômago. 




O Kanpai que me perdoe, mas quem me fez salivar em 2012 foi o pequenino e ótimo Kikoni Japafood. Peixes nitidamente frescos, temperos diferenciados e cuidado com o preparo e apresentação dos pratos, sem contar o excelente atendimento - um dos melhores da cidade. Por enquanto só provei o sistema de festival, mas tenho que agendar uma ida ao restaurante para provar singularidades do cardápio à la carte.





Em uma disputa acirrada entre Ocean House e Tamarutaca, fiquei com os crocantes camarões à milanesa do restaurante que tive a felicidade de descobrir, localizado em Ponta das Canas, o Ocean House. Em duas vezes que estive na casa provei os camarões e em ambas situações chegaram à mesa quentes, tamanho ideal, crocantes, sequinhos, bem condimentados e com porção bem servida.




Como ainda não publiquei minha ida ao Porto do Contrato e o maravilhoso almoço que tive por lá, quem leva o título de melhor peixe de 2012 é o famoso Peixe à Moda da Caranha do belo Ponta das Caranhas. É um peixe à dorê preparado em formato de rocambole, recheado com camarão e catupiry, coberto com molho branco e queijo parmesão. A única queixa é que ano passado, na mesma época, ele custava R$90,80 e agora passou a custar R$108,50.




Para encerrar essa orgia gastronômica, chegou a vez dele que faz minha alegria quase todas as semanas, meu parceiro chopp! O melhor chopp da cidade está localizado no interior do shopping Beira-Mar, mais especificamente no Outback. O chopp Brahma é geladíssimo e servido em canecas de vidro com espessura grossa, que mantém a temperatura por mais tempo. O melhor de tudo é que podemos consumi-lo em dobro de segunda a sexta-feira das 18h às 20h, exceto feriados.


Gostaram do post?
Em breve tem mais!

4 comentários:

  1. Adoreiii a tua retrospectiva também! Muito bom saber os mais bambambans do ano e poder experimentar os que não tive oportunidade ainda. Beijinhos e ótima viagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi bom pra mim também, adorei!! Obrigada, amiga. Para você também! Até ano que vem hahaha.
      Beijão

      Excluir
  2. Sobre alguns pratos eu não posso palpitar, já que não gosto de comida japonesa.
    Mas sobre o sanduíche do Berinjela... hummmm!!! Aquele lugar é bom!!
    Beijos!

    ResponderExcluir