quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Receita da semana: Risoto de camarão

Adoro a receita de hoje. Por "n" motivos: gostosa, aprendi com a minha mãe, fácil de agradar e prato único. Estamos falando do risoto de camarão, hum...

Fizemos um encontrinho na casa de uma amiga e o risoto foi escolhido para o cardápio. Utilizamos ingredientes prontos, como caldo e queijo ralado, pois não tínhamos à disposição um caldo feito naturalmente e ralador de queijo, mas claro, se vocês tiverem fica bem melhor.







Ingredientes (4 pessoas):
-1/2kg de camarão descascado
-2 xícaras de arroz arbório
-1/2 limão
-2 xícaras de vinho branco
-2 tomates picados
-1 cebola picada
-2 dentes de alho picados
-1 caldo de legumes (usamos tablete pronto, pois não tínhamos um caldo feito)
-1/2 xícara de queijo parmesão ralado
-Azeite de oliva
-sal
-pimenta-do-reino







Modo de preparo:
1. Tempere o camarão sal e pimenta. Reserve.
2. Em uma panela, ferva o caldo em água.
3. Em outra panela, refogue a cebola e o alho no azeite de oliva. Deixe fritar por um tempo e mexa bem. Acrescente o arroz e misture para pegar o gostinho da cebola e alho. Coloque os camarões e deixe por pouquíssimo tempo, até ficarem levemente rosados. Retire os camarões e reserve.
4. Despeje 1 xícara de vinho branco e mexa bem. (O segredo do risoto é nunca parar de misturar, portanto, prepare o braço.) Acrescente a água fervida com caldo, aos poucos, para não deixar o arroz queimar. Continue no processo de acrescentar o caldo e mexer até o arroz ficar al dente.
5. Acrescente os tomates picados. Coloque os camarões, a outra xícara de vinho branco, mais sal e pimenta a gosto e suco de 1/2 limão, misture. Mais caldo. Misture o queijo ralado e mexa bem. O processo de regar com o caldo ocorrerá até o prato ficar pronto.
Se quiser, acrescente tempero verde e deu. Pronto para ser servido.








Bom apetite!

4 comentários:

  1. Pri, acho que vou experimentar a receita na sexta a noite, se ficar bom, te aviso!! Zero prática na cozinha!! haha A receita serve quantas pessoas?
    Adorei!! Beijinhos, Kari.

    www.sosbeleza.com

    ResponderExcluir
  2. Oii, Kari. Faz, sim. É tranquilo! Essa receita rende para quatro pessoas famintas. Se fizeres, depois vem aqui contar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Fiz essa receita e ficou divina. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir