Meus pais adoram descobrir lugares distantes para almoçar. Em um domingo fomos passear sem pretensão e chegamos a Nova Trento, à 80km de Florianópolis, um pedacinho da Itália em Santa Catarina. Nosso objetivo para almoço era o restaurante e pousada Cantina Italiana, que lota aos finais de semana, com famílias que estão a passeio, como nós, ou turistas que estão conhecendo a região "européia" de SC, como Brusque, Gaspar e Blumenau.
Chegamos perto das 13:30hrs e o estacionamento estava cheio. Ali mesmo, algumas decorações que dão charme ao lugar, como animais de madeira, "Luigi & Pina" e uma pequena capela feita de pedras e enfeitada com flores. Para entrar na cantina é preciso subir um corredor todo feito de madeira. Durante esse curto caminho, muitas imagens da Santa Paulina e N. Sra. do Bom Socorro enfeitam as paredes. No momento em que se avista o salão, uma parreira de uva artificial já sugere a que o cliente deverá experimentar um dos tantos vinhos coloniais que a casa oferece.
O restaurante segue a proposta de cantina italiana fielmente, com arquitetura rústica, muita madeira, mesas compridas e objetos antigos de decoração por todo o salão.
O esquema da casa é de buffet à tarde, que custa R$25,00 por pessoa, e a la carte durante à noite. A variedade do buffet é vasta e, pelo que parece, preparada com esmero. São opções de salivar. Para abrir o apetite, sopa de capeleti. Depois é só saber escolher entre tantas delícias, como: lasanha de vários sabores, polenta, massas artesanais (gnocchi, linguini, spaghetti), galinha caipira, fortaia e assim vai.
Tudo muito apetitoso. E o melhor, você pode repetir o quanto quiser. Fiz isso algumas vezes. Para beber, vinho colonial, que é doce e suave.
Se você pensa que parou por aí, está muito enganado. As sobremesas também estão incluídas no "pacote". Mousses, sagu, tortas, frutas etc. e etc.
Além do restaurante cobiçado, a pousada oferece uma loja de souvenir, com produtos coloniais e artesanato da região, onde é possível levar para casa os vinhos degustados no almoço. Aos fundos, além do rio, há um engenho com peças antigas. O interessante é que em cada peça há uma etiqueta com informações como "o que é" e "de qual ano".
Eles possuem uma horta suspensa feita de garrafas pet. Achei a ideia super bacana e sustentável.
Como estávamos em dez pessoas, a conta fechou em 310 estalecas, fora as besteirinhas e vinhos comprados na lojinha.
É um passeio diferente. Mas, desde já eu aviso: vá preparado para comer.
Ambiente: ♥♥♥
Atendimento: ♥♥♥♥♥
Preço: $$
Sabor: ♥♥♥♥♥
Cantina Italiana: Rua dos Imigrantes, 864. Nova Trento/SC.
Hmmmm comida da nona. Amoo!
ResponderExcluirSim, sim. Muito boa a comida!
ResponderExcluir