terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

II Encontro "Sem Migalhas" no Coisas de Maria João

O mês do Carnaval mal havia começado e já estava com programação marcada. Contei para vocês aqui sobre o encontro realizado entre blogs de experiências gastronômicas da Ilha. Tudo ocorreu tão bem, que no dia 1º de Fevereiro organizamos o II Encontro "Sem Migalhas". Decidimos oficializar nosso grupo e batizá-lo como Sem Migalhas - porque desperdiçar não está com nada. Participaram desse gostoso encontro além de mim, Tati do Floripa na Mesa, Carol, Ju, Pati e  Vívian do Café das Quatro, presentes na "primeira edição", também Aline, Gabriela e Tatiane.

A ideia inicial era um cafezinho sossegado que logo foi trocada por um encontro noturno em um bar em Santo Antônio de Lisboa. O local escolhido foi o Coisas de Maria João, eleito como Melhor Cozinha de Bar pela Veja Comer & Beber 2011.

O bar atrai olhares por se diferenciar do demais atrativos região. Os móveis feitos com tronco de madeira, brita na área externa e luz baixa retiram a obviedade do lugar. Há outro ambiente onde funciona um brechó, com roupas novas e usadas. Demos umas vasculhada e encontramos peças interessantes, como colares antigos e bolsas vintage.




Atrasada como sempre, cheguei e as meninas já estava sentadinhas na área interna do Maria João. Na mesa, sucos e caipirinhas de pitanga e limão.

O couvert artístico custava R$10,00 e prometia um sambinha meloso.

Como estava doente, não pude dar goles na caipirinha amada de todo dia. Fui de suco de laranja (R$4,50) para ingerir vitamina C.




Quando cheguei já rolava um mix de pasteis, nos sabores berbigão e camarão (R$14,90 porção com 12 unidades).







...Batata frita (R$12)







As meninas do Garfadas pediram muito bem a carne atropelada que veio numa porção satisfatória (carne bovina temperada desfiada, cozida e regada à cerveja preta - R$28,00). Quem provou elogiou.








A Tati e a Ju se atreveram nos risottos: camarão com abóbora e funghi chilenos (ambos R$32,00). Segundo a Ju, o risotto de funghi estava bom, mas poderia estar mais molhadinho.







E foi no Coisas de Maria João também que comi as melhores ostras da minha vida. Acredito que repeti essa frase umas 10 vezes... Vá lá e prove você mesmo para ver se estou errada. Pedi as Ostras João (6 unidades de ostras com molho de espinafre e alho - R$14,00) que  acabaram rapidamente.








Conversa vai, conversa vem e planos para o próximo mês. Nosso encontro marcado para às 19:30hrs durou até perto da meia noite. Isso que acontece quando se reúne uma mulherada animada.

Eu e a Pati nos aventuramos nas sobremesas. Uma trufa de chocolate (R$3,50) para ela e um petit gateau (R$12,00) para mim. Estranhei que no cardápio constava a opção de "petit gateau" por 6 reais e "petit gateau com sorvete de creme" por 12. Por ser o dobro do preço, esperei por uma avalanche de sorvete. Me enganei e aqui vai um ponto negativo. Petit gateau pequeníssimo.







Depois de dois sucos, ostras e sobremesa, minha conta fechou em R$49,00. Novamente, foram momentos divertidos ao lado de pessoas que são ótimas companhias.



Pati, Tati, Aline, Gabriela, Tatiane, eu (acima), Carol e Ju.

Já aviso a vocês que o III Econtro Sem Migalhas já está agendado. Será que será sempre assim, uma vez por mês? Se depender de mim e da minha gula, sim senhor!



Ambiente: ♥♥♥
Atendimento: ♥♥♥♥
Preço: $$$
Sabor: ♥♥♥♥♥

Coisas de Maria João: Rua Cônego Serpa, 57 - Santo Antônio de Lisboa. Florianópolis/SC.
Horário de funcionamento: Terça à domingo a partir das 11hrs (A também serve cafés).



10 comentários:

  1. Adorei Pri. O segundo encontro foi muito mesmo. Acho que vai surgir uma gangue...ops, uma turma boa por aí.
    beijão
    Paty (www.cafedasquatro.com)

    ResponderExcluir
  2. Que perfeita a foto do petit gateau, ficou linda!!! Adorei o post e fiquei curiosa em relação às ostras, não sabia que tinhas gostado tanto.
    Também quero encontro todo mês!!
    Adorei, beijãoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou, né? Nhami...
      Nossa, eu amei! A Pati que estava do meu lado deve ter cansado de ouvir ahhaha. Além disso, falo constantemente para meu namorado que ele precisa ir lá provar dessas ostras. Realmente ótimas!
      Beijos

      Excluir
  3. Meninas, eu tb fui no Maria João e amei as ostras ao molho de espinafre! Parabéns pelo post! Luana (Champagne Chocolat).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, são maravilhosas, não são? Indico muito! Obrigada pela visita.

      Excluir
  4. Realmente a Pri falou várias vezes que foram as melhores ostras que ela já comeu. rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Lara de Bruchard Costa15 de fevereiro de 2012 às 22:40

    Nossa, eu ri MUITO aqui.
    Que bolinho pequeno esse, do petit gateau! hauhauhauhau

    Beijoo!!

    ResponderExcluir