quarta-feira, 23 de abril de 2014

Receita da Semana: Tartelette de morango



A Receita da Semana é maravilhosa. Sou louca por tartelettes: limão, maracujá, mousse de chocolate, mas, sem dúvidas, o meu sabor favorito é o de morango com castanhas. Hoje ensinaremos vocês a receita de tartelette de morango. O preparo é um pouquinho trabalhoso, pois tem aquela parte de amassar a massa, esticar e coisa e tal, mas garanto que o resultado vale a pena.

As tartelettes são ótimas como sobremesa em um almoço/jantar em que recebemos convidados, pois podem ser feitas até um dia antes e guardadas na geladeira. Além de gostosas, chamam atenção por sua beleza. Vocês e seus amigos irão gostar! Vamos aprender?

Ingredientes (8 porções):
Para a massa:
- 3 1/2 xícaras de farinha de trigo
- 1 1/2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de manteiga com sal
- 2 ovos

Para o creme de confeiteiro: 
- 1 litro de leite
- 1 colhere de sopa de manteiga
- 6 gemas
- 1 xícara de amido de milho
- 1 e 1/3 de xícara de açúcar
-  2 colheres de chá de essência de baunilha

Para a cobertura:
- 20 morangos médios
- 1 pacote de gelatina incolor (12g)
- 5 colheres de castanha de caju picada 

Modo de preparo:
Massa:
1. Antes de tudo ligue o forno a 180º.
2. Em uma tigela, misture os ingredientes secos. Depois de bem misturados, coloque a manteiga e os ovos. Amasse com as mãos até ficar com consistência de massa.
3. Estique a massa sobre as forminhas de tartelette, deixando a borda mais espessa que o fundo (pois levará creme por cima).
4. Leve ao forno até ficarem levemente douradas.

Creme:
1. Despeje o leite, metade do açúcar e a essência de baunilha em uma panela em fogo médio. Mexa bem até ferver.
2. Misture em um bowl as gemas e o restante do açúcar com um fouet. Acrescente à mistura, amido de milho e mexa bem para não empelotar. Com uma concha, coloque aos poucos o leite fervido e misture bem para não correr o risco de cozinhar as gemas. Repita a ação até acabar o leite da panela.
3. Volte o líquido à panela e deixe cozinhar em fogo baixo, sempre mexendo. Quando engrossar, coloque 1 colher de manteiga e desligue. Deixe esfriar por 5 minutos.

Cobertura:
1. Recheie a massa com o creme de confeiteiro. Corte os morangos já lavados e sem o cabinho ao meio e coloque em cada tartelette 5 fatias (foto). 
2. Despeje a gelatina incolor em um potinho com 5 colheres de água mineral. Deixe hidratar por 5 minutos, mexa e leve ao microondas por 15 segundos. Regue a gelatina sobre os morangos e finalize cobrindo a fruta com pedacinhos de castanha de caju.




Já fiz também a mesma receita, mas com uvas e também com raspas de chocolate e castanha do Brasil.




Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário