terça-feira, 27 de agosto de 2013

Aconchego no Restaurante Pequeno Bosque

Em julho passamos alguns dias gelados na serra catarinense, um programa super delícia para ser feito em casal. Apesar dos poucos dias, conseguimos aproveitar muito. O único problema foi ter que ir embora, não queria de jeito nenhum.

Como sempre, saí de casa com uma listinha de opções para visitar, entre pontos turísticos, restaurantes e tudo mais. Publicarei aqui várias diquinhas bacanas, mas nada em ordem cronológica, ok?

Tiramos nosso último dia para almoçar em São Joaquim e depois visitar a vinícola Villa Francioni (post em breve). A cidade carece de infra-estrutura para receber turistas, já que é super divulgada erroneamente como cidade gelada do Brasil. Pessoas de todo o país e também do mundo vão a São Joaquim no inverno, porém se deparam com poucas opções gastronômicas, de lazer e também de hospedagens mais bacaninhas.

O restaurante mais elegante da cidade é o Pequeno Bosque, que se parece muito com um chalezinho daqueles que existem em montanhas. A entrada é linda, com grama, muitos verdes, flores e uma cascata imitando vinho saindo da barrica.

Por dentro o encantamento continua com decoração de extremo bom gosto. Lareira em parede de pedras escuras, tons terrosos na decoração, piso de madeira, lustres, taças... Adoramos.

Faltava saber se o cardápio faria jus ao espaço requintado e aconchegante.

Como depois do almoço teríamos uma programação etílica, optamos por pegar leve nas cervejas e suco para beber. Pedimos carpaccio de filé mignon como entrada (R$28). Geralmente restaurantes que preparam boas entradas, têm sucesso em pratos principais. Isso não é regra nenhuma, claro, mas é algo que venho percebendo ao longo de minhas jornadas gastronômicas.

Carpaccio em corte ideal, sem ser fino nem grosso demais, servido com rúcula, parmesão, pãezinhos e delicioso pesto de alcaparras que, certamente, executarei em casa. A entrada estava gostosa, mas cometeram um pequeno deslize ao servirem a carne muito gelada.

O cardápio é bacana, recheado de opções interessantes, mesmo sendo o carro-chefe o fondue. Minha dúvida girou entre o lombo suíno ao molho de mostarda (R$38) e pato... Fiquei com o segundo. Eram duas opções da ave: pato assado com molho de maçã e purê de batata (R$52) ou o que escolhi, Magret de pato ao molho de frutas do Bosque (R$56).

Errei na escolha. A apresentação do prato estava bonita, porém, a carne estava extremamente dura e não consegui comer mais que duas fatias. O molho de frutas vermelhas estava ótimo e o risotto de abobrinha, bárbaro! Tão bom que poderia ser até mesmo um prato principal sozinho.

Fiquei decepcionada com meu prato...

Mas, Claudio acertou em cheio! Por favor, se visitarem o Pequeno Bosque e fugirem do fondue, peçam o Carré de Cordeiro ao molho de Mirtilo (R$58). Além de lindo, esse prato é puro sabor. Carré extremamente macio e saboroso, ainda mais com o molho sem miséria de mirtilo e delicioso ravioli recheado com pinhão como acompanhamento. Muito bom mesmo.

Ponto positivo para o restaurante que sabe servir carré. Quem gosta da carne, sabe como é necessário terminar com ossinhos na mão, né? No Pequeno Bosque, juntamente com o prato, servem uma lavanda para perfumar as mãos, assim como no Bistrô Santa Marta, falado aqui.

Pulamos as cinco opções de sobremesas e nos despedimos do restaurante com menos 167 reais na carteira e seguimos rumo à Villa Francioni.

Apesar de não ter gostado do meu pedido de prato principal, quando retornar a São Joaquim, pretendo ir novamente ao restaurante Pequeno Bosque. Minha próxima visita será à noite para comer fondue e tomar vinho. Se de dia já foi uma delícia estar lá, imaginem que climinha aconchegante deve ser um jantar no Pequeno Bosque?

Para termos uma ideia... (Foto: Divulgação)

Ambiente: ♥♥♥♥♥
Atendimento: ♥♥♥♥♥
Preço: $$$$$
Sabor: ♥♥♥♥

Pequeno Bosque
Endereço: Rua Major Jacinto Gourlat, 212 - Centro. São Joaquim/SC.
Telefone: (49) 3233-3318
Horário de funcionamento: De segunda a sábado das 11:45h às 14h e das 18:30h às 24h.