segunda-feira, 29 de julho de 2013

Nada santa gula na Santa Figueira

Quando conhecemos o Vila Terceira, nosso objetivo era um almoço no restaurante Santa Figueira, no Ribeirão da Ilha, porém demos de cara com portas fechadas. Não deixamos a peteca cair e adiamos para março a nossa visita.

Fique atento, pois a fachada não é muito chamativa e nem precisa ser, pois o chamariz é mesmo a bela vista para o mar e o cardápio que o espera.

Fazia um lindo dia de sol e pretendíamos almoçar na área externa, uma sacada gostosa que dá a sensação de como se estivéssemos dentro do mar. Porém, esse parecia ser o objetivo de todos. Sentamo-nos em uma mesa da área interna e mencionamos que migraríamos quando vagasse uma mesa.





Pedimos cervejas e recebemos um couvert delicioso com fatias de pão com gostinho de caseiro, caponata de berinjela e sardela, duas coisas que amo. Tive que me cuidar para não comer tudo, pois estava tão bom.




Ficamos por ali jogando conversa fora, mas notei a atenção do atendente conosco. Em alguns lugares, os funcionários se "esquecem" da solicitação do cliente de mudar de local, mas, no Santa Figueira, não. Nem percebemos que havia vagado uma mesa aconchegante sob a figueira e fomos encaminhados até ela.




Nos interessamos por vários pratos, mas focamos nos pratos de polvo, já que não são encontrados em tantos restaurantes assim. Polvo Thay ou Polvo Laqueado (ambos R$110), eis a questão? Dessa vez, optamos pelo Thay e, na próxima, já sabemos qual será o pedido. 




O prato é diferente, nunca tínhamos visto polvo servido assim. Ele é inteiro empanado, com toque de curry. Sua apresentação é bem bacana. O chef Beto espetou palitos de madeira em formato de cavalos marinho para que a cabeça do molusco ficasse erguida, decorou com limões siciliano e muita salsinha. Afinal, comemos também pelos olhos.

O polvo acompanha arroz ao leite de coco, brócolis e alho, mas como estavam acabando alguns ingredientes, Beto acrescentou ervilhas e cenouras em nosso arroz. A carne estava muito macia mesmo, uma experiência agradável dentro da boca.





Ponto altíssimo para os molhos que recebemos. Como todo gordo adora molho, vocês devem conseguir imaginar como fiquei, né? Extasiada. Geleia de pimenta, um molho oriental feito com missô e uma compota de abacaxi com cravo, excelente. Hum...

E foi assim, que encerramos esse belo almoço. Total da conta: R$147,50 com quatro cervejas.




Não dá para reclamar.


Ambiente: ♥♥♥♥♥
Atendimento: ♥♥♥♥♥
Preço: $$$$$
Sabor: ♥♥♥♥♥


Endereço: Avenida Baldicero Filomeno, 6300 - Ribeirão da Ilha. Florianópolis/SC.
Telefone: (48) 3337-0598
Horário de funcionamento: De segunda a quinta das 17h às 24h. Sexta a domingo das 12h às 24h.
Aceita cartão: Sim
Estacionamento: Não

10 comentários:

  1. Estive uma vez nesse restaurante, mas não tive uma boa impressão, achei o preço muito elevado, sai dali e fui pro meu queridinho Porto do Contrato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monica
      Eu avaliei mesmo o restaurante como "$$$$$", porém, considerei que a experiência foi válida. Adoramos o almoço e a beleza da sacada do Santa Figueira. Atendimento muito bom também! :)

      Excluir
  2. Humm não conhecia este restaurante. Gostei muito do polvo e tb de saber que tem bom atendimento hehe. Muitas estrelinhas hehe. Beijoss Amanda Sasso

    ResponderExcluir
  3. Conheço o Santa Figueira e adoro! Comida deliciosa e atendimento de primeira!! Qualidade tem seu preço. Quer baratinho? Vai nos outros restaurantes, mas depois nâo reclama de sair "fedendo a fritura" e ser atendido de maneira grosseira, o que infelizmente é muito comum por aí...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Estivemos no Santa figueira hoje e comemos o polvo laqueado eh com molho de acerola, excelente. Quanto ao preço, não é caro pela qualidade. A carta de vinhos também é muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum, tenho vontade de experimentar esse polvo, parece bom mesmo :)

      Excluir
  6. só serve polvo nesse restaurante??? rsrsrs

    ResponderExcluir