quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Receita da semana: Filé de côngrio com risotto de queijo grana padano

Em setembro, estava sozinha em casa na hora do almoço e não pretendia sair para almoçar, muito menos preparar qualquer prato congelado pronto. Dei uma olhada no que tinha na cozinha e preparei um almoço delicioso para mim: Filé de Côngrio com risotto de queijo grana padano.




Se tem comida simples que agrada, essa comida se chama risotto. Fora isso, utilizei de dois ingredientes  que agradam o paladar dos amantes de gastronomia, côngrio e grana padano.

Ingredientes peixe (1 porção):
- 1 filé de côngrio
- 1 xícara de farinha de trigo
- Pimenta branca moída na hora
- Pimenta-do-reino
- Sal

Modo de preparo:
Em um prato raso misture os pós de pimenta e sal a gosto, juntamente com a farinha de trigo. Seque o filé com papel toalha e passe o peixe pela mistura até que fique completamente coberto de ambos os lados. Feito isso, é só esquentar uma frigideira com um fio de azeite de oliva e fritar o peixe. Esse processo é rápido e o peixe deve ser virado para que os dois lados fiquemcom a camada tostadinha.

Ingredientes risotto:
- 1 xícara de arroz arboreo
- 1 taça de vinho
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho
- 2 colheres de manteiga com sal
- 1 caldo de legumes
- 1 litro de água
- 100g de queijo grana padano picado
- 1 colher de sopa de creme de leite
- Sal
- Pimenta-do-reino

Modo de preparo:
Ferva a água com o caldo de legumes. Em outra panela, doure o alho e cebola na manteiga. Quando o alho estiver dourado e a cebola transparente, junte o arroz e misture bem. Acrescente o vinho branco e mexa até o líquido evaporar. Despeje o caldo aos poucos e continue sempre mexendo o arroz. Quando o arroz estiver quase al dente, acrescente o queijo grana padano e mexa bem. Finalize com creme de leite, pimenta e acerte o sal.




Sirva o prato com uma taça de vinho branco e pronto. Está aí uma refeição atraente, mas feita de forma simples, e saborosa.

Bom apetite!

2 comentários:

  1. Pri...fiquei com vontade... dotes culinários cada vez mais aflorado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que sou preguiçosa. Penso 10 vezes antes de entrar na cozinha, ahahaha.
      Bjs

      Excluir