segunda-feira, 30 de abril de 2012

Uma noite no Pitangueiras - Sambaqui

Semana passada fomos jantar em um restaurante que eu adoro e que ainda não tinha sido citado aqui no blog. Trata-se do Pitangueiras. Bastante conhecido pela população Florianopolitana, o Pitangueiras está localizado no bairro Sambaqui que tanto gosto.

Já visitei este restaurante inúmeras vezes, mas poucas foram as experiências noturnas. Não adianta, quando um lugar é bom, a clientela o procura faça chuva, faça sol, seja noite, seja dia.

O pequeno estacionamento estava lotado e alguns carros já estavam estacionados na rua. Fizemos o mesmo e demos poucas pisadas até chegar ao nosso destino.

A casa é composta por três ambientes: interno, externo e varanda descoberta. Ao ultrapassarmos a porta de entrada, já fomos recebidos com o sempre-bem-vindo cumprimento. A princípio optamos por sentar na última mesa à direita da varanda para aproveitar a liberdade que o Pitangueiras nos oferece. Ficamos pouco por ali, somente até concretizarmos o pedido da cerveja (R$7,00), porque um cheiro forte de esgoto nos incomodou.

Migramos para uma mesa ao centro. Recebemos a geladinha e o cardápio. Na verdade, eu já tinha em mente qual seria o nosso jantar, aguardei apenas para ver se o namorado iria concordar.

Contei aqui para vocês sobre o Festival Brasil Sabor, em que restaurantes oferecem pratos com 50% de desconto em dias específicos. O participante do Pitangueiras ainda não está no cardápio, pois foi lançado no evento e aguarda a avaliação dos clientes para tornar-se membro da casa ou não.

O prato é o Linguado gratinado com alho poró e funghi Porcini (Linguado gratinado em camadas com molho de alho poró e funghi Porcini, guarnecido com arroz e farofa - R$72), elaborado pelo Chef. José Luiz Lueneberg. A promoção é imperdível, pois essa maravilha sai por apenas 36 reais. Atenção: válida somente para quintas-feiras (almoço e jantar), até dia 03 de junho.

Além do linguado, pedimos uma porção de polenta frita (R$8,50) para incrementar.

Para quem não se agradou com o participante do festival ou não conseguirá prová-lo, algumas opções do restaurante são divinas. Pratos para 2 ou 3 pessoas como Delícia Sambaqui: camarões, ostras e lulas em anéis gratinados com molho de tomate, leite de coco e catupiry - acompanha arroz (R$84,20). Peixe à moda Pitangueira: postas de namorado gratinadas com molho de camarão, leite de coco, dendê e catupiry (R$81,20), e a Moqueca de siri mole (R$91), ou para duas pessoas o delicioso Salmão ao molho de manga, que chega à mesa acompanhado de batata na manteiga e saladinha (R$52,50).

Enquanto bebíamos nossa cerveja, o garçom muito atencioso e educado levou até nós um caderninho com todas as informações do Brasil Sabor 2012. Apesar de já possuir um e de saber como funciona, o deixei explicar para ver como se saía. Nota dez. Explicou tudo direitinho, apresentando também exemplos de outros restaurantes, além do Pitangueiras. Só fez com que gostássemos ainda mais do atendimento que recebemos naquela noite.

Mais uma cerveja, friozinho chegando e o nosso prato também. Lindo! Igualzinho à foto do anúncio, coisa semi-impossível de acontecer, principalmente com os hambúrgueres de fast- food.

Elogiamos o peixe incansavelmente. Bastante funghi, farofinha crocante, azeitonas, tomates cereja e muito queijo. Comemos muito e ainda sobrou.

Nos questionaram sobre o jantar e alertamos: Queremos comer essa delícia novamente! Tomara que entre para o cardápio.

Publiquei este post intencionalmente hoje, para deixar vocês com vontade e fazerem uma visitinha ao Pitangueiras, afinal hoje é dia dessa promoção.

No final da noite deixamos R$72,05 para o restaurante, preço do prato promocional, polenta e três cervejas.

Ambiente: ♥♥♥
Atendimento: ♥♥♥♥♥
Preço: $$$
Sabor: ♥♥♥♥♥

Endereço: Rod. Rafael da Rocha Pires, 2861 Sambaqui - Florianópolis/SC.
Telefone: (48) 3335 0398
Horário de funcionamento: De quarta a segunda-feira das 11:30 às 24:00
Estacioanamento: Sim
Aceita cartão: Sim
Emitiu nota fiscal: Não

1. Aiiii Pri!!!

Fiquei com vontade de comer isso!

Do Brasil Sabor, é um dos pratos que mais chama a minha atenção!

Quero ir lá provar, com certeza!

Beijos,

Aline

1. Por favor, faça isso por ti. Eu tô querendo voltar e comer de novo. MUITO bom!

2. Lara de Bruchard Costa17 de maio de 2012 às 10:53

Parece bem legal mesmo =)
    E é verdade, quase nunca a imagem corresponde ao real. Tem até um e-mail, desses repassados, que mostra a foto e a realidade, de várias comidas, hehe!

Eu não estou conseguindo ver algumas fotos. Pra mim, acessando o Google Chrome e o Internet Explorer... só consigo ver a imagem com o nome do restaurante, a da área interna, a das cadeiras (parece ser área externa) e a da polenta. O resto não abre. Até tentei abrir em outra janela, mas não rolou. Não sei se tá assim pra todo mundo.

Beijo!

1. Hhahah aham, "Expectativa - Realidade". Ali foi só alegria.

Lara, as fotos não estavam abrindo mesmo. Acho que agora estão ok. Vale a pena olhar essa delícia. Hum...

2. Lara de Bruchard Costa17 de maio de 2012 às 13:09

Que bom que foi só alegria! :)

Então, agora as fotos aparecem! Que delícia!

A única que continua não aparecendo é a foto abaixo das cadeiras de plástico.

Depois respondo seu e-mail, tá? Agora vou sair!
      Beijo!

3. Delícinha!! Nhami, fiquei com muita vontade agora, Pri! haha

1. Nhami, nhami. Eu também. Ainda bem que é hora do almoço!
      Bjs

4. Que delícia Pri. Adoro alho poró e funghi. Fiquei com muita vontade de provar tb.
    beijos

www.cafedasquatro.com

1. Uma combinação perfeita, né, Pati? Está recomendadíssimo.
      Beijão

5. Prezada Priscila,
    muito nos agradou sua materia e ficamos bastante contente de voce ter gostado de nosso prato e atendimento. Com relação ao cheiro forte de "esgoto", é referente a baixa da maré e como aqui nossa praia e lodosa, acaba deixando o cheiro desagradavel. Nosso r...estaurante conta com sistema de tratamento de esgoto e foça, sendo que semanalmente vem o caminhao para fazer a limpeza.
    Muito desde ja agradecemos e esperamos que volte sempre.
    Att
    Maria Cristina

1. Muito obrigada pelo feedback, Cristina. O Pitangueiras é, sem dúvidas, um dos melhores para frutos do mar da cidade!

6. Muito bom o jantar e a companhia! Beijos

1. O jantar às vezes varias, mas a companhia é sempre ótima. Beijoca

7. Tive uma experiência muito boa lá também, mas confesso que esperava um pouco mais do prato, em relação ao sabor. A quantidade, preço, atendimento, concordo 100% com vc.
    OBS: Adoro o blog!!

Beijos

1. É? Sabe se lá o que houve? Se é que houve... já que gosto é gosto, né? Na minha experiência o sabor explodia de tão bom. Que bom que deu tudo certo! Muito bom saber as opiniões dos leitores também.
      Obrigada
      Bjs, Pri

8. Pri, no sábado esqueci de comentar contigo que fui lá! Adorei o restaurante e o seu clima. Achei o prato gostoso, mas confesso que não amei, acho que estava com muita expectativa...Entretanto, voltaria lá com certeza para provar os outros pratos que só escuto coisas boas!