quinta-feira, 1 de março de 2012

Receita da semana: Risoto de frutos do mar

Domingo de Carnaval, a proposta era fazer um encontro com amigos, com comida, bebida e jogos, algo bem simples para descansarmos. Estávamos em nove pessoas. Meu namorado e o amigo Pegoraro pilotaram o fogão e prepararam um risoto maravilhoso de frutos do mar para todo o batalhão.








O modo de preparo é o mesmo que já foi publicada na receita de risoto de camarão. O que mudou foram os ingredientes, que variam conforme o número de pessoas. Estávamos em nove e sobrou muito, então repassarei os ingredientes para quatro, aí é só vocês aumentarem ou diminuírem a quantidade, ok?


Ingredientes:
Arroz arbório (1 xícara para cada duas pessoas)
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
Azeite de oliva
2 tomates picados
300g de camarão descascado
300g de anéis de lula
300g de salmão sem pele em pequenos pedaços
1 lata de creme de leite
1/2 xícara de parmesão ralado
1 limão
1 caldo de legumes
2 xícaras de vinho branco
Tempero verde
Sal
Pimenta branca


Modo de preparo:

Tempere o camarão, lula e salmão com sal, pimenta e limão. Reserve. Em uma panela ou chaleira, ferva o caldo de legumes em água. Em outra panela, refogue a cebola e o alho no azeite de oliva. Deixe fritar por um tempo e mexa bem. Acrescente o arroz e misture para pegar o gostinho da cebola e alho. Despeje 1 xícara de vinho branco e mexa bem. Acrescente a água fervida com caldo, aos poucos, para não deixar o arroz queimar. Continue no processo de acrescentar o caldo e mexer até o arroz ficar al dente. Acrescente os tomates picados. Coloque os peixe e misture bem. Quando começar a ficar rosado, acrescente a lula e o camarão, juntamente com outra xícara de vinho branco, mais sal e pimenta a gosto e misture. Mais caldo. Despeje o creme de leite (sem soro) e o queijo ralado e mexa bem. O processo de regar com o caldo ocorrerá até o prato ficar pronto.
Se quiser, acrescente tempero verde e deu.




Outra vez que eu e o namorado fizemos, mas sem creme de leite.



Bom apetite!



2 comentários: