terça-feira, 3 de setembro de 2013

Degustação de cervejas na Bierland



No mês de junho nos jogamos para passar um final de semana em Blumenau. Uma coisa que vem em minha mente diretamente ao pensar nessa cidade é cerveja, algo que eu amo de paixão. Depois de água natural, é minha bebida predileta, por mais que muitas vezes beba vinho em jantares com o namorado. Aliás, não algo que apenas eu amo de paixão. Vocês já devem ter percebido que Claudio quase nunca varia de bebida, né? Muitos leitores já brincaram comigo "ah, o seu namorado, aquele que sempre pede cerveja...", kkk.

Blumenau é cheia de cervejarias, que delícia. Nosso plano era fazer um tour cervejeiro, porém os horários das visitações eram semelhantes em todas as fábricas, por isso nossa ideia não se concretizou. A cervejaria mais próxima de onde estávamos era a Eisenbahn e vocês acreditam que acabamos não a conhecendo? Tudo bem, assim já temos motivos para retornar a Blumenau. (Retornamos à cidade e fomos à Eisenbahn.)

A primeira fábrica de cervejas que visitamos foi a Bierland. Inaugurada em agosto de 2003, a cervejaria escolheu seu nome pensando na própria cidade de Blumenau, considerada pelo brasileiros como a cidade da cerveja. Por isso o nome Bierland, terra da cerveja. Os trabalhos foram iniciados com a produção de 2 tipos de chopp, Pilsen e Amber, dois anos depois nasceram o chopp Weizenbier e estilo Bock, mesmo ano em que a Bierland participou pela primeira vez da Oktoberfest de Blumenau.

A partir de 2009 ampliaram a fabricação exclusiva de chopps para também produzir cervejas. Poucos anos depois, em 2011, Bierland já conquistou medalhas em concursos de avaliação de cervejas, como Australian Internatinal Beer Awards, Copa Cervezas de América e European Beer Star. Atualmente a Bierland oferece 10 tipos cervejas, 3 tipos de chopp e produz 1 coquetel composto de chopp + vinho.

Infelizmente não pudemos entrar dentro da fábrica, algo que eu queria muito, pois as visitas estavam suspensas. Mas, a Bierland possui uma área de degustação para os clientes criada em 2007. Na verdade, é um bar mesmo, com cardápio, atendentes e tudo mais, além de um enorme estacionamento.




Muitos parabéns ao atendente mega humorado, todo cheio de sotaque alemon. Querido, não me recordo do seu nome, mas você foi dez! Comentário geral na mesa.

Começamos nosso momento cervejeiro com a Bierland Pale Ale. Não seguimos uma ordem pré-estabelecida ou indicada. Escolhíamos de acordo com a nossa vontade, sem frescura.




Cerveja  de alta fermentação com boa presença de lúpulo, a Pale Ale da marca é saborosa, de cor caramelo, para mim, com sabor doce que remete à canela e aroma de framboesa. Adorei o cheirinho e fiquei pensando que um incenso de Pale Ale deve ser bom, rs.

A seguida foi favorita de três de nós quatro, sendo que estou incluída: Vienna, da família Larger. Cerveja gostosa, de cor avermelhada, também docinha, mas com amargor mais marcante que a Pale, por exemplo. Bebendo essa cerveja, sentimos vontade de pedir algo para beliscar. Adorei nosso pedido de salsichas alemãs com molho picante. As salsichinhas estavam deliciosas e a porção enorme!



Nesse tempo, passou pela mesa também um chopp de vinho muito gostoso.

Chegou a vez da cerveja de trigo que Claudio tanto ama. A Weizen da Bierland é dourada e turva como pede o figurino, mas um pouco mais líquida do que as cervejas de trigo que o namorado prefere. Eu gosto de weiss, mas não é meu tipo de cerveja favorita, porque considero o gosto de banana muito acentuado. Há quem não concorde comigo, mas, sempre sinto gostinho dessa fruta.




O paladar ficou ainda mais dendo com a Imperial Stout, cerveja densa, com amargor acentuado, sendo a cerveja com maior teor alcoólico (8%) que provamos aqui. O sabor me remeteu ao café torrado, mas com aroma adocicado.




Nosso próximo pedido seria a cerveja top de linha, Strong Golden Ale, mas estava em falta há mais de meses. De uma cerveja robusta, voltamos a cervejas mais leves. Próxima parada, Blumenau. Não poderíamos deixar de provar essa, né? Uma cerveja que não é filtrada, com lúpulo em flor e baixo teor alcoólico. Na aparência apresenta uma cor que varia entre Weizen e Pale Ale. Uma cerveja bem leve e fácil, tranquilíssima para dia a dia.

Para finalizar, a mais popular, Pilsen.





Lá pelas tantas já estávamos andando de um pé só. Pagamos a conta de 100 reais, achando o preço honesto e... Não, não paramos por aqui. Seguimos rumo a outra fábrica de cervejas.




Ambiente: ♥♥♥♥
Atendimento: ♥♥♥♥♥
Preço: $$
Sabor: ♥♥♥♥


Endereço: Rua Gustavo Zimermann, 5381 - Itoupava Central. Blumenau/SC.
Telefone: (47) 3323-6588
Horário de funcionamento: Terça a sexta das 16:30 às 24h. Sábados das 10h às 24.

4 comentários:

  1. Pri, que massa! Legal essa degustação de cerveja! Coloquei no roteiro dos passeios que quero fazer!

    Deu R$ 100,00 por pessoa?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nãooo, ao todo! 50 reais por casal.
      Isso, vai mesmo. Vão curtir.
      Beijoca

      Excluir
  2. Senti falta dos preços das cervejas e do petisco..

    ResponderExcluir
  3. É que eu não sei mesmo. Fui bebendo, bebendo... Sorte que lembrei meu nome, hahahaha.

    ResponderExcluir