sexta-feira, 24 de maio de 2013

Novo menu Restaurante Bate Ponto

Diz o velho ditado: "Se Maomé não vai até a montanha, a montanha vai até Maomé".

Quando um dos maiores prazeres da vida é obtido através da comida e o programa favorito é ir em busca de sabores e depois escrever ao seu respeito, pessoas chegam para contar causos ocorridos em bares, falar sobre receitas interessantes e, principalmente, indicar restaurantes para serem conhecidos. Inúmeras foram as sugestões para eu conhecer os maravilhosos pratos de pescados preparados pelo chef Narbal Correa, mas por falta organização e até mesmo pela distância que nos cruzava, adiei a visita, mas sempre mantendo o desejo.

Nesta semana, recebi um convite lindo em casa que me fez dar pulinhos de alegria: Degustação do novo cardápio do restaurante Bate Ponto assinado sabe por quem? Sim, o chef Narbal. Lembrando que o Bate Ponto está localizado no meu bairro preferido da cidade, Santo Antônio de Lisboa. Irrecusável, eu diria.




Deixamos o carro no estacionamento do restaurante, que oferece aos seus clientes o serviço de vallet. Ao adentrar no salão, suspiros pela decoração clean, romântica e chique.

Mal sentamos e garçons vieram à mesa oferecer bebidas. Escolhi apreciar o jantar com um vinho branco chileno delicioso, com uvas Sauvignon Blanc, da De Martino. Claudio também optou por beber vinho, mas um tinto da mesma vinícola, com uvas Cabernet Sauvignon.




Sem demora, começamos a receber as entradas. Como seriam produções de Narbal Correa, já esperávamos por inovações, mesmo sendo o menu confeccionado no viés da cozinha terroir, utilizando apenas ingredientes da região, exceto o bacalhau.

Não deu outra. Carpaccio de tainha! Quer ingrediente mais florianopolitano que esse? Desconheço. Mesmo sendo o peixe da cidade, dificilmente encontramos variações de seu preparo que geralmente não vão muito além de frita, recheada e escalada.

Tiras finas de tainha crua, azeite de oliva, mix de pimentas e flor de sal.




Outro fruto do mar que não poderia ficar de fora dessa noite de apresentação do novo menu é a ostra. Duas ostras surpreendentes: ceviche de ostra com caviar de tapioca e julienne de legumes e ostra Paul Bocuse.




Não aprecio ostra crua, então passei a primeira, mesmo assim me encantei com a criação. A ostra Paul Bocuse era gratinada com manteiga de ervas e farofa de pão, uma das melhores que já comi. A farofinha de pão brincou na minha boca e fez com que eu quisesse mais e mais. Não deixem de prová-la.

Olhávamos para o lado e quando nossos olhos voltavam para a frente, encontrávamos taças cheias. Essa noite foi exemplar em todos os quesitos. Para aquecer ainda mais nossos corações, caldinho de garoupa.




Petiscos dos mais pedidos entre a clientela: pastel e bolinho. Pastelzinho clássico, com muito recheio de berbigão.




Apesar do singelo nome "bolinho", o sabor do que nos foi apresentado foi uma novidade para nós: bolinho de garoupa. Boa pedida para uma entrada ou petiscar, ainda mais com gotinhas de limão siciliano.

Lembro-me que em um almoço no Rancho Açoriano, o pai do Claudio comentava com amigos sobre a parte saborosa que eram as patinhas de camarão e que, apesar de ser gostosa, era descartada pela maioria das pessoas. O chef Narbal Correa concorda com meu sogro e mostrou sua ousadia servindo aos convidados especiais patinhas de camarão com alho. Pode soar estranho para muitos, mas esse aperitivo estava demais, super saboroso e crocante. 




No mesmo prato, mini polvo crocante com azeite de ervas e batata ao murro. Polvo e batatas ao murro é uma combinação certeira. Uma pequena amostra que nos despertou o desejo de conhecer o prato real, completo.




Agora, o nosso favorito da noite. Claudio e eu concordamos que nada estava ruim, mas o escondidinho de lagosta ficou coladinho em nosso afeto. Pedaços de lagosta sem miséria e massa leve e gratinada - sem contar o aroma. Hum...




Entre um vinho e outro, le grand finale: Arroz de ovas com garoupa e camarão grelhado com creme de aipim trufado. 




Que delícia!

E foi assim que encerramos essa maravilhosa noite. Chef Narbal dando nova cara ao restaurante Bate Ponto, que agora consta com um cardápio mais sofisticado utilizando ingredientes puramente manezinhos. Fica aí um convite para quem se sentir tocado por essas artes em forma de comida.


Restaurante Bate Ponto
Endereço: R. Gilson d Costa Xavier, 51 - Sambaqui. Florianópolis/SC.
Telefone: (48) 3235-2121
Horário de funcionamento: De terça a quinta das 12h às 23:30h. Sexta e sábado das 12h às 24h. Domingo: das 12h às 17:30.
Estacionamento: Vallet
Aceita cartão: Sim

9 comentários:

  1. Nossa. Salivei aqui lendo seu post. Muito Bom.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Tá, para tudo!

    O que é isso!!

    Babei por cada prato... por cada descrição!!

    Super dica para o dia dos namorados!!!

    O post ficou ótimo!

    Parabéns!

    E me diz, o ceviche de tainha, aprovado?

    Beijos,

    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, né? Verdade, super dica.
      Obrigada!

      Sim, aprovada!
      Beijos

      Excluir
  3. Acabei de almoçar e já fiquei com vontade de me alimentar de novo! hhahaha. Qtas delícias...fiquei doida por estas ostras, amo as in natura :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que irias gostar, então, porque estavam lindas! Eu ainda não consigo comer ostras cruas. Tenho más lembranças...
      Beijocas

      Excluir
  4. Eu também sempre retiro as patinhas dos camarões, rsrs! Fica a dica!

    Observação: vocês não comeram sobremesa dessa vez =O! Hahaha

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica a dica mesmo. É super bom!
      Não, sem sobremesa, hahaha.

      Beijão

      Excluir
  5. Adorei!!!

    Gostaria de saber quanto, em média, eu gastaria em uma janta assim para duas pessoas??? Ah, sem o vinho... trocamos pelo suco de laranja! hehehehe

    Parabéns pelo blog, tô vasculhando tudinho!!!

    ResponderExcluir